Publicado em 13/05/2017 e atualizado em 14/05/2017 - educacao - Da Redação
O lançamento do curso de Psicologia foi feito na sede do Unifeg, pelo reitor da “Faculdade”, professor doutor Reginaldo Arthus, seus pró-reitores, professores doutores André Luiz de Andrade Melo (administrativo e de recursos humanos) e Antônio Carlos Pereira (Tataio, da área acadêmica), além da diretora do Colégio Dom Inácio, professora Juliana Costa. Com eles, foram apresentadas as especialistas Juliana Setem Tussi (será a coordenadora do novo curso) e Maria Célia Pressinato (assessora educacional do Unifeg); ainda o presidente da ACIG (e representante da sociedade civil no Conselho Acadêmico Superior/Unifeg), Aroldo Moreira, e a professora mestra Marilda Rabello Ribeiro do Valle (coord. das Pedagogia e Biologia do Unifeg), testemunharam a boa nova, conforme mostram as fotos.
Num dia inesquecível para a Educação, também o prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho, e o gerente administrativo da Santa Casa, Edson José Dias Leite (ambos presentes), foram mencionados como valiosos parceiros no que diz respeito à conquista do novo curso.
MOMENTO HISTÓRICO
O Reitor Reginaldo Arthus, partícipe desde a criação do Centro Universitário em 2003, declarou que a instituição atingiu o seu amadurecimento. Isto porque hoje é capaz de responder a algumas demandas somente possíveis através do tempo e experiência. O curso de psicologia é considerado fundamental numa sociedade contemporânea e que passa por crises existenciais. Numa sociedade na qual os jovens precisam de novos desafios e diferenciais. Num momento em que as novas tecnologias estão sendo protagonistas de um novo mundo. Neste contexto, é primordial a compreensão da tolerância humana, do afeto, da inteligência e do comportamento.
O dirigente valorizou as parcerias com a Santa Casa e prefeitura de Guaxupé, que aceitaram o projeto pedagógico do UNIFEG e colocaram suas estruturas à disposição do novo curso. Isto mostra que o curso já inicia extrapolando os seus próprios mundos, não se limitando às salas de aula. Mas está num campo muito mais horizontalizado, abrangendo a área de saúde de Guaxupé através da Santa Casa local, da rede pública, da APAE e Lar São Vicente de Paulo. “Estamos dando um passo de grande responsabilidade”, disse. Principalmente, com a instituição se afirmando no corpo da educação buscando desenvolver as pessoas e dando respostas para a comunidade. O curso de psicologia preenche exatamente a lacuna existente, passando a formar pessoas que vão trabalhar o combate à pior doença da atualidade que o “analfabetismo emocional”.
Por outro lado, o educador ressalta a importância do curso de psicologia para o desenvolvimento das empresas. Isto porque estará trabalhando com duas ênfases. A primeira, formando profissionais para o tratamento clínico de pacientes. E a segunda para fazer a gestão das áreas de recursos humanos das empresas de Guaxupé e toda a região.
“Um desafio grande para o qual nos sentimos preparados e para o qual sentimos este dez de maio uma data histórica para aperfeiçoar o grau de civilidade da nossa querida cidade e de todos os habitantes da nossa região”, falou o Reitor.
DE IMEDIATO
Aprovado em sua totalidade pelo Ministério da Educação e Cultura ? MEC (que deu nota 4, de zero a cinco, para a Psicologia), o curso de Psicologia do Unifeg tem inclusive vestibular confirmado para o dia 18 de junho próximo, com as inscrições abertas no site www.unifeg.edu.br. Inicialmente, serão abertas cem vagas para aulas noturnas, com o início das atividades marcado para o dia 2 de agosto. Porém, a direção do Centro Universitário já trabalha para estender as ofertas ao período matutino, a partir de 2018. 
Prof. Reginaldo Arthus revelou que a autorização do curso de psicologia estava previsto para o mês de setembro. Mas a antecipação só foi possível porque o Ministério da Educação observou e reconheceu condições propícias como o convênio firmado com a Santa Casa; perfil epidemiológico oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde mostrando a necessidade do profissional psicólogo; infraestrutura de laboratórios e corpo docente composto por doutores formados pelas melhores instituições do país. Assim, o processo foi agilizado e não sofreu nenhuma restrição. “É uma surpresa agradável, mas que somente foi possível transformar em realidade através das parcerias firmadas”, disse o Reitor, novamente valorizando as entidades parceiras. 
O prefeito Jarbinhas descreveu o momento de felicidade para o município, elogiando o trabalho do UNIFEG e colocando toda a estrutura da administração municipal no apoio à entidade. Para ele, o momento histórico deve ser dividido com todos e fez questão de frisar a boa fase administrativa do governo de Guaxupé. “Uma cidade que pensa positivo e é exemplo regional só recebe coisas boas e importantes para a comunidade como este novo curso”, concluiu.
PASSO PARA A MEDICINA
A importante conquista vislumbra para um futuro próximo a implantação do curso de medicina no UNIFEG. Esta possibilidade é confirmada pelo próprio Reitor Reginaldo Arthus. Ele lembra que o rigor e exigência para a implantação de um curso de psicologia, bem como as etapas vencidas nos últimos dois anos, tem a mesma intensidade do curso de medicina. A diferença é que atualmente os cursos de medicina são demandados pelo poder público do município. Ou seja, será a própria prefeitura de Guaxupé que poderá se habilitar em termos de estrutura com outras cidades da região, comprovando sua preparação junto aos Ministérios da Saúde e Educação. A partir de então, considerando a abertura de edital, qualquer instituição poderá participar do processo. Para Reginaldo Arthus, não importa quem vença, mas o importante é que o curso de medicina ajudará muitas pessoas e também no desenvolvimento da cidade. Neste contexto, o UNIFEG está preparado e irmanado com o poder público e Santa Casa para trilhar o caminho utilizando sua trajetória e experiência.
SANTA CASA É PARCEIRA
O diretor Edson José Dias Leite declarou que a conquista é muito importante para a Santa Casa de Guaxupé. Até porque este serviço auxiliar de saúde é de extrema importância para o paciente, que não depende apenas do médico para sua recuperação. Mas também de diversas áreas como nutrição, fisioterapia, psicologia e muitas outras. Portanto, a cada serviço criado, a Santa Casa é beneficiada e fica mais segura para trabalhar. “A gente espera que venham outros serviços da área porque é uma parceria extremamente importante para a Santa Casa”, disse. O diretor acrescentou sobre a importância das parcerias: “Todas as cidades que prosperaram e que se destacaram no cenário mundial tem sempre uma grande universidade por trás. O progresso não ocorre sem a cultura, estudo e ensino”.