Professor relata efetivas ações no esporte de Muzambinho

Publicado em 02/10/2009 - esportes -

955_20A participação de Muzambinho nos Jogos da AMOG e os investimentos na área de esporte do município. Estes foram os temas da entrevista com o diretor de esportes da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura, Lucas Otávio Machado. O jovem de 26 anos de idade é professor de educação física formado há 3 anos, mais conhecido por “Luquinha”, filho de Antônio Carlos Machado (“Toninho Mecânico”) e Geralda de Fátima Machado (“Fatinha professora”).

JAMOG 2009 – O profissional destacou que como cidade sede Guaxupé esta promovendo uma ótima organização dos jogos. Devido à existência de uma boa estrutura na cidade, neste ano as perspectivas são as melhores possíveis. No ano passado, Muzambinho ficou na 3ª colocação e agora busca reconquistar o título de campeão. Os jogos tiveram início no dia 19/09 e as finais estão previstas para os dias 14 e 15 de novembro. MUZAMBINHO NOS JOGOS – Neste ano, o município está representado em todas as modalidades dos jogos. Conheça quais são e os responsáveis por cada área: futsal masculino (Lucas), futsal feminino (Lucas Toledo), handebol masculino (Rafael), handebol feminino (Patrícia e Cidoca), basquete masculino (Pedro), basquete feminino (Pedro, Patrícia e Marcela), vôlei masculino (Zeca e Carlos Batista) e vôlei feminino (Zeca, Japão e Luciana). Estas pessoas também foram divididas nos esportes individuais como peteca (masc. e fem.), volei (masc. e fem.), tênis de mesa (masc. e fem.), corrida rústica (masc. e fem.), xadrez (misto), truco (masc. e fem.), bocha (mas.), malha (masc.) e natação (masc. e fem.). A administração municipal está dando total apoio aos cerca de 180 atletas através do transporte, alimentação, uniforme, etc.

ESPORTE EM DIVERSAS FRENTES – Luquinha revela que a Secretaria Municipal está tentando desenvolver diversas as modalidades esportivas no município. O estudante Pedro (“Abu”) começou como voluntário e está desenvolvendo o basquete. Com isso, hoje o município conta com duas equipes de basquete, masculino e feminino. Um próximo projeto a ser implantado é o “basquete de rua”. Além disso, quase 100 crianças estão praticando voleibol masculino e feminino sob a orientação do profissional Zeca. Também está sendo feita a iniciação do futsal feminino através da Profa. Marcela. Hoje, a secretaria já atende cerca de 350 crianças e o objetivo é atender o máximo possível. As dificuldades são grande, inclusive com local de treinamento. A administração municipal está empenha na recuperação do ginásio poliesportivo. No momento, os treinamentos estão acontecendo nas quadras da Escola Salatiel, Colégio Lyceu e Praça de Esportes.

PROJETO MINAS OLÍMPICA – O município teve o seu projeto aprovado junto ao governo estadual. Com isso, a expectativa é de atendimento de 105 crianças, com idade entre 09 e 15 anos, através de um núcleo. Com a aprovação, foi possível contar com mais 04 profissionais na Secretaria Municipal de Esportes, sendo a Profa. Luciana Milliozzi (coordenadora do projeto), Thales, Pedro e Michelli. O projeto vai acontecer no Parque Municipal Carolina Anderson. Todas as crianças estarão recebendo camiseta, calção, refeição, além de aulas de esportes, saúde e pedagogia (reforço escolar). O governo do estado destina colete e bolas de todas as modalidades. Vale esclarecer que Muzambinho tem capacidade para implantar até 03 núcleos do programa, abrangendo outras áreas da cidade. Através do projeto, o município pode alcançar outras conquistas importantes como piscina, academia ao ar livre, etc. Outra possibilidade é implantar aparelhos de ginástica no Parque Municipal, que poderá ser reformado, iluminado e utilizado no período noturno com a ajuda de monitores.

PROJETO FESTVERÃO – A Secretaria municipal de Esportes ainda pretende implantar o projeto Festverão. No período de férias, o local conhecido como “Muzambódromo” será fechado e utilizado para o basquete de rua. Através da colocação de areia, a intenção é promover competições de vôlei, futebol e handebol de areia, além de esportes individuais como peteca, tênis de mesa e outras modalidades. O evento ainda pode ser incrementado com trio elétrico e outras atrações. Este grande projeto está sendo estudado de forma cuidadosa e novidades devem surgir em janeiro do próximo ano.

MUNICIPIAL DE FUTEBOL DE CAMPO – O início do campeonato está previsto para 04/10. São 15 equipes inscritas, assim divididas:
- Chave A: Britamil, Macaúbas, Palméia e Minas Box;
- Chave B: Retiro, Bafana Bafana, Morro Preto e Guatapará;
- Chave C: Vera Cruz, Ponte Preta, Cachoeira do Cambuí e Nivaldo Sandi;
- Chave D: São Lucas, São Mateus e União Bandeirantes.
A primeira rodada marca o confronto entre São Lucas e São Mateus, com as partidas marcadas para 15 horas (aspirantes) e 17 horas (principal). Os jogos serão disputados no Estádio Municipal Prof. Antônio Milhão aos sábados e domingos, além da quinta-feira à noite (19 e 21 horas). No dia 12/10, feriado nacional, esta previsto o clássico entre Vera Cruz e Ponte Preta. Na categoria principal, serão permitidas as inscrições de 5 atletas de outras cidades. Como a equipe do São Mateus é formada por atletas oriundos de Muzambinho e Caconde (bairro fica na divisa dos dois municípios), esta equipe esta liberada da limitação do número de atletas de fora. Algumas novidades estão sendo implantadas como taça de posse transitória, eleição dos 2 melhores jogadores (Bola de Ouro e Prata), entre outras. As finais estão previstas para os dias 13 e 20 de dezembro.

“PENEIRA” DO SÃO PAULO – A equipe paulista estará realizando testes em Muzambinho nos dias 03 e 04/10. Luquinha relatou que a prefeitura esta dando o suporte necessário através do Estádio Municipal Prof. Antônio Milhão. O diretor de esportes revela ainda que está ajudando o muzambinhense Gentil, pai do atleta Salomão que treina no sub 13 do São Paulo, na divulgação dos testes. Vale destacar que Luquinha coordena uma escolinha do Cruzeiro F.C. no município. Desta forma, tem conhecimento para garantir que Muzambinho tem diversos meninos com grande potencial. Além disso, estará coordenando a participação de 10 atletas de Cabo Verde na “peneira” do São Paulo. Ele lembra que o garoto caboverdense Felipe começou a treinar no São Paulo com 13 anos, hoje tem 17 anos, já assinou contrato com o clube paulista e no próximo ano deverá ser um dos destaques da Copa São Paulo.
A expectativa é que todas as cidades da AMOG tenham representantes nos testes que acontecerão em Muzambinho. Além disso, já foram confirmadas participações de garotos de cidades como Tapiratiba/SP, Caconde/SP, Monte Santo de Minas/MG e outras.

POLIESPORTIVO FECHADO – Luquinha revelou que o ginásio poliesportivo Milton Neves Filho está fechado. Inicialmente, será feita uma ampla limpeza no local. Os treinamentos ministrados durante o dia serão transferidos para o ginásio nos próximos quinze dias. Porém, o trabalho noturno não será possível neste momento porque a “fiação elétrica externa foi roubada”. O professor relatou as dificuldades e confessou sua tristeza ao verificar a situação precária do ginásio.

TÍTULOS CONQUISTADOS EM 2009 –
Apesar de o trabalho estar apenas no início, Luquinha revelou alguns títulos conquistados pelo município neste ano. Citou: Campeão de Futsal Adulto da LIDARP (conquista inédita), 3º lugar no Futebol de Campo da LIDARP, 2º lugar no Regional de Campo (na parceria com a Britamil), Vice-campeão no Handebol Masculino Sub 17 na LIDARP, 4º lugar com o voleibol na LIDARP, campeão Micro Regional com o Vôlei nos Jogos Escolares e vice-campeão na fase regional.

TRÊS VERTENTES - Luquinha concluiu esclarecendo que a Secretaria Municipal de Esportes tem três vertentes, sendo:
- esporte e educação: apoiar os esportes escolares. Muzambinho participou com o maior número de atletas (350) na fase micro regional;
- esporte e social: através dos projetos Minas Olímpica, ginástica na zona rural (com mais de 150 alunos em diversos bairros) e ginástica para terceira idade na Casa da Cultura;
- esporte e competição: apoio aos campeonatos municipais, treinamentos (escolinhas) e competições regionais. Já foi realizado o Futsal de Férias, será promovido o Municipal de Futebol de Campo e possivelmente a Corrida Rústica de São Silvestre no final do ano.