
A Escola Municipal Mello Viana alcançou um feito histórico para o esporte de Nova Resende. Isto porque a sua equipe de alunos conquistou o 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar. Rodevaldo Aparecido Costa, assessor da administração municipal e grande incentivador da prática do xadrez no município, falou com satisfação do resultado expressivo. A importante conquista é resultado do apoio que o Projeto Xadrez recebe da administração e escolas do município.
Esta é a conclusão de Rodevaldo, lembrando que todas as escolas municipais contam com o Projeto Xadrez. A opção pela participação da Escola Mello Viana no Campeonato Brasileiro ocorreu pelo fato de ser a única escola da zona urbana. Com isso, os atletas tiveram maior facilidade para treinar na Academia de Xadrez em horários alternativos ao turno escolar.
Atualmente, o Projeto Xadrez conta com o coordenador Prof. José Antônio Nery, que realiza o trabalho na classe e extraclasse. Na visão da liderança, é exatamente o trabalho extraclasse que gera os bons frutos. Isto porque, além da aula em classe, o aluno recebe uma preparação mais completa com Internet e material didático para se aperfeiçoar no xadrez.

O Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar aconteceu em Araxá/MG, entre os dias 02 e 04/10. A competição contou com a participação de 101 escolas, em 12 categorias entre o pré-escolar e 3º colegial (ensino médio completo). Os 10 primeiros colocados de cada categoria somam pontos para a escola que representam. No final, são definidos os campeões individuais. A somatória dos pontos define as 05 primeiras escolas mais bem colocadas.\
Vale lembrar que a Escola Municipal Mello Viana é a atual campeã mineira escolar, título conquistado no ano passado. Agora, com uma equipe mais forte e preparada, conquistou o vice-campeonato Brasileiro, num evento que contou com a participação de 101 escolas oriundas de 11 estados. A equipe de Nova Resende contou com 8 atletas da Escola Mello Viana, 2 atletas da Escola Padre Luiz Moreno e 1 atleta da Escola Caio Albuquerque. Somente a Escola Mello Viana conseguiu uma somatória de 67 pontos, o que resultou no vice-campeonato brasileiro.
Rodevaldo, grande incentivador do Projeto Xadrez, valorizou a participação e apoio das famílias dos atletas. Neste último campeonato, por exemplo, participaram 2 meninas de 6 anos de idade, 1 menino e 1 menina de 8 anos, 4 crianças de 10 anos de idade. Ou seja, são crianças muito dependentes dos pais. Portanto, se não ocorrer o envolvimento das famílias o projeto não tem um bom andamento. Da mesma forma, é preciso o empenho e apoio da escola.
O desenvolvimento das crianças é visível nas escolas nas quais o xadrez é implantado. Durante Fórum de Debates em Belo Horizonte, o responsável pela CBX – Confederação Brasileira de Xadrez, Júlio Lapertosa, e Pablito (Espírito Santo), estão elaborando um plano de trabalho para os Ministérios da Educação e Esportes. A intenção é que o xadrez se torne referência a nível nacional devido à sua importância na formação pedagógica do aluno.
Rodevaldo valorizou o apoio do Secretário Municipal de Educação de Nova Resende, Roberto Conde de Jesus, ao aceitar a implantação do projeto que aconteceu no ano de 2007. “Saímos pelo menos três anos na frente do resto do Brasil”, disse. Hoje, o resultado alcançado é considerado fantástico. Acompanhando de perto, inclusive participando das viagens para competições, Rodevaldo lembra que o xadrez sempre foi considerado um esporte de elite. Até então, somente era campeão quem pagava aulas particulares, com um custo bastante elevado. Já em Nova Resende, as aulas são gratuitas, com professor especializado e material didático de qualidade. Muitas pessoas buscam conhecer o trabalho desenvolvido do município, chegando a fotografar as crianças. Portanto, o trabalho já se tornou referência nacional.
O idealizador do projeto revelou que Juruaia foi o primeiro município da AMOG a se interessar pelo projeto. Para o seu desenvolvimento, contratou o excelente profissional João Carlos (Guaxupé). Foi utilizado o mesmo modelo usado em Nova Resende. Ou seja, o projeto foi implantado nas escolas do município. A equipe deverá participar, inclusive, dos Jogos da AMOG deste ano.
O Secretário Municipal de Educação em Nova Resende, Roberto Conde de Jesus, destaca a mudança no comportamento das crianças através do Projeto Xadrez. Tanto na parte pedagógica, quanto no relacionamento dentro da sala de aula. Através das atividades com o xadrez, é possível observar uma melhora de 100% no comportamento das crianças e melhoria no raciocínio. Portanto, contribuindo para o bom aprendizado de crianças que antes tinham dificuldades.