Publicado em 30/03/2017 - geral - Da Redação
A Emater-MG realizou nos dias 23 e 24 de março um treinamento de apicultura com agricultores familiares, no município de Claro dos Poções. O objetivo foi potencializar a atividade no local, para aumentar a produção de mel e gerar de renda. O evento contou em dois momentos. O primeiro foi teórico, para apresentar conteúdos específicos da apicultura e equipamentos necessários para trabalhar com o negócio. Na parte prática, foi demonstrado em um apiário todo o processo de produção de mel.
Segundo o coordenador técnico da Emater-MG, Fernando Mendes, o treinamento foi uma solicitação da Associação de Apicultores de Claros dos Poções (APICLARO), devido a demanda e interesse dos produtores em ampliar a atividade no município. “Esse momento foi uma boa oportunidade para agregar conhecimentos na atividade, atingindo o objetivo dos apicultores que é engrandecer a atividade no local”, disse.
Ele também ressaltou o grande potencial do município, graças às grandes áreas de mata nativa e reservas. “Os agricultores estão empenhados na atividade, item importante para o sucesso deste negócio”, afirmou Fernando Mendes.
O técnico extensionista Manoel Cardozo destacou que o treinamento consistiu nos segmentos de floração apícola, aproveitamento da cera, preparo da colmeia, inserção da cera alveolada e, captura de enxame. “A atividade tende muito a crescer no município e, vamos trabalhar para que isso aconteça”.
Para o agricultor Francisco de Paula, o evento foi um momento de esclarecer dúvidas e conhecer todos os requisitos necessários para trabalhar com a apicultura. "Foi muito importante esse evento porque é um incentivo no município e ajuda a valorizar a atividade, gerando mais renda para nós agricultores. Além disso, foi oportuno para adquirimos conhecimentos técnicos para colocar em prática", concluiu.
Assessoria de Comunicação – Emater-MG / Estagiária de jornalismo em Montes Claros: Andreza Lima