Publicado em 02/12/2018 - especial - Da Redação
Nada mais justo e divino que a escolha de Muzambinho para sede da fantástica Escola Agrotécnica Federal. As divindades celestiais optaram por um povo acolhedor, amigo, entusiasta e, acima de tudo, capaz de grandes realizações.
Foi inegavelmente o atendimento ao sonho acalentado durante muitos anos pelas legítimas lideranças regionais da época.
Hoje, aos 65 anos de profícua existência, a Agrotécnica, doravante Instituto Federal, se ergue majestosamente circundada por colinas verdejantes e cuja natureza é extremamente rica e exuberante.
Mesmo aos mais céticos e insensíveis é impossível não perceber a magia e a realidade cada vez mais concreta dessa abençoada obra em beneficio da coletividade mineira e nacional!
É comovente relembrar o começar dessa epopeia, destacando-se pelo empenho de líderes locais e de toda a região sulmineira pela aprovação do Projeto que tornaria realidade o grande sonho acalentado durante gerações – Escola Agrotécnica.
Na sequencia, a singela presença no ambiente daqueles primeiros jovens em busca de espaços e oportunidades, muito raras e restritas naquela época. Foi um acontecimento memorável!
O acolhimento foi espontâneo, sincero, cercado de atenções e cuidados. Dia após dia, todos os pioneiros alunos se sentiram amparados, confortados e estimulados por todos os funcionários.
A assistência ampla, familiar e permanente do educandário foram fundamentais ao caráter e a civilidade dos jovens carentes e em formação.
Nascia assim a mística do companheirismo, da superação e do caminhar sempre, sustentada e fundamentada pela fé irremovível de cada um!
A Agrotécnica se desenvolveu de forma gradual e constante, reafirmando seu compromisso para com a sociedade na direção da eficiência, eficácia e qualidade.
Demonstrou categoricamente a necessidade do trabalho em parceria com outras instituições, órgãos e estruturas tanto governamentais, como particulares.
Nesse mister, foi notório o trabalho de gestão de cada dirigente nesses 65 anos. Todos, sem exceção e ao seu modo, contribuíram para a grandeza e o sucesso do empreendimento, cuja nobre missão é transformar vidas pela Educação!
Houve alguns percalços nesse período, felizmente superados. Mesmo com a nossa economia instável e sangrando, a politica em erupção, a corrupção explodindo e exposta, população aflita e faminta, fomos capazes de sermos criativos e habilidosos, vencendo as turbulências e levando avante esse Projeto grandioso, depositário de infinitas esperanças dos nossos jovens.
A Agrotécnica sempre participou de atividades esportivas, cívicas e sociais. Como exemplo é bom relembrar da famosa equipe de futebol que encantou a todos na década de 1950, também da notável fanfarra e, hoje, das participações vitorio em olimpíadas do conhecimento.
O reconhecimento desta instituição no processo de desenvolvimento do país é uma demonstração cabal de que vivemos em plena democracia, onde o sistema do mérito é essencial.
Esse colosso, carinhosamente chamado Agrotécnica, merece todo o carinho e o agradecimento unanime de seus ex-alunos.
É uma homenagem simbólica, fraterna à sua Casa do Conhecimento e do Companheirismo. Ela foi, é e será eternamente aclamada por todos.
Os funcionários, desde os mais simples aos mais graduados foram fundamentais nessa trajetória de evolução plena.
Era muito bonito e quase impossível sonho,
Sentindo na alma, memoria e coração,
Com fé, dedicação, anseio e emoção;
Obra prima, colossal, idealizada e erguida,
Lá no alto, verdejante, plena de vida,
Aconteceu esplendorosa e colossal inauguração.
Agora palpável, linda, consagrado lar,
Garantia absoluta, esperança e futuro,
Representa algo digno, singular;
Orgulho, crença, amor, bem-estar,
Tendo confiança no andar seguro,
Elevando-se moral, legitimidade
Como fonte límpida, agua pura,
Nunca omitindo sabedoria, virtuosidade,
Indicadores de conjunto e grandeza;
Conceber e atingir objetivos,
Alcance maior, desejável à plenitude.
Foi, assim, caminho estabelecido
Entre variadas opções do Destino,
Dai a presença de honra, louvor,
Em busca aprimoramento interior;
Remando com vigor, muita energia
Acentuando caminhar à todo vapor,
Livre obstáculos do dia-a-dia!
Dentre desejos e valores de nosso peito,
Estão paz, coerência respeito
Muitas etapas estão ainda por vir,
Unidos, seguiremos amando à vida,
Zerando conformismo, desalento
A quem de deveres, lutas, virtuosismo
Muito à deriva da mediocridade
Benéfica a altivez, necessária igualdade
Impera remoção obstáculos de riscos,
Não recuar jamais ate ultima resistência,
Hoje, ontem, amanhã e sempre
Optar pela honradez, conciliação, excelência.
O Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia apresenta atualmente um número significativo de Cursos Técnicos, Graduação e Pós-graduação.
A tendência é continuar crescendo em qualidade, buscando eficiência e eficácia, em todos os setores. Ele se credencia como instituição de ensino de grande relevância no cenário brasileiro.
Aclamamos seus heróis nessa caminhada imortal.
Para a frente e para o alto querida Agrotécnica!