Panorama da educação de Muzambinho

Publicado em 05/08/2018 - educacao - Da Redação

Panorama da educação de Muzambinho

A educação municipal de Muzambinho já cumpriu o seu primeiro semestre letivo. A Secretária Simone Martins prestou importantes esclarecimentos sobre os trabalhos realizados e expectativa de novas ações até o final do ano. A volta às aulas no município acontece nesta segunda-feira, 06 de agosto.

ESCOLAS RURAIS

São escolas que atendem a zona rural de Muzambinho: Bom Retiro, Barra Bonita e Moçambo e entorno. A partir do ano passado, a atual administração municipal promoveu algumas pequenas reformas. A Escola do Bom Retiro passou por pequenos ajustes, com pedido de construção de quadra. A prefeitura está empenhando sua equipe para uma troca de telhado na Escola da Barra Bonita. Alguns mobiliários e eletrodomésticos também já foram substituídos por novos.

Algumas escolas necessitam de uma reforma mais ampla, como é o caso, por exemplo, da Escola do Distrito do Moçambo. O prédio é antigo, da antiga ferrovia, considerado patrimônio histórico. 

Simone ressalta que há um empenho muito grande por parte da comunidade rural. Além disso, a mesma educação ofertada nas escolas da zona urbana, também é ofertada nas escolas rurais. O Sistema Positivo é integrado e igualitário. O professor ainda tem a possibilidade de explorar todo o ambiente urbano ou rural.

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Neste ano, a rede municipal aplicou a Olimpíada Canguru de Matemática, abrangendo os alunos do 4º e 5º anos. Foram mais de 20 medalhas conquistadas pelas escolas do município, com destaque para a Escola da Barra Bonita, inclusive com medalhas de ouro. Portanto, um trabalho excelente da escola e da própria comunidade.

SERVIÇO MANTIDO

Conforme informações da própria secretária, o governo estadual já deixou de repassar aproximadamente R$ 650 mil para o transporte escolar municipal em Muzambinho. “A administração municipal está fazendo milagre”, disse. Também é registrada uma queda no repasse do FUNDEB, mas a prefeitura vem mantendo em dia os salários dos servidores da educação. Também não faltou merenda escolar e transporte para o setor. Apesar do cenário obscuro, inclusive com eleições, a expectativa é que os serviços sejam mantidos até o final do ano.

SALÁRIOS DOS PROFESSORES

A secretária reconhece que o piso salarial municipal não é o ideal, precisando de melhorias. Até porque a educação é uma constante, vivenciando cada conquista alcançada. O Plano de Carreira foi aprovado no governo anterior do prefeito Sérgio Esquilo. Mas toda lei acaba retrocedendo e precisar ser novamente elaborada. Neste ano, será montada uma equipe de trabalho para uma nova avaliação de desempenho. Já no próximo ano, uma equipe estará trabalhando na revisão do Plano de Carreira. O impacto financeiro é a médio e longo prazo. Por fim, garante que o prefeito sempre valorizou a classe dos professores, mas administração está amarrada numa crise financeira que dificulta as ações. A secretária acredita que, na visão geral, os professores estão satisfeitos. Ao mesmo tempo, a gestão vem buscando as melhorias possíveis e desejadas.

CONTRATAÇÃO

Recentemente, a administração municipal promoveu um processo seletivo simplificado. Para a secretária, é uma conquista muito importante do atual governo. A lei foi aprovada no início de fevereiro, sendo que todo o processo foi executado pela secretaria de educação, que trabalhou arduamente e brilhantemente no primeiro semestre, desde a elaboração do edital, até a aplicação das provas. O processo não era obrigatório, mas foi seguido buscando transparência e assegurar o direito de todos. Este processo seletivo possibilitará que a partir do próximo ano, todos os CEMEIS contarão com professores e auxiliares.

APRENDE BRASIL

Simone Martins destacou o sucesso do Aprende Brasil, sistema adotado pela atual administração. Também valorizou o esforço dos professores diante desta nova metodologia. A apostila é uma ferramenta que integra a melhoria do ensino em todo o município. Neste ano, já foi desenvolvida a formação da metodologia, formação para gestores, projeto com a educação infantil e outras ações voltadas para a formação do professor. “Quem vai realmente fazer a diferença na educação é um professor bem formado”, disse.

Para o segundo semestre, a secretaria prevê a continuidade desses projetos de estudo. É preciso ainda elaborar o currículo municipal, seguindo a base nacional. Também está em negociação com a Secretaria de Cultura e setor de Patrimônio a realização da Feira Muzambinhense do Livro, já no mês de agosto.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Esta escola foi criada na gestão anterior do prefeito Sérgio Esquilo, passando a funcionar na antiga sede da cooperativa e agora na antiga escola Coronel José Martins, no bairro Alto do Anjo. O crescimento foi significativo (com quase 600 crianças no momento) e a sua ampliação futura ainda é possível devido a uma área disponível na parte baixa. Até mesmo pensando numa educação integral. Segundo a secretária, a necessidade de ampliação também atinge as escolas Francisca Bianchi e Frei Florentino. Até o momento, o município está conseguindo atender 100% das vagas necessárias.

CRECHE NO JARDIM DOS IMIGRANTES

A obra é cercada por impasses e polêmicas nos últimos anos e há duas gestões municipais. Simone Martins esclarece que o Executivo tem se empenhado para a conclusão da creche. A secretária elogiou a estrutura e amplo espaço do local, destacando a importância da nova creche. A confiança é que a obra seja concluída ainda no segundo semestre deste ano.