Montanhistas de Muzambinho escalam a Pedra do Baú

Publicado em 01/06/2010 e atualizado em 01/06/2010 - esportes -

No dia 24/05/2010, os montanhistas de Muzambinho, Thadeu Varoni, Samuel Charrone, acompanhados pelo seu professor de escalada, Pedro Santos escalaram a Pedra do Baú com 320 metros de altura e altitude de 1950 m do nível do mar a Pedra do Baú tem uma vista panorâmica incrível de 360 graus, lá de cima é possível avistar o Vale do Paraíba e Sul de Minas. A Pedra do Baú fica localizada no município de São Bento do Sapucaí na Serra da Mantiqueira em São Paulo. Com inúmeros rios, cachoeiras, montanhas e vegetação, a região é bastante propícia à pratica de esportes de aventura e hoje São Bento do Sapucaí é comumente chamado de Estância da Aventura. O Complexo Rochoso da Pedra do Baú, formado pelo Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata, é um importante pólo de difusão do esporte de aventura. Esportes com: Asa Delta, Paraglider, Escalada em Rocha, Base Jump, Montanhismo e Caminhadas são muito praticados, nessa região, por atletas de todo a Brasil.Os montanhistas para iniciarem as atividades chegaram no cume do Bauzinho e fizeram rappel de 100 metros até ao col do baú, após uma escalaminhada bastante exposta a 100 metros de altura, começaram a escalada vertical da via Cresta/Normal do Baú até ao cume, totalizando 220m de escalada.
Durante as atividades foram utilizados todos os equipamentos e procedimentos de segurança homologados pela UIAA (União Internacional de Associações de Alpinismo) necessários para salvaguardar a vida dos montanhistas e o acompanhamento do instrutor e professor de escalada, que guiou os muzambinhenses até o cume.
Foram mais de três horas consecutivas de escalada com o abismo sob os seus pés para alcançar o cume envolvido pelas nuvens e restou aos montanhistas meia hora de luz do sol para saborearem o seu feito, depois demoraram mais uma hora e meia para descer. No total foram 7 horas de atividades montanhisticas.
O montanhismo é a ascensão de montanhas por caminhada ou escalada, envolve várias atividades, tais como caminhada, escalada, rappel, tirolesa, manobras com cordas, acampamento, orientação entre outros. Visa proporcionar atividades em locais o mais variados possíveis, cumprindo objetivos; recreativos, culturais, educacionais e ambientais, sempre com um bom planejamento, sob a direção e acompanhamento de guias qualificados.
O grupo de montanhistas de muzambinho, começaram a escalar na parede de escalada da ESEFM (Escola Superior de Educação Física de Muzambinho) em agosto de 2009, tendo  5h aula semanais com o professor de educação física e instrutor de montanhismo, Pedro Santos.
O grupo tem escalado várias vias na pedreira do Campo da Escola de Alfenas com 30m de altura e fizeram cascading (rappel em cachoeira) no Itambé com mais de 85m de altura, em Cássia dos Coqueiros/SP e agora estão partindo para a escalada de montanhas sendo esta a primeira de outras que virão.

Segundo Pedro Santos (Luso), “o importante no montanhismo não é a competição com a montanha ou com o outro, mas sim a procura do respeito e da harmonia com o meio ambiente, visto que quando a montanha nos permite fazer cume, aí nos percebemos o quanto somos pequenos perante a Mãe Natureza”.