Publicado em 03/08/2017 - especial - Da Redação
O Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais- SINDIJORI - é uma entidade civil, sem fins lucrativos, e tem por base territorial o Estado de Minas Gerais. É filiado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O SINDIJORI, atualmente, é constituído por 400 empresas jornalísticas e mantém sua sede em Belo Horizonte, no Centro de Lideranças Empresarias da Fiemg. De acordo com seus estatutos, o SINDIJORI é constituído de empresas jornalísticas editoras de jornais e revistas de circulação diária, semanal, quinzenal e mensal, com circulação mínima de dois anos. Tem por missão promover o fortalecimento dos jornais e revistas do Estado de Minas Gerais, em consonância com o Código de Ética da entidade e a defesa da liberdade de imprensa.
DIRETORIA
Presidente: Rodrigo Silva Fernandes (Jornal Gazeta de Varginha);
Vice-Presidente: Carlos Antônio Alonso Parreira (Jornal Folha da Manhã – Passos);
Diretora Administrativa: Gláucia Helena Melo (Jornal Folha de Sabará);
Diretor Financeiro: Marcos Vinícius Valim Madeira (Jornal Folha de Varginha);
Diretores Adjuntos: Edelson Borges da Silva (Jornal Folha Machadense), Esio Nogueira de Menezes (Jornal Folha Patense - Patos de Minas);
Conselho Fiscal - efetivos: Luiz Antônio Maia (Jornal Três - Três Corações), Vagner Donizetti Alves (Jornal A Folha Regional – Muzambinho), Paulo Roberto Coelho da Rocha (Jornal Nova Imprensa - Formiga);
Conselho Fiscal - suplente: Flávio Henrique Senra Fernandes (Jornal Além Paraíba)
Delegado Efetivo junto à FIEMG: Rodrigo Silva Fernandes (Jornal Gazeta de Varginha), Paulo Roberto Coelho da Rocha (Jornal Nova Imprensa – Formiga)
Delegado Suplente junto à FIEMG: Gláucia Helena Melo (Jornal Folha de Sabará), Vagner Donizetti Alves (Jornal A Folha Regional – Muzambinho).
MOBILIZAÇÃO
No dia 24 de julho, a diretoria do Sindijori/MG esteve reunida em Belo Horizonte com o Superintendente Central de Publicidade da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais, Guilherme Alves. Na ocasião, este garantiu que o governo mineiro vai estreitar ainda mais o relacionamento com os jornais do interior.
O diretor do jornal A Folha Regional, Vagner Alves, faz parte do Conselho Fiscal do Sindijori/MG e participou da importante reunião. O presidente Rodrigo Silva Fernandes (Jornal Gazeta de Varginha) explicou que o trabalho da diretoria do sindicato tem ocorrido no sentido de levar o prestígio e a força da imprensa escrita do interior. Isto porque os governos e as empresas possam trocar experiências e conhecer melhor sobre o interior de Minas, fazendo assim os investimentos necessários na região.
Rodrigo Fernandes valorizou o apoio da Fiemg no encontro mantido na última semana. Com isso, sendo possível conquistar o compromisso do governo mineiro de estar mais próximo aos jornais através de notícias e divulgações importantes para as comunidades. Até porque a capital mineira e região metropolitana representam apenas 20% do estado. Portanto, é preciso que as outras regiões também sejam valorizadas.
RECADASTRAMENTO
O Sindijori/MG estará fazendo o recadastramento os jornais em Minas Gerais. O objetivo é conhecer verdadeiramente a imprensa escrita do interior. Até mesmo para que seja possível valorizar os jornais sérios e que realmente noticiam o dia-a-dia de suas regiões de abrangência, contribuindo assim para o desenvolvimento das comunidades. Por fim, jornais que geram empregos e pagam regularmente seus impostos. “Também para que a gente possa tirar do meio aquelas pessoas que não são sérias, que não fazem um jornalismo correto e comprometido. O nosso desejo é valorizar aquele que realmente merece e tirar do mercado aquelas pessoas que não são regulares”, alertou.
MONTE BELO
O presidente Rodrigo Fernandez também revelou sua ligação familiar com a cidade de Monte Belo, cidade de origem dos seus avós. Sua mãe Ana Maria Silva nasceu na cidade, que ainda abriga muitos tios e primos. O jornalista lembra que já residiu em Areado por muitos anos. Mantém laços de amizade, inclusive, com o atual prefeito Valdevino de Souza. Pessoalmente, destaca o valor de toda a região do Sul de Minas, que muito contribui com o desenvolvimento de Minas Gerais.
FORÇA DA DIRETORIA
Rodrigo valorizou o trabalho do ex-presidente do Sindijori/MG, Alexandre Vagner. Assim, renova o compromisso de unificação da classe sindicalizada dos jornais e revistas de Minas Gerais. “A imprensa unida tem força e respeitabilidade ainda maiores”, falou. Defende uma ação do governo no sentido de valorização dos jornais de imprensa do interior do Estado, podendo então atingir o público alvo nos mais diversos setores da sociedade.