
A educação é com certeza uma das maiores marcas do governo municipal. E educar vai muito além do que se pode oferecer dentro da escola – é poder ofertar condições que favoreçam seu pleno desenvolvimento humano e de cidadania.
O ProJovem Adolescente é um programa que tem exatamente essa missão. Criado especialmente para acolher adolescentes de 15 a 17 anos de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família ou que estejam em risco social ou familiar. Na teoria tem o objetivo primordial de fortalecer a convivência familiar, comunitária, e a permanência ou retorno a rede de ensino. Na prática é um celeiro de oportunidades, um núcleo de esperança e um dos Programas mais emocionantes do governo municipal.
Todo o acompanhamento é realizado através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), que oferece atividades que favorecem o pleno desenvolvimento das habilidades fundamentais, através da cultura, artes, esporte e lazer e, especialmente, mostra a esses jovens que muita gente acredita neles e que eles tem um futuro promissor pela frente, basta acreditar e estudar.

Todos os profissionais buscam realizar novas atividades que mantenham os jovens motivados. No último sábado, 30 de Abril, aconteceu no CIEG Elias José a abertura oficial do 1º Campeonato Interno ProJovem. Cerca de 80 jovens participam do campeonato com disputas de futsal e vôlei. Os jogos acontecem até o dia 21 de maio e além de promover a integração entre os jovens, tem como objetivo formar as primeiras equipes do ProJovem de Guaxupé para representar a cidade em jogos amistosos e campeonatos intermunicipais e estaduais, favorecendo o desenvolvimento das habilidades esportivas e quem sabe até descobrindo novos talentos e possibilitando o início de uma carreira no esporte.
O Prefeito Roberto Luciano, acompanhado da primeira dama, esteve presente no início do campeonato e se contagiou com a animação dos jogadores e da torcida: “A reunião de tantos jovens em um ambiente saudável, aprendendo o valor da disputa e o respeito ao adversário é muito motivadora. E sem falar na energia e na alegria desses meninos que poderiam estar aí nas ruas, sem ter o que fazer e estão reunidas aqui tendo essa vivência coletiva de aprendizado. Isso faz a gente ter a certeza de que o trabalho tem valido e muito a pena.”
O coordenador do ProJovem Adolescente, Claudinei Vitor, e a Secretária de Desenvolvimento Social, Ana Luíza de Souza também não escondiam a satisfação de ver tantos jovens tendo grandes oportunidades na vida. Segundo eles, os resultados têm sido muito expressivos e o trabalho está só começando, ainda há muito a ser feito e oferecido a esses jovens que têm demonstrado tanto compromisso com um futuro melhor.

