Publicado em 04/09/2015 - educacao - Da Redação
Cerimônia de posse aconteceu na manhã de quinta-feira (03), na sede da escola.
As direções da Fundação Educacional Guaxupé e do Unifeg empossaram, na manhã de quinta-feira, 3 de setembro, a professora Juliana Costa Magalhães como a nova diretora do Colégio Dom Inácio. Coordenadora geral da Educação Infantil, a educadora agora “comandará” a entidade que, no mês passado, foi eleita a “Melhor Escola de Guaxupé”, em função dos excelentes números conquistados junto ao Enem 2014. Embora seja bastante jovem, a nova dirigente coleciona predicados, haja vista que atua na instituição há dezesseis anos.
A solenidade de posse aconteceu na sala da FUNDEG, sob a condução do reitor do Unifeg, professor doutor Reginaldo Arthus, o qual dividiu mesa diretora com o presidente, dr. José Renato de Souza Viana Almeida, o bispo Dom José Lanza Neto (representante da Mantenedora); os também diretores da Fundação, Carlos Clemente, Reinaldo Senedese, Douglas Benedicto Couto Pasqua, Walter Sabbag, Francisco Carlos Ribeiro e Marcos Venício Vilhena; o assessor jurídico da entidade, dr. Luiz dos Reis (Peninha); os pró-reitores do Unifeg, professores doutores André Luís de Andrade Melo (administrativo e RH) e Antônio Carlos Pereira (Tataio, da área acadêmica) e a nova diretora do D. Inácio, professora Juliana Costa.
A cerimônia, apesar de simples e rápida, foi considerada de suma importância, haja vista que a professora Juliana se encarregará, a partir de agora, de aproximadamente mil alunos, entre crianças, desde o Berçário, da Educação Infantil, até o cursinho pré-vestibular do Colégio/Sistema Anglo, o qual sucede os ensinos Fundamentais I e II e Médio, também ofertados pela escola (que mantém, ainda, a Unidade II, parte de um projeto filantrópico, baseado na melhoria de vida, por meio da Educação). Dos presentes, membros da FUNDEG discursaram em tom de boas vindas à dirigente, tendo a maioria destacado sua característica jovial, mas enfatizado sua história mais do que admirável, dentro da Educação.
Após os atos formais, os presentes trocaram comentários sobre a dirigente indicada para o Colégio: “A professora Juliana, assumindo a direção do Colégio Dom Inácio, nos faz perceber uma nova força, com todo o seu potencial. Então, que ela tenha também a força que vem do Alto, nesta missão tão importante”, comentou Dom Lanza. “Ela tem uma trajetória de convivência com os alunos, pais e professores. Além disto, a endossou sua condição no exercício da liderança pedagógica, como uma pessoa tradicionalmente reconhecida entre os pares por ser proativa, inovadora e muito forte na solidariedade social. Isto tudo, no momento em que o conjunto da Fundação Educacional Guaxupé passa por processos bastante profundos, na área pedagógica e de reestruturação”, complementou o reitor Arthus.
Evidentemente feliz com o novo desafio em sua carreira, a professora Juliana externou: “Para mim, é um momento de grande responsabilidade e celebração. É o resultado de um trabalho de muitos anos, o qual eu resgatei agora, quando visitei as salas de aula e isto para mim foi muito gratificante. Tenho uma equipe muito boa de professores, colaboradores e, com esta reitoria, eu partilho ideais de uma Educação de qualidade, transformadora e humanizadora. Vou me empenhar muito em minha missão, pois educar é uma profissão de comprometimento. Estou aqui para fazer um trabalho com dedicação, empenho e em parceria com esta mantenedora, com esta reitoria, que possui grandes projetos acadêmicos, estruturas e sociais”, disse ela.
Entre os pais dos alunos, a notícia da posse da professora Juliana também foi comemorada: “Para mim, não foi nenhuma surpresa, pois ela já vinha tomando à frente... as crianças gostam muito dela, pois é dedicada, preocupada, atende todas as nossas dúvidas e está sempre pronta a resolver. É mais do que merecido e dou-lhe os parabéns”, comentou o empresário João Inácio Zerbini, que também estudou no D. Inácio desde os dois anos e, hoje, mantém dois filhos na escola. “Estou achando excelente esta notícia, pois meus filhos estão, agora, em mãos ainda melhores, uma vez que conheço a Juliana e sei de sua competência”, complementou a comerciária Senádia de Souza Oliveira, mãe de Nicola e Ana Beatriz, ambas da Educação Infantil.
Formada em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FAFIG, a professora Juliana iniciou-se na FUNDEG em 1999, então como auxiliar de Ensino; rapidamente, foi promovida à professora da Educação Infantil e, atualmente, exercia o cargo de coordenadora. Especializada em Educação Infantil pelo Unifeg, em 2007, ela possui vasta experiência na área, tendo, inclusive, já atuado como docente do curso de Pedagogia do Unifeg.
FONTE: ASCOM / Texto e fotos: Carlos Alberto – Guaxupé