Publicado em 13/02/2016 - educacao - Da Redação
Educação municipal e o início do ano letivo em Muzambinho. Estes foram os temas de entrevista com o Secretário Leandro Silva Bueno. Inicialmente, a liderança reconheceu o grande aprendizado, mas também revelou que o trabalho é bastante árduo e complexo diante da grande burocracia e leis transitórias. Mesmo assim, acredita que está sendo possível desenvolver um bom trabalho e que a educação no município tem melhorado nos seus diversos níveis e esferas. “Estamos conseguindo avançar e cumprir aquilo que nos foi proposto. Vamos entregar o mandato com a educação municipal bastante organizada e direcionada”, disse.
INVESTIMENTO SUPERIOR - O Secretário destaca que as conquistas são maiores no campo pedagógico em comparação com a estrutura física. Isto diante das dificuldades financeiras e muitas obrigações nesta área. Vale lembrar que a lei exige um investimento mínimo de 25% do orçamento municipal em educação. Segundo Leandro, atualmente é aplicado em torno de 29%, sempre acima do exigido.
Neste ano, o orçamento da área de educação gira em torno de R$ 11 milhões. Somente com a folha de pagamento dos servidores da educação, o valor chega a quase R$ 5 milhões/ano. Por fim, a despesa é bastante alta com a merenda e transporte escolar.
Atualmente, a rede municipal de ensino atende a aproximadamente 1.700 alunos, contando com 132 professores e 90 servidores gerais. O transporte escolar foi terceirizado no atual governo municipal. Segundo o Secretário, esta providência foi bastante oportuna e positiva diante das dificuldades de manutenção dos veículos.
VOLTA ÀS AULAS - O ano letivo municipal teve início na quinta-feira, 11 de fevereiro. O Secretário explica que o município obedece uma resolução estadual, sendo que os profissionais da educação (professores, diretores, coordenadores, técnicos) estiveram reunidos na semana anterior do carnaval, inclusive com a realização de seminário da educação infantil. Assim, as aulas retornaram na quinta-feira, 11/02. Porém, com uma ressalva para os alunos da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus. Devido à mudança para a Escola Coronel José Martins, no bairro Alto do Anjo, as aulas para estes alunos matriculados serão iniciadas na segunda-feira, 15 de fevereiro. Depois, estes dois dias (quinta e sexta-feira) serão repostas num outro momento.
JUSTIFICATIVAS - A mudança de local da Escola Sagrado Coração de Jesus para a Escola Coronel José Martins teve grande repercussão município. Leandro justificou a mudança citando problemas como estrutura pequena, rede de esgoto, pagamento de aluguel e outras situação. Mas também citou uma questão legal, visto que todas as três escolas estaduais da cidade tinham salas ociosas. O número de alunos da Escola Coronel José Martins vinha caindo ao longo dos últimos anos. Assim, foi encaminhado pedido de cessão do prédio. A repercussão foi imediata, com manifestações favoráveis e contrárias. Porém, todo impasse foi superado e a mudança está sendo efetivada, com a devida autorização legal. “É vantajoso para o município, estado, famílias e alunos”, falou.
Leandro garante que a Escola Coronel José Martins oferece uma melhor estrutura e ambiente mais propício para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem. A escola conta com quadra esportiva, que está em fase de término. Apenas pequenas reformas serão promovidas. Neste ano, a escola estará atendendo em torno de 700 alunos. Toda criança que completa 4 anos até 30 de junho deve estar na escola. O Secretário confirmou que a diretora Paula foi mantida à frente da Escola Sagrado Coração de Jesus, com pequenas mudanças apenas no quadro de professores.
ESCOLAS URBANAS E RURAIS - O Secretário afirmou que a situação das escolas urbanas e rurais é bastante positiva na questão pedagógica. Porém, os prédios das escolas rurais estão em condições precárias. Algumas reformas e ampliações serão promovidas ainda neste ano. Mesmo assim, muitas melhorias ainda são necessárias. Leandro aproveitou para agradecer a parceria das famílias dos alunos das escolas rurais que fazem doações e participam de mutirões.
NOVO MÉTODO DE ENSINO - Implantação de um método de ensino particular em todas as escolas municipais, que deve contar com assessoria pedagógica, capacitação de professores e vários outros benefícios. Esta é uma meta revelada pelo Secretário Leandro, que revelou recurso financeiro reservado para esta providência. Uma empresa será contratada para implantar um novo método de ensino até o mês de abril.
PARCERIA COM O IFSULDEMINAS - Leandro destacou a grande parceria com o IFSULDEMINAS Câmpus Muzambinho que tem feito investimento nos professores da rede municipal e estadual do município através de cursos de capacitação e pós-graduação. Assim, agradeceu o apoio do diretor Prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, servidores e professores do Instituto Federal.