Publicado em 04/05/2015 - geral - Carlos Cornwall
No dia 30 de abril,comemoramos o dia do Ferroviário. A data se origina de abril de 1854,quando o Brasil ganhou sua primeira Ferrovia,conhecida como Estrada de Ferro Mauá, criada pelo empreendedor nato Barão de Mauá.
Nossa cidade de Varginha, algum tempo depois ganhava sua Ferrovia,extensão da Ferrovia MinasRio(Cruzeiro3 Corações), cujo tronco de Varginha seguia até a Juréia(Distrito de Monte Belo), mantendo o nome de Ferrovia Muzambinho,dali seguia até o entrocamento com outra famosa Ferrovia , a Mogiana e atingia novamente o Estado de São Paulo.
Nossa cidade e região teve grandes ferroviários ,trabalhadores destemidos,que deram seu suor e inteligência para o progresso diferencial, trazendo e levando mercadorias e passageiros. Deviamos nos orgulhar dessa importante parte da história .
Quando ouvimos vozes falarem com desdenho da ferrovia, percebemos o quanto o desrespeito para com o passado e a memória ronda a cabeça de pensamentos temporões.
Por isso, saudamos a todos os ferroviários e suas famílias, a todos que um dia colocaram lenha na fogueira das Baldwins(Maria-Fumaça),trocaram dormentes ,apertaram contra-pinos,fizeram lastro ,andaram nos limpa-trilhos, nos auto de linhas,nos troles, prenderam a boiada nos vagões boiadeiros, nos vagões gondolas, empilharam contêineres nos vagões abertos, venderam a passagem na Estação, passaram mensagens nos telégrafos(o tataravô do facebook), aos que vendiam sanduiches,refrigerantes e até refeições nos vagões restaurantes, aos maquinistas que apitavam nas esquinas, saudando as pessoas nas janelas, enfim a todos que fizeram e fazem desse modal logístico sua vida pessoal e profissional , fica o nosso grandioso e afetuoso abraço.
Carlos Cornwall, Educador,Advogado ,idealizador com outros amigos do MFVR-Movimento Ferroviário de Varginha e Região.(www.ferroviva.blogspot.com)