Publicado em 10/12/2012 - educacao - Da Redação
Reitor Sérgio Pedini representou a Rede Federal em cerimônia realizada em Brasília
A implantação desses câmpus integra o conjunto de ações previstas pelo Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em pleno funcionamento, cada unidade terá capacidade de ofertar cerca de 1,2 mil vagas. Para Pedini, “foi uma honra representar todos os reitores e diretores com a
presidenta na solenidade de inauguração dos novos câmpus da Rede Federal”.
“O mérito não é meu, mas da Rede Federal que, no nosso caso, é formada pelo Câmpus Muzambinho, Câmpus Machado, Câmpus Inconfidentes, Câmpus Poços de Caldas, Câmpus Pouso Alegre e o agora inaugurado Câmpus Passos. Além de todos os seus trabalhadores e alunos! Sem esquecer do MEC e sua equipe. Tenho muito orgulho em fazer parte dessa Rede, que oferta ensino público, gratuito e de qualidade há mais de 100 anos”, declarou.
Na comitiva que se encontrou com a presidenta, também estavam o diretor-geral do Câmpus Passos, Juvêncio Geraldo de Moura, e o diretor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa.
Em seu pronunciamento, a presidenta destacou a educação como “um patrimônio que o Brasil deve assegurar para todos os seus filhos”, explorando as áreas avançadas, mas sem desviar das áreas básicas. Ao defender que “não há ciência sem tecnologia e nem inovação sem educação de qualidade”, Dilma enfatizou o papel das instituições da Rede na educação brasileira. “A interiorização é uma revolução do conhecimento”, disse.
Também no evento, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reiterou que a educação “é o topo das prioridades deste governo” e afirmou que, com a inauguração das 35 novas unidades da Rede Federal, “o Brasil avança ainda mais na educação profissional”. Mercadante anunciou ainda acordo entre o Ministério da Educação e os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; das Comunicações; da Justiça e da Previdência Social para atuação integrada no âmbito do Pronatec.
Laboratório de Café
Após o ato de inauguração dos câmpus, a presidenta, o ministro da Educação, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, visitaram o caminhão e-Tec do IFSULDEMINAS, onde está instalado o Laboratório Móvel de Café. Os servidores Eduardo Vilas Boas (Câmpus Inconfidentes), Francisco Bianchini (Câmpus Machado) e Leandro Carlos Paiva (Câmpus Machado) puderam mostrar como funciona uma análise física e sensorial de café, além de suas diversas formas de preparo. Dilma também provou o café campeão do IX Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais e recebeu das mãos do reitor um kit com xícara e Café D‘Agrotécnica.
De acordo com o professor Leandro Paiva, a presidenta elogiou o trabalho do IFSULDEMINAS e a participação da instituição no Enai. Para o professor, esse reconhecimento de Dilma tem um grande significado para todos os servidores, pois coroa o esforço e dedicação do grupo.
Ampliação do Pronatec
Com a meta de oferecer cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC) a 8 milhões de estudantes e trabalhadores até 2014, para 2013 o Pronatec oferecerá 2.290.221 vagas em 724.539 cursos técnicos e 1.565.682 vagas em cursos FIC.
Desde 2011, quando foi criado, o programa atendeu mais de 2,5 milhões de brasileiros. Nesse sentido, os institutos federais de educação, ciência e tecnologia foram o grande destaque na oferta de cursos técnicos, com 252.716 matrículas, superando a meta 151.560 vagas. Ao todo, o programa registrou 788.979 em cursos técnicos e 1.732.439 em cursos FIC. No IFSULDEMINAS, cerca de 1.400 alunos estão atualmente matriculados.
Entre os objetivos do Pronatec para 2013 está ainda a ampliação do número de bolsas-formação para estudantes egressos do ensino médio público e para cursos técnicos integrados à educação de jovens e adultos. Para isso, será editada medida provisória.
Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações do Conif e MEC