Publicado em 01/09/2014 - educacao - Da Redação
Alunas se dividiram em grupos, pesquisaram a variedade de raças e traduziram tudo numa mostra histórico-cultural
A exposição foi composta por oito grupos, sendo que cada um manifestou-se de uma maneira: o 1º tratou sobre a musicalidade (expôs instrumentos, músicas regionais, originárias dos negros, nordestinos e índios); o 2º lidou com artesanato (mostrou objetos feitos por artesãos de diferentes partes do País); o 3º grupo trabalhou com a religiosidade (foram colocadas imagens e formas relativas às religiões adotadas no Brasil); o 4º evidenciou os vestuários (roupas das mais distintas regiões, usadas 
pelos brasileiros); o 5º mostrou a Literatura (alunas destacaram livros diferentes, tendo dado prioridade às diferentes raças); o 6º grupo destacou a identidade, em geral (alunas buscaram a miscigenação racial, quando abordaram os direitos humanos dos países); o 7º falou sobre a variação linguística (usaram recursos audiovisuais para mostrar as músicas divulgadas pelo País); e o 8º grupo tratou da alimentação (foram produzidos vários pratos, típicos de regiões brasileiras); contos (foram feitos fantoches, jograis, árvore itinerante e outros meios para mostrar que cada pessoa é de um jeito, mas todas devem ter os mesmos direitos).
Muito dedicada, a comunidade acadêmica da Pedagogia Unifeg ressaltou a importância da iniciativa em questão: “Nosso objetivo é trabalhar, dentro da Literatura, questões como as diversas raças. Há um tempo atrás, as crianças só tinham histórias com personagens da raça branca. Então, as crianças negras, as indígenas e outras, praticamente não se identificavam nas histórias. Mas hoje, graças a Deus, as histórias mostram que independente da cor, todas elas podem ser princesas, heróis e outros personagens”, disse a aluna Raquel Gurgel Fernandes. : “Nosso trabalho é sobre a diversidade religiosa, sendo que o objetivo é 
mostrar que o Brasil é rico em religião e que todos nós precisamos respeitar a todas elas”, complementou Edna Tavares da Silva.
Responsável pela disciplina Didáticas, dentro da graduação de Pedagogia/Unifeg, a professora Nilza Franchi comentou: “No primeiro semestre, desenvolvemos toda a parte teórica, quando fizemos um levantamento bibliográfico sobre as várias etnias e, depois, montamos um projeto acadêmico. As alunas tiveram a oportunidade de buscar leituras a respeito do tema, a fim de montar uma fundamentação teórica, pois não queríamos uma coisa só com aparência, mas que buscasse a fundo as raízes das raças, a questão dos direitos, a legislação das diversidades e outros temas. Agora, já no segundo semestre, realizamos este momento, que é da confecção do material, propriamente dito”disse ela, cujas palavras foram endossadas pela coordenadora da Pedagogia/Unifeg, professora Marilda Rabelo Ribeiro do Valle: “É uma apresentação de projeto interdisciplinar, pelo quinto ano, encerrando a parte de Didáticas, que compõe o curso. Como a interdisciplinaridade é uma proposta do governo e nós a trabalhamos em nosso curso, então apresentamos a parte prática da teoria. A professora Nilza, da área de Didática, tomou à frente do projeto e construiu toda esta parte artística”, finalizou a docente.


Fonte: Carlos Alberto / Jornal JOGO SÉRIO / Guaxupé