Publicado em 04/06/2020 - geral - Da Redação
No dia 28 de maio completaram 128 anos da chegada do
primeiro Trem de Ferro em Varginha, com a 
inauguração naquele dia de 1892 da Estrada de Ferro Muzambinho, o
empreendimento que mudaria a história e o progresso da cidade e região. Segundo
dados históricos, a iniciativa local teve no Major Matheus Tavares da
Silva(1839-1906),e  Primeiro Presidente
da Câmara Municipal , equivalente também ao cargo de Prefeito,  o principal incentivador da vinda da Estrada
de Ferro para a cidade, chegando a emprestar 70:000$000 (setenta mil contos de
réis), , para que os trilhos e a estrada traçados de Três Corações à
Varginha  chegassem. Segundo os arquivos
históricos foram mais de 9 anos de lutas 
em prol da constru& ccedil;ão do ramal ferroviário construído por
Ingleses.
Vindo de Três Corações, e chegando na Estação Varginha.(
A Companhia denominada Muzambinho organizou-se para levar a efeito a construção
do prolongamento da Estrada de Ferro Rio Minas( ou Minas and Rio Railway
Company,chamada de Ferrovia Rio Verde-Cruzeiro/Três Corações,ultima concessão
de Barão de Mauá ) de Três Corações até o ponto navegável do Rio Verde,
posteriormente foi integrada a Rede Mineira de Viação,vindo depois a constituir
na RFFSA-SR2-Rede Ferroviária Federal S/A.
Da Estação Varginha(Centro da Cidade-894 metros de
altitude), a ferrovia subia(A bitola das linhas é de um metro ) em direção ao
Moinho /sentido Cooperativa do Café, Copasa, Rádio Melodia,atingindo o
Lagamar/Riviera (nomes atuais) e dali interligava a cidade à malha ferroviária
do Sul de Minas até  Juréia, em Monte
Belo, pela ordem, as estações após Varginha eram : Garoa,Batista de
Melo,Nogueira,Espera,Pontalete,Josino de Brito,Fama, Parada,Gaspar
Lopes,Harmonia,Areado,Movimento,Engenheiro Trompowsky e Jureia(Tuyuti), onde
encontrava a Cia Ferroviária Mogiana e dali para o interior de São
Paulo,alcançando Campinas,São Carlos,entre outras,conectando no caminho com
ramais como o de Machado,Alfenas ,Três Pontas. Esta ligação trouxe grande
impulso à cidade, estimulado pelo transporte de passageiros e cargas.
Segundo relatos do maior Historiador de Varginha Nico
Vidal(1911/2011 )a partir da década de 30,circulava na cidade trens com
horários fixos, as 4:45hrs,o trem da manhã que chegava com passageiros, as
11hrs,o Trem Misto com passageiros e cargas e as 20:00hrs, o trem expresso,
aquele que só parava na cidade trazendo as cargas,além de que na região da
Estação,concentrava-se a chamada “Região do Dinheiro”,onde funcionou a primeira
Agencia do Banco do Brasil,os Hotéis: Maduro, Baldone,Popular,Megda,Guanabara e
Comércio(esse até hoje em atividade), além dos Armazéns Souza Pinto, Casa
Favaro Tavares,Serraria do Sr.Manoel Rodrigues, Casa Navarra ,entre
outras,sendo que do lado de trás da Estação,funcionou também a Estação Rodoviária, antes de mudar-se para a Praça Getulio Vargas e depois para o Bairro
de Fátima(atual).
No início da década de 1930 ( Decreto N.22847 de
23/06/1933 do Presidente Getulio Vargas ) , começou a construção de outra sede
para a Estação, que já não comportava os serviços. Em julho de 1934, foi
inaugurada a nova Estação Varginha(Atual), com projeto dos engenheiros Armindo
Paione e Brás Paione. Um registro engraçado, 
foi que no carnaval de 1930, entre as criticas em forma de alegoria,
estava o pedido de uma nova estação, entre os foliões ,o Sr.Artur ,popular
Peruca,Avõ do Jornalista Gilberto Alves da Costa(periquito).Coincidência ou
não,logo a nova e atual Estação,primeira obra de concreto-armado da cidade,se
concretizou.
 
E por falar em dinheiro, ouvi  dos amigos Dr.Francisco Chagas(advogado) e do
Sr.Nilo,ambos filhos de ferroviários ,sendo que o primeiro narrou o fato na
estação de Campo Belo e o segundo na de Varginha, que era a festa e a alegria
no dia em que chegava nas cidades o TREM PAGADOR, vindo de Belo Horizonte ,que
trazia os envelopes com o dinheiro para 
pagamento dos empregados da ferrovia, isso movimentava o comércio,pois
os ferroviários eram clientes ou fregueses dos armazéns da região no entorno
das Estações e gozavam de crédito em cadernetas, naqueles tempos,em que não era
comum o uso de cheques ,nem cartões e muito menos aplicativos(sic).
Infelizmente o 
trecho entre Varginha a Jureia , foi desativado na década de 1960,
devido a construção do Lago da Usina de Furnas, boa parte da história está sob
as águas. Ainda menino, lembro do Trem de Passageiros, que chegava a Varginha,
vindo de Cruzeiro/São Lourenço e 3 Corações,com vagões azuis,onde a noite ,
fazia o giro no antigo virador ,localizado em frente a Praça da Igreja de São
Sebastião, operação que fazia a alegria das crianças de  então. Já o amigo mais velho Joel Coroinha
dizia que uma das peripécias era colocar o ouvido sobre os trilhos e ouvir na
região da Vila Mendes  o som das rodas e
dizer, Ó o Trem da Saindo da Jureia(Monte Belo), pois dizem que há um repique
de long e no tin tilar das rodas de ferro ou aço.
Atualidade
Da chamada Ferrovia Muzambinho, hoje  resta apenas o trecho de 35 quilômetros entre
3 Corações e Varginha, que só sobreviveu graças a Empresas locais, como o
Moinho Sul Mineiro,IBC e Fertipar , aos apreciadores de
ferrovias(ferroviaristas) e a todos os gestores que passaram e até hoje não
deixaram os trilhos saírem do lugar e ao povo ordeiro e educado do municipio e
região. Atualmente a Ferrovia Muzambinho está sob a concessão da FCA-Ferrovia
Centro Atlantica, do Grupo Vale e transportava até 2012 cargas de fertilizantes
vindos do Porto de Vitória até um terminal 
em Varginha, ao que parece o transporte encontra-se apenas suspenso.,
mas com indícios de que pode retornar,pela nova politica logística federal,que
promete incentivar o mod al ferro viario.
Futuro
Enquanto cidades choram por não terem mais ferrovia e
algumas a estão reimplantando, como  São
Sebastião do Rio Verde(ex-Distrito de Pouso Alto e hoje com cerca de 3.500
habitantes); que deve inaugurar em 2020, 
ou tentando reimplantar como Poços de Caldas; Varginha é uma cidade
privilegiada por manter a FERROVIA MUZAMBINHO, 
que é belíssima e cheia de história, clamando apenas para que volte a
reinar como outrora. Cabe lembrar que a última análise dos responsáveis pelo
Setor ,tem na  Norma legal atual a
manutenção de Varginha como rota operacional remanescente, junto a outras, isso
se deve ao dinamismo da economia, 
faltando apenas um olhar empreendedor para convencer  a Concessionária a investir por aqui, o que
já faz em outras p artes do país.
Resta agora lutar por algumas frentes, como o Curso de
Técnico Ferroviário, os de Engenheiro de Ferrovias e Logística,e o uso
alternativo para Pequenas e Médias Empresas, em suas encomendas, além do
próprio turismo e mobilidade; pouca gente sabe,mas Varginha se liga diretamente
a dois importantes Portos, o de Angra dos Reis-RJ e o de Vitória-ES.(Projeto
idealizado pelo Prefeito Mauro Teixeira-1953/2010, também previa a interligação
de Varginha aos Portos da cidade do Rio ,Angra e Sepetiba-atual Itaguai).
Curiosamente nesses tempos de pandemia, uma importante  Ferrovia do Brasil, além de transportar as
comodities tradicionais,como minerais; tem utilizado seus vagões customizados ,
no transporte de  alimentos e produtos
para Super Mercados, com segurança em vários sentidos.
 Outro projeto ,
esse de nossa autoria é o TUV-Trem Urbano de Varginha nos moldes daqueles
existentes em algumas cidades e capitais, com o uso de veículos leves e
interligados com modais diversos em velocidade baixa,unindo lazer
,mobilidade,cultura e história. O Projeto detalhado será registrado com
profundidade em futuras edições , mas o prelo já foi encaminhado aos Gestores
Federais e Privados.
 Carlos Cornwall,
idealizador com outros amigos do MFVR-Movimento Ferroviário de Varginha e
Região.(www.ferroviva.blogspot.com)
contatos-carloscornwall@bol.com.br
 
NOTAS NOS RODAPÉS DAS FOTOS
1-Mateus Tavares –Percussor da Ferrovia em Varginha
2-Trem Misto-Estação antiga de Varginha-Cargas e
Passageiros
3-Nova Estação- Inauguração-Primeira Obra de Concreto
Armado da Cidade.
4-Pontilhão Ferroviario- A mais antiga Obra de Arte de
Engenharia da Cidade.(janeiro de 2.020)
5-Projeto- Mauro Teixeira-Ligando Varginha aos Portos do
Rio-Angra e Itaguai(TECON)
Fontes pesquisadas:
 -Ricardo Coimbra
Rezende(Engenheiro/Escritor de Ferrovias)
-Dr.Eustaquio/Juridico da RFFSA.
Ralph Mennucci -Giesbrecht(Pesquisador/Blogueiro)
Professor Afonso Paione
-Livro O Ferroviário nos trilhos na saudade de Olavo
Amadeu de Assis-1985/Imprensa Oficial/MG-pag.152)
-Mapas da VFCO
-AFPF SEAERJ
Agradecimentos
A Imprensa escrita,radiofônica,eletrônica e televisiva de
Varginha
Ao Pedro Fotografias que cedeu foto digitalizada de seu
arquivo.
MFVR-Movimento Ferroviario de Varginha e Região.(100.000
acessos de blog em 6 anos)
Ao Dr.Otaviano Juiz Classista .
A Biblioteca de Campanha, pelas raridades biográficas do Sul de Minas ,em especial a obra de Vasco de Lima.
Por: Carlos Cornwall-Movimento Ferroviário de Varginha e
Região Sul de Minas