Números do IDEB foram positivos para escolas de Muzambinho

Publicado em 19/07/2010 - educacao -

Escolas estaduais e municipais de Muzambinho apresentaram sensível melhoria na qualidade da educação, conforme números apurados pelo IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
O IDEB foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede apresente crescimento é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de 0 a 10. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6,0 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. Confira os números nas escolas de Muzambinho:

Resultados das Provas de 2009 - 5ª Ano – Média Brasil = 4,6
- Escola Municipal Bom Retiro.......................................6,4
- Escola Municipal Frei Florentino.................................6,4
- Escola Municipal Povoado do Moçambo......................5,7
- Escola Estadual Cesário Coimbra..................................6,2
- Escola Estadual Cel. José Martins.................................5,0

Resultados das Provas de 2009 - 9ª Ano – Média Brasil = 4,0
- EE Cesário Coimbra.....................................................4,5
- EE Salatiel de Almeida..................................................4,4

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO AVALIA RESULTADOS - Falando à nossa reportagem nesta semana, a Secretária Municipal de Educação em Muzambinho, Profa. Marli Aparecida Dias Salomão (foto), fez uma avaliação muito positiva dos números alcançados. Revelou que o resultado já era esperado diante do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo do processo de aperfeiçoamento e capacitação em busca de melhorias. “Quando buscamos a qualidade do profissional sabemos que esta qualidade vai resultar na aprendizagem do aluno”, disse.
A secretária aproveitou para parabenizar todas as escolas do município (estaduais e municipais). Mas exaltou principalmente os resultados alcançados pelas escolas municipais. Vale lembrar que em 2007 a escola Frei Florentino apresentava IDEB de 3,9 e agora alcançou o índice de 6,4. Também houve avanço nas escolas municipais rurais.
Marli Salomão garantiu que o objetivo é melhorar ainda mais através de um trabalho conjunto. É desenvolvida uma avaliação familiar, pois a família é considerada fundamental. “A escola é a continuação do ambiente familiar”, disse. Portanto, é toda uma comunidade na busca da melhoria da educação. O trabalho é considerado de vanguarda, vislumbrando o futuro. Além disso, existe a consciência de que Muzambinho é uma cidade de elevado nível cultural. Assim, não é possível deixar esta qualidade cair.
A secretaria confirmou que o trabalho continua de forma efetiva. No mês de agosto esta previsto um novo curso de gestão direcionado aos profissionais da educação e também da área administrativa (saúde, meio ambiente e outras áreas).  A educação local busca parcerias e convênios visando a qualidade.

COMPETÊNCIA E RESPONSABILIDADE - A Profa. Ana Mara destacou que os bons resultados na educação municipal de Muzambinho são obtidos através da dedicação das diretoras e professores, além das parcerias firmadas. Principalmente, levando a comunidade para dentro da escola proporcionando a participação dos pais dos alunos.
Ana Mara falou com orgulho do crescimento das escolas muzambinhenses no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, entre os anos de 2007 e 2009. Novamente, destacou o profissionalismo, dedicação e responsabilidade dos servidores envolvidos. A Escola Frei Florentino obteve o melhor resultado, subindo de 3,9 para 6,4. Mas todas as escolas apresentaram melhorias no índice.
A educadora salientou que os números comprovam a melhoria na qualidade de ensino. Revelou que professoras da educação infantil modificaram a linha de trabalho e passaram a desenvolver grandes projetos. Ainda com relação à escola Frei Florentino e com base no PROALFA, o objetivo a ser perseguido foi melhorar alcançar uma nova meta proposta para o IDEB. Não só foi possível conseguir atingir a meta, mas também superar o índice proposto. “O mérito é de toda  equipe, mas principalmente das professoras dentro da sala de aula”, falou.
Ana Mara também destacou o investimento feito na capacitação dos professores como causa do sucesso. Durante o ano passado, por exemplo, foram realizados quatro cursos ministrados por Lúcia Felipe e Paula Josefina. Depois, foram dois cursos de alfabetização pelo UNIFEG; outro curso sobre gramática e ortografia. Os professores também participaram de congressos e simpósios, buscam informações sobre as novas legislações e programas do governo. Através da parceria com o Instituto Federal será ministrado um curso sobre Gestão Pública na Escola Frei Florentino. As professoras buscam a pós graduação em educação infantil. Por fim, existe parceria com a Secretaria Municipal de Saúde através de palestras sobre drogas e alcoolismo para os alunos, pais e professoras. Todas as parcerias possíveis são buscadas visando melhorias para todos os envolvidos no processo educacional.
Ana Mara destacou e agradeceu o apoio de todos os secretários municipais da administração de Muzambinho em prol da educação. Valorizou ainda o apoio da imprensa, através deste semanário.

TRABALHO RECONHECIDO - O vereador Márcio Dias (PT) parabenizou a direção, professoras e servidoras da Escola Frei Florentino. Como professor, afirmou que a educação é a “menina dos olhos” no seu trabalho diário. Desta forma, ficou muito feliz com o resultado alcançado por todas as escolas municipais de Muzambinho. Valorizou a participação de todos os profissionais envolvidos como direção, professores, servidores, alunos e pais de alunos.
Márcio Dias afirmou que as ações de modificação na educação de Muzambinho tiveram início há 20 anos. Para ele, começou com o Secretário José Sales, no primeiro governo de Marco Regis. Depois, houve um complemento do trabalho reiniciado pelos demais secretários e prefeitos. O processo é longo e vem sendo transformado nos últimos 20 anos. No final, o governo federal do presidente Lula contribuiu para a questão familiar, fazendo que as pessoas da zona rural tenham condições para produzir e permanecer no seu meio. Com isso, contribuindo diretamente com os processos educacional e cultural dentro da comunidade.