Primeiro carro de Guaxupé é apresentado por alunos do UNIFEG

Publicado em 09/11/2015 e atualizado em 09/11/2015 - educacao - Da Redação

Primeiro carro de Guaxupé é apresentado por alunos do UNIFEG

Na noite de 06 de novembro, foi apresentado oficialmente o projeto Baja Unifeg. O projeto teve início em 2013 através da parceria entre a Reitoria do UNIFEG com os alunos do curso de Engenharia de Produção e Qualidade. Após quase três anos de muito estudo e esforço de toda equipe, os alunos envolvidos venceram o grande desafio e fizeram a apresentação do carro, sendo que o momento foi prestigiado pelos demais alunos, professores, Reitor e Pró-Reitores, prefeito e autoridades. A equipe Baja UNIFEG é composta pelos alunos Raissa Sales, Wellington Gouveia, Nayra Cintra, Felipe Fidelis, Dairê Dias, Anderson Rodrigues, Francisco Chagas Júnior e Diogo Geraldo, que atuaram sob a coordenação do Prof. Dr. Samuel Casarin, juntamente com toda família UNIFEG.

Durante seu pronunciamento, o Reitor Prof. Reginaldo Arthus declarou que havia “rejuvenescido quinze anos” naquele momento. Depois, falando A FOLHA REGIONAL, justificou que quando se alimenta de sonhos e alegrias, a pessoa sempre vive mais. Portanto, aquele era um momento importante para a ciência do UNIFEG, para os alunos da instituição e para a própria cidade de Guaxupé. Isto porque os acadêmicos, juntamente com os professores e pesquisadores, conseguiram organizar um projeto. Com isso, transformando um sonho que teve início dentro da sala de aula e foi construído dentro de uma quadra esportiva. Depois, a iniciativa conseguiu a adesão de outras pessoas de bem, inclusive da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e outros patrocinadores que também acreditaram no sonho. “É uma tecnologia de Guaxupé e da nossa escola de engenharia e isto é motivo de orgulho para qualquer educador e, principalmente para aqueles que acreditaram no sonho”, disse. 

CONQUISTA HISTÓRICA - O Reitor considerou a conquista um fato histórico e reconhecimento para o UNIFEG, principalmente depois de anos da criação do curso de engenharia. O veículo construído participará de uma competição nacional, participando com competidores de todas as universidades federais do país. E outras de grande porte que, inclusive, já recebem apoio da indústria automobilística, particularmente da região do ABC de São Paulo. Portanto, o projeto Baja UNIFEG foi desenvolvido em Guaxupé, com intenção própria da engenharia. 

ÚNICA EQUIPE - Vale ressaltar ainda que a competição nacional existe desde 1987. A equipe de Engenharia de Produção do UNIFEG é a primeira formada por engenheiros de produção. Até então apenas engenheiros da área de mecânica, ciência vocacionada à indústria automobilística, participavam mais ativamente. Outro fato interessante é que 60% da avaliação da competição refere-se às configurações e iniciativas inovadoras do projeto. Já os outros 40% se referem ao teste simulado na competição com os outros veículos. Ou seja, verificando se o projeto do UNIFEG funcionará na prática como proposto no referencial teórico.

OPORTUNIDADE - O Prof. Reginaldo Arthus explicou que o curso de engenharia é reconhecido pela quantidade de protótipos desenvolvidos. Os alunos, considerando o referencial teórico, conseguiram implementar o projeto, sendo que agora o veículo será testado na realidade.

O Reitor considerou o momento oportuno, lembrando que a prefeitura de Guaxupé está instituindo uma nova lei de incentivos fiscais, de desenvolvimento econômico e de criação do centro incubador de empregas do município. Talvez seja um momento inédito para a criação de uma empresa em Guaxupé, produtora deste tipo de veículos de competição, utilizando a tecnologia inovadora desenvolvida pelos acadêmicos. “Fazer disso um grande empreendimento, talvez uma alternativa de industrializar esta tecnologia que foi desenvolvida no curso de engenharia do UNIFEG”, disse.

QUALIDADE ? O Reitor ainda considerou que o sucesso do projeto materializa a qualidade do curso de engenharia do UNIFEG. Até porque os alunos envolvidos acabaram recebendo o apoio de muitos colegas talentosos. Todos os aspectos, características e funcionalidade do veículo, tiveram uma “pitada própria” dos alunos da escola de engenharia do UNIFEG, embora tivessem que seguir um padrão nacional de competição. “O que vai diferenciar a competição é exatamente o tempero que eles colocaram, inovação que trouxeram e carinho com que devotaram ao projeto”, disse. Por fim, declarou o Reitor: “É o primeiro carro nacional de Guaxupé, do povo e do talento guaxupeano. Como ele é nosso, é o maior e melhor de todos”.

PRESTÍGIO - Considerando o projeto o grande lançamento do ano, o UNIFEG preparou um grande evento com a presença dos alunos, professores, pais e autoridades. Também foram convidados os proprietários e gestores das concessionárias de veículos. Para o Reitor, a presença da família comprovou que o tecido social e a arquitetura familiar de Guaxupé ainda continua no modelo de apoio aos seus filhos na fase final de profissionalização.