Luiz Carlos e Marco Regis valorizam federalização da educação física

Publicado em 29/06/2012 e atualizado em 29/06/2012 - educacao - Da Redação

A federalização do Curso de Educação Física foi um marco na história da educação em Muzambinho. Antes administrado pela Fundação Educacional Muzambinho e passando por dificuldades, foi incorporado pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, fato que possibilitou uma série de melhorias. Principalmente, a manutenção o curso, além de amplas melhorias na estrutura.
Durante entrevista com o diretor geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, o médico e ex-prefeito Marco Regis abordou o tema destacando a importância da ação.

Marco Regis participou da entrevista por telefone parabenizando o Prof. Luiz Carlos pela sua ação como diretor do Campus Muzambinho. Aproveitou para citar fatos históricos como a criação da então Escola Agrotécnica Federal, considerando uma grande conquista para Muzambinho. Em seguida, lembrou a federalização da Escola Superior de Educação Física, que estava “à beira do fechamento”. Para ele, situação não significou incompetência do Prof. Willian Peres Lemos, mas pela concorrência devido à abertura de muitos cursos de educação física na região. Além disso, todas as outras escolas faziam parte de universidades, inclusive em Guaxupé. Já Muzambinho era uma escola isolada e não mais suportava competir com tantas escolas de educação física na região.
Marco Regis valorizou a ação do então Presidente Lula, que aumentou o potencial dos Institutos Federais. Também o trabalho desenvolvido pelo Prof. Rômulo Bernardes, quando atuou como primeiro Reitor do Instituto, que depois de muita luta viabilizou a federalização da escola muzambinhense. A liderança argumentou que “sem vontade política nada vai prá frente”.

O diretor Prof. Luiz Carlos destacou Marco Regis como um parceiro, valorizando a sua vontade política. Também reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Prof. Willian Peres Lemos, revelando que o mesmo também lutou pela federalização. Informou que o então Reitor Rômulo Bernardes foi a pessoa que viabilizou os recursos de R$ 1.800.000,00 em Brasília/DF, valor utilizado para acertar todos os processos de dívida da instituição. Bem como destacou o empenho do prefeito Sérgio Esquilo e outras pessoas. Assim, hoje observa a escola de educação física com grande responsabilidade devido ao seu passado glorioso. Diante disso, investimentos foram feitos pelo Instituto e continuam sendo feitos em melhorias significativas. O campo de futebol e pista de atletismo, por exemplo, já passaram por reformas e serão iluminados. A quadra de esportes receberá um novo padrão.Já foram construídos dois laboratórios, sendo de anatomia e do centro histórico da educação física em Muzambinho. “Vamos manter vivo todo um passado desta instituição”, falou o diretor.
Atualmente, em torno de 360 alunos fazem os cursos de licenciatura e bacharelado em educação física em dois turnos. Além disso, a comunidade está sendo levada a participar do espaço. São mais de 500 pessoas atendidas em diversas atividades como ginástica, piscina aquecida, academia e outras. Também é estimulada a educação física na rua.