UEMG renova contrato com professores

Publicado em 08/12/2016 - educacao - Da Redação

UEMG renova contrato com professores

Depois de várias cobranças do deputado estadual Cássio Soares ao Governo do Estado, reuniões com professores, alunos e representantes, foi publicada na quarta-feira, 07 de dezembro, no Diário Oficial de Minas Gerais, a renovação do contrato por mais um ano dos professores das unidades da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), incluindo a unidade de Passos. A resolução que já está em vigor assegura a continuidade das atividades na Universidade, não prejudicando o ano letivo de 2017.

"As redesignações são importantes, pois amenizam a incerteza dos professores e alunos, porém, para resolvermos o problema, precisamos que seja realizado o concurso público para contratação definitiva dos professores, somente assim teremos uma Universidade mais forte. Já estamos discutindo isso e continuaremos cobrando do governo a publicação do edital", afirmou o deputado Cássio.

            Segundo a Lei Estadual nº 20.807, o concurso público já deveria ter sido realizado. Para isso, neste ano, foi criada uma comissão permanente de coordenação e acompanhamento do processo de realização do concurso público. A comissão deve tomar as providências necessárias, até 31 de dezembro de 2017, visando a conclusão do processo do concurso.

            "A UEMG tem um grande potencial para auxiliar ainda mais no desenvolvimento social e econômico do nosso Estado. Para isso, precisamos fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão, que é fundamental para uma Universidade de qualidade", avaliou Cássio Soares.

            Como dito, as redesignações são para todas as unidades da UEMG, que têm sedes em Campanha, Carangola, Diamantina, Divinópolis, Ituiutaba, Passos, e ramificações acadêmicas em Abaeté, Cláudio e Santa Vitória.

 

Projeto de lei visa fortalecer UEMG

            A unidade de Passos, estadualizada em novembro de 2014, ainda carece de investimentos por parte do Estado, fato que prejudica a expansão de algumas atividades na Universidade, o que acontece também em várias unidades. Visando minimizar este problema, em julho deste ano, foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) um Projeto de Lei do deputado estadual Cássio Soares que objetiva destinar parte da Taxa de Controle, Monitoramento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (TFRM) à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

            "O nosso trabalho é buscar recursos e apoios que resultem em uma UEMG mais forte. Por isso, propus este projeto de lei, que visa aumentar os investimentos em infraestrutura e equipamentos, qualificando as atividades da instituição", finalizou o deputado estadual Cássio.

FONTE: ASCOM