Produções literárias de alunos da FATI do Unifeg vão compor livro

Publicado em 20/10/2011 - educacao - Carlos Alberto / Assessor de Imprensa - Unifeg

Frequentadores da Faculdade Aberta da Terceira idade do Unifeg lançarão o livro “Reencontros e Emoções”. Composto por poemas e crônicas de alunos da oficina de Literatura, a obra retratará a vida dos próprios autores. Inédito, o projeto da publicação marcará uma nova era na FATI, que no Centro Universitário foi lançada pelo reitor Antônio Roberto Ezaú dos Santos, no ano 2000. Com sessenta e cinco participantes, a também chamada Faculdade da Melhor Idade integra a lista dos principais projetos filantrópicos da região, tendo recebido no ano passado o selo de responsabilidade social “Assis Chateaubriand”. O lançamento está previsto para a 1ª quinzena de dezembro, em cerimônia que acontecerá no Teatro Municipal de Guaxupé. Neste primeiro volume, a escola patrocinará duzentos exemplares de “Reencontros...”, que constará de aproximadamente trinta textos, de dezesseis autores. Apontada pelos colegas como uma das mais preparadas do grupo, Sebastiana Maria da Silva está ansiosa para estrear como escritora de livros. “Sempre me dediquei à escrita, mas nunca tive a oportunidade de publicar em livro o que produzo”, comentou ela. “Nesta oficina, além da oportunidade de escrever, passamos a conhecer bastante coisa sobre autores famosos”, completou Vicente Silvério Marques, também entusiasmado com o livro.
A publicação será o resultado das atividades conduzidas pela professora Elisabete Brockelmann de Faria, responsável pela oficina de Literatura da FATI/Unifeg. Segundo ela, a iniciativa foi um desafio, que será vencido no dia do lançamento. “É um feito pioneiro, onde afirmo que os alunos superaram minhas expectativas. Na verdade, a conquista é toda deles, pois eu só dei um direcionamento. Os textos são muito bons, seus autores bastante criativos e, enfim, tudo foi espontâneo. Agora, esperamos pelo lançamento, que para nós será uma verdadeira festa”, ressaltou a docente.
Já a coordenadora geral da FATI, professor Adriana Carvalho dos Santos, chamou a atenção para outros benefícios. “Hoje, eles lançam seu primeiro livro, mas amanhã sentirão vontade de publicar outros, o que pode torná-los escritores contínuos. Ficamos realmente muito gratificados com os bons frutos de nossa FATI, onde há aprendizado tanto para os alunos, como aos instrutores das oficinas e toda a coordenação. Aproveito para enaltecer o trabalho de todos neste projeto, pois sem o empenho coletivo este momento feliz não ocorreria”, definiu Adriana.

Onze anos de sucesso
A FATI/Unifeg foi iniciada há onze anos, tendo começado com palestras semanais, onde instrutores conduziam atividades ligadas a temas específicos. O primeiro deles foi “A História da Arte”, com o reitor Ezaú, que realizou um grande sonho pessoal ao inaugurar o projeto que hoje ganhou proporções inimagináveis. Atualmente, a Faculdade Aberta mantém as palestras, mas oferece também oficinas de informática, coral de canto, rádio, fotografia, atividades físicas, dança e teatro. “Quando iniciamos, jamais poderia imaginar que alcançaríamos um patamar deste. A FATI, junto à Escolinha da Fundação, é um projeto filantrópico que muito nos orgulha”, disse o reitor, que parabenizou os autores de “Reencontros e Emoções”. “Parabenizo todos os escritores pelo trabalho que prepararam e agora lançarão”, finalizou padre Ezaú.