Alimentação Saudável: “remédio” contra os remédios

Publicado em 26/10/2015 - geral - Da Redação

Alimentação Saudável: “remédio” contra os remédios

IV Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida, em Brasília, debate prevenção de doença

Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”, o ensinamento dito há mais de dois mil anos pelo pai da medicina, Hipócrates, descreve com perfeição a relação que a família da dentista Claudia Quezado mantém com alimentação. Todos os quatro integrantes da casa - a mãe Claudia, 48 anos, o pai Bruno, 46, e os filhos Felipe, de 11 anos e Luísa, de 8 anos, cuidam da saúde escolhendo os alimentos que consomem. 

No lar da família não entram suco de caixinha, chocolate em pó ou qualquer outro produto industrializado. Aliás, a geladeira parece mais uma horta, tamanha a variedade de verduras, legumes e hortaliças, todos sem agrotóxicos. Bolos, salgados e biscoitos somente os feitos pelas próprias mãos. Leites e queijos, só de castanhas e grãos. O cardápio se complementa com uma imensa variedade de sementes e grãos germinados crus e no estado mais natural possível. 

“Na nossa rotina, só alimentação viva (nada vai ao forno ou ao fogão). No fim de semana, cozinhamos arroz que as crianças gostam. Tudo acompanhado por salada bem fresquinha “colhida” no mercado orgânico da Ceasa”, diz Claudia. A opção por comer refeição crua está relacionada ao fato de se procurar manter o máximo de nutrientes presentes nos alimentos. “Também fazemos uso da desidratadora, cuja temperatura fica em torno de 43 graus, para preparar vários alimentos”. 

Mas será que as crianças gostam dessa refeição? Claudia é enfática: “Elas adoram. Às vezes tenho que fazer um lanche extra pra minha filha levar às amiguinhas da escola”. E reforça: “tudo aconteceu de forma natural e nada é imposto às crianças”. Para Luísa, o suco verde “não pode faltar” todas as manhãs. Filipe vibra ao ouvir de amigos que mudaram hábitos por causa dele. “Ninguém precisa fazer exatamente como a gente, mas a pessoa deve pensar a forma como quer viver, cada um em seu tempo e ritmo”, destaca o adolescente.

De acordo com o médico nutrólogo Márcio Bontempo, muitas doenças degenerativas modernas, como o Alzheimer, têm sua raiz na alimentação e poderiam ser evitadas com a escolha de alimentos funcionais “Existe uma gama de alimentos terapêuticos, que possuem substâncias capazes de melhorar a saúde e de aumentar a resistência do organismo”. Sem defender um modelo alimentar específico (vegana, vegetariana, carnívora etc), ele orienta que seus pacientes busquem refeições que façam bem ao organismo e fujam de industrializados. “Os produtos industrializados são sem vida. Eles vêm cheios de corantes, aromatizantes, hormônios. É preciso selecionar o que se come e o ideal é consumir alimentos integrais, ricos em fibras e em energia, frutas, legumes, verduras, e o mínimo de itens processados possível”, declara.


Saúde Quântica – O cuidado com a alimentação sempre existiu na casa dos Quezado, também conhecida como ‘Família Dourada’. No entanto, após um tratamento na medicina convencional, com uso de medicamentos que incomodavam sua filha, passaram a refletir melhor sobre qual modelo de saúde gostariam de seguir. A busca fez Claudia e família adotarem o modelo quântico de saúde, que classifica o ser humano como multidisciplinar e promove a consciência corporal, o equilíbrio emocional e harmonia integral do indivíduo.

Diferentemente, da medicina tradicional, a Medicina Quântica propõe conhecer e tratar as causas da enfermidade e não somente os sintomas, com medicamentos. “As pessoas devem se conscientizar de que é possível alcançar a cura de doenças sem a dependência da medicalização, ao apostar na busca constante de hábitos saudáveis”, destaca o professor e terapeuta quântico, Wallace Lima, que palestra cursos e seminários sobre o tema. 

O exemplo da casa de Claudia demonstra que este equilíbrio é possível. “Nossos filhos estão sempre cheios de energia e brilho nos olhos. Praticam vários esportes, brincam muito, estudam de forma concentrada, dormem bem e o melhor, desde que mudamos a forma de nos alimentarmos, não adoecemos”, afirma Cláudia.

Saúde Quântica em Brasília

A capital federal receberá, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, o IV Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento, organizado pelo professor Wallace Lima, vai reunir médicos, terapeutas e cientistas renomados do Brasil e do mundo em debates sobre o modelo de saúde integral e os avanços de novas tecnologias e terapias focadas na prevenção de doenças e na promoção da saúde. 

 

Entre os mais de 20 palestrantes, estarão o neurologista Cícero Coimbra, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), especialista no uso de vitamina D para esclerose múltipla; e o físico quântico indo-americano Amit Goswami, da Universidade de Oregon (EUA), um dos protagonistas do documentário Quem Somos Nós.  Cerca de 2.700 pessoas devem participar do evento, que contará também com uma feira de Saúde Quântica (ExpoQuantum). 

Mais informações: portalsaudequantum.com.br 

Confira 10 dicas para ter uma alimentação saudável 

1- Evite alimentos industrializados. Dê preferencia ao consumo de alimentos integrais, ricos em fibras e em energia, e produtos naturais, como frutas e legumes.

2- Evite açúcar branco. O produto reduz a imunidade do organismo.

3- Evite os embutidos. Esses alimentos contem muito sal e conservantes.

4 – Coma mais devagar. Você vai sentir sua digestão mais leve e manterá a tranquilidade durante o dia.  

5 – Evite comer tarde da noite. Esse hábito engorda, acidifica o sangue e causa problemas hepáticos.

6 – Conheça os alimentos que está ingerindo. Selecione os alimentos pelo valor nutricional e se ele faz bem ao organismo.

7 – Evite comer alimentos naturais em restaurantes desconhecidos, por causa da higienização.

8 – Prepare sua própria comida e tenha um tempo para cuidar de si próprio.

9 – Evite marcar almoço de negócios. A hora da refeição deve ser tranquila.

10 - Almoce em família e torne a refeição um momento de felicidade e prazer.

Fonte: Dr. Marcio Bontempo

Serviço

IV Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida
Data: 30 de outubro a 1º de novembro

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasilia - DF