Poços de Caldas sedia seminário regional de educação inclusiva

Publicado em 29/06/2011 - educacao - Assessoria de Comunicação

Teve início na noite da segunda-feira (27), o V Seminário de Formação de Gestores e Educadores sobre o Programa de Educação Inclusiva - Direito à Diversidade, no Hotel Fazenda Poços de Caldas. O evento vai até 1º de julho.
O seminário conta com a participação de 250 gestores municipais e escolares de 52 municípios da região que integram o programa, além de Poços de Caldas, e é uma realização da Prefeitura, em parceria com o Ministério da Educação. Os educadores participarão, até a próxima sexta-feira, de palestras e debates sobre os vários aspectos da inclusão de alunos portadores de necessidades especiais no ensino regular.
Durante a solenidade de abertura, o município de Poços de Caldas foi citado como referência em educação inclusiva, pelas ações que desenvolve, como a disponibilização de cuidadores em escolas e creches municipais e a implantação do Centro de Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET). Todo esforço em infraestrutura, equipamentos e material é inútil se a comunidade escolar não estiver preparada para efetivar a transformação do sistema educacional tendo como princípio, sempre, a garantia do direito de acesso à educação de qualidade aos alunos com necessidades especiais nas escolas regulares. Daí a importância de seminários como este, que tratam de todas as formas de inclusão, sem preconceitos, de maneira técnica, profissional e, ao mesmo tempo, com a sensibilidade fundamental ao processo educacional, destacou o prefeito Paulo César Silva.
Já a secretária de Educação, Maria Helena Braga, ressaltou a importância das políticas públicas de inclusão. Falar em educação inclusiva é um dos temas mais difíceis aos profissionais da educação. Os alunos, tanto os deficientes como os dotados, têm direito de estar na escola regular e, para isso, precisamos de gestores que tenham essa sensibilidade, afirmou.

A programação teve início com a palestra da professora Maria Dolores Fortes Alves, que é doutora e mestre em Educação pela PUC/SP; Mestre em Psicopedagogia; Pós-Graduada em Distúrbios da Aprendizagem pela UBA (Universidade de Buenos Aires); Especialista em Educação em Valores Humanos; Pedagoga pela UNISA; Pesquisadora RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes) e, ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade) e autora de diversos artigos e livros.
Na quarta-feira (29), o evento terá as palestras Gestão Escolar da Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, e O Educador e sua Atuação na Inclusão.

Homenagem
O prefeito Paulo César Silva foi homenageado por familiares de alunos atendidos pelo programa de educação inclusiva da rede municipal. Participaram da homenagem, Cláudio Cássio Brigagão e sua esposa Elaine, pais do aluno Pablo Augusto, do Centro de Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) e também Gilberto Costa Mendes, sua esposa Elza e a aluna Bianca, cadeirante que conta com cuidador como facilitador do processo de aprendizagem em escola regular.
A vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip), Ana Paula Tranche, destacou todo o esforço do poder público municipal na implantação de políticas públicas de inclusão.
Em Poços de Caldas, a educação especial tem total apoio da administração municipal. Essa homenagem é uma manifestação dos pais e da equipe da Secretaria de Educação, com representantes da educação especial público-alvo deficiência e público-alvo talentos, explicou a coordenadora do Programa de Educação Especial da Secretaria de Educação, Etiene Carvalho Guedes.

Municípios
Participam do seminário, representantes da área de Educação dos seguintes municípios: Alfenas, Alterosa, Andradas, Arceburgo, Areado, Bandeira do Sul, Bom Repouso, Borda da Mata, Botelhos, Bueno Brandão, Cabo Verde, Cachoeira de Minas, Caldas, Cambuí, Campestre, Conceição dos Ouros, Congonhal, Divisa Nova, Espírito Santo do Dourado, Estiva, Extrema, Guaranésia, Guaxupé, Ibitiúra de Minas, Inconfidentes, Ipuiúna, Jacuí, Jacutinga, Juruaia, Machado, Monte Belo, Monte Sião, Munhoz, Muzambinho, Ouro Fino, Paraguaçu, Poços Fundo, Pouso Alegre, São Gonçalo do Sapucaí, São João da Mata, São Pedro da União, São Sebastião da Vargem Alegre, Senador Amaral, Senador José Bento, Serrania, Silvianópolis, Tocos do Mogi, Toledo e Três Pontas.