Cemig moderniza iluminação de escolas públicas do Sul de Minas

Publicado em 29/05/2019 - geral - Da Redação

Cemig moderniza iluminação de escolas públicas do Sul de Minas

Investimentos em eficiência energética beneficiam instituições de Areado, Guaxupé e Machado 

Com o objetivo de levar iluminação de qualidade aos alunos e profissionais da educação da rede estadual pública, a Cemig está substituindo lâmpadas de alto consumo energético por outras de tecnologia LED para escolas da região Sul de Minas Gerais. A iniciativa, que integra o Programa Energia Inteligente da companhia, é responsável por garantir consumo mais eficiente e econômico, reduzindo o desperdício de energia e gastos públicos. 

Segundo o analista de eficiência energética da Cemig, Neander Geraldo Resende Lima, as novas lâmpadas têm durabilidade superior e diminuem os custos de manutenção das escolas. “Percebemos que muitas das instituições atendidas ainda faziam trocas constantes de reatores e lâmpadas. Com a substituição pelo novo sistema de iluminação, eliminamos essa necessidade”, explica o analista. 

Alinhada ao objetivo de reduzir impactos ambientais, a iniciativa também compreende a reciclagem das lâmpadas ineficientes. Além disso, segundo Neander Lima, tais práticas visam incentivar a sustentabilidade no ambiente escolar e propiciar uma sala de aula mais confortável e adequada para o desenvolvimento dos alunos e trabalho dos profissionais da educação. 

Escolas beneficiadas em 2019 

Somente entre janeiro e abril deste ano, o Programa Energia Inteligente já concluiu a eficientização de 70 escolas públicas do estado. Neste mês, a iniciativa chega a instituições do Sul de Minas Gerais, levando iluminação de LED para escolas de Areado, Guaxupé e Machado, sendo elas, respectivamente: Escola Estadual João Lourenço, Escola Estadual Doutor Benedito Leite Ribeiro e Escola Estadual Iracema Rodrigues. 

Programa Energia Inteligente e educação

Os investimentos da Cemig em escolas devem alcançar, entre o biênio 2019-2020, mais de R$ 12 milhões, considerando a modernização da iluminação de um total de 600 escolas e, ainda, a implantação de 100 microusinas fotovoltaicas em instituições de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

O Programa Energia Inteligente da Cemig, regulado pela Aneel, é responsável por aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade. 


ascom