Professores e funcionários da UEMG serão redesignados

Publicado em 17/10/2016 - educacao - Da Redação

Professores e funcionários da UEMG serão redesignados

            Em reunião na sexta-feira, 14 de outubro, definiu-se que os professores e funcionários da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) serão redesignados, não prejudicando, assim, o andamento das aulas. Na ocasião, estiveram presentes o deputado estadual Cássio Soares, o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, e representantes dos professores, alunos e diretoria da UEMG Passos.

            As redesignações dos profissionais foram oficialmente autorizadas a partir de uma nota jurídica da AGE (Advocacia Geral do Estado).

            "A UEMG possui um grande potencial para auxiliar no desenvolvimento social e econômico do nosso Estado, porém muitos avanços ainda são necessários. As redesignações  resolverão a curto prazo a incerteza dos nossos professores, funcionários e alunos, porém não deixarei de acompanhar e cobrar do governo a realização do concurso público. Acredito que o concurso seja o melhor caminho para a nossa Universidade, pois permitirá aos professores mais tranquilidade e aos nossos alunos um melhor ensino", avaliou o deputado Cássio Soares.

            A unidade de Passos foi estadualizada em  novembro de 2014, após isso, de acordo com a Lei Estadual nº 20.807, o governo teria 120 dias para a realização de estudos e publicação de edital de concurso público; fato que não aconteceu até o momento. Diante deste cenário, definiu-se na reunião desta sexta-feira, a criação de um grupo de trabalho permanente, responsável por desenvolver estudos visando a publicação do concurso público.

            "Foi uma reunião muito produtiva. O secretário Odair Cunha manteve um contato direto e aberto com os professores, assim como, com os alunos. Vários pontos foram esclarecidos, como gastos do governo, a precariedade da situação financeira atual, nos fazendo perceber o quanto é importante entendermos que nada acontece da noite para o dia. O deputado Cássio Soares foi muito solícito, exercendo sua função de forma digna e muito íntegra, fazendo assim com que pudéssemos voltar com boas notícias para nossa cidade. Como representante dos alunos eu agradeço muito ao deputado Cássio e ao secretário Odair Cunha por trabalharem em busca dos nossos direitos", destacou Gisele Gomes aluna do curso de direito da UEMG – Unidade Passos, representantes dos alunos na ocasião.

            Atualmente, a unidade de Passos possui 25 cursos de graduação, mais de 5 mil alunos e 266 professores.

            "Trabalhei muito para a estadualização da universidade aqui em Passos, e agora, cobro diariamente do governo ações para o fortalecimento da instituição. Precisamos fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão, que é fundamental para uma universidade de qualidade", afirmou Cássio Soares.

            Buscando o fortalecimento da Universidade,  o deputado estadual Cássio Soares propôs à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), o projeto de lei 3.707/2016,  que visa destinar parte da TFRM (Taxa de Controle, Monitoramento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários) à UEMG, principal instituição de ensino superior do Estado.

            "Infelizmente, a UEMG ainda carece de recursos oriundos do governo estadual, mas tenham certeza que continuarei cobrando do Estado recursos para a nossa Universidade. Além disso, vou acompanhar de perto o andamento do processo para a realização do concurso público, e em dezembro, reunirei novamente com os responsáveis para discutir os procedimentos que serão adotados", finalizou o deputado.

FONTE: ASCOM