Publicado em 29/12/2015 - geral - Da Redação
Recursos do Grupo Cemig serão otimizados com a cooperação com o Banco
A Efficientia, subsidiária integral da Cemig, e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) vão atuar em conjunto nos projetos de eficiência energética para as empresas mineiras, o que deverá ajudar a alavancar financiamentos públicos e privados para projetos de eficiência e solução energética. O acordo de cooperação técnica foi assinado na segunda (28/12), na sede do BDMG, em Belo Horizonte.
As duas instituições vão somar as suas expertises para proporcionar a melhor assessoria para os interessados em implantar projetos visando à racionalização do consumo em empreendimentos de médio e grande porte, bem como proporcionar soluções viáveis e baratas para demandas energéticas.
Com a cooperação, os clientes identificados tanto pela Efficientia quanto pelo BDMG serão auxiliados em questões técnicas e financeiras, respectivamente. A Efficientia apoiará as empresas na construção de projetos de investimento, realizará avaliações de viabilidade de projetos e acompanhará a implementação dos projetos. O BDMG, por sua vez, supervisionará a elaboração de projetos de financiamento e fará a análise de crédito e dos projetos financeiros apresentados pelas empresas. O Banco realizará ainda a gestão de crédito e os acompanhamentos financeiro e contratual para os solicitantes.
O diretor presidente da Efficientia, Alexandre Heringer Lisboa, considera que este acordo será fundamental para o papel desempenhado pelas duas instituições e para toda a sociedade, que busca a sustentabilidade ambiental. Também é fundamental para seus clientes. “Os clientes da Efficientia, além de contarem com toda nossa engenharia, uma das mais capacitadas do Brasil, na viabilização de projetos de eficiência energética, agora também poderão contar de forma mais facilitada de todas as soluções financeiras do BDMG”, explica.
Para o presidente do BDMG, Marco Crocco, a parceria com a Efficientia reforça o alinhamento de políticas públicas do Estado e o compromisso do Banco em apoiar empreendimentos de eficiência energética. “Uma das metas estratégicas do BDMG é a atuação em torno do desenvolvimento sustentável, e a eficiência energética é um dos setores que serão priorizados devido à sua importância. Nesse sentido, o acordo é um marco relevante”, disse.
Efficientia
A Efficientia é uma subsidiária integral da Cemig, criada em 2002, para intensificar a atuação na área de eficiência energética. Por meio da empresa, a Cemig implantou inúmeros projetos de eficiência e soluções energéticas para seus clientes, que passaram a contar com serviços de elevada qualidade neste setor. Até 2014, através desses projetos, a Efficientia gerou uma economia de energia de 160 mil megawatts-hora/ano, o suficiente para suprir uma cidade de até 350 mil habitantes. Graças a essa economia, 45 mil toneladas de CO2 equivalente deixaram de ser lançadas na atmosfera.
BDMG
Fundado em 1962, o BDMG integra o sistema de desenvolvimento econômico do Estado. O Banco atua para viabilizar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Minas Gerais, apoiando empreendimentos que gerem empregos qualificados e contribuam para a redução das desigualdades regionais. O BDMG oferece linhas de crédito para empresas e específicas para o setor público.
FONTE: ASCOM