Publicado em 08/06/2017 - geral - Da Redação
COLUNA MG - Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Contrato com a Copasa é renovado
A Prefeitura de Varginha e a Copasa assinaram os contratos que permite à estatal continuar cuidando do abastecimento de água da cidade e gerir o aterro sanitário. A celebração aconteceu nesta segunda-feira, 05, durante o "1º Fórum Varginha Rumo à Universalização do Saneamento", na Cidade Universitária. Participaram do evento, além do prefeito Antônio Silva e do vice-prefeito, Vérdi Lúcio Melo, também o secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Ferreira; o presidente da Câmara Municipal de Varginha, Zacarias Piva; o diretor de Operação Sul da Copasa, Frederico Delfino e o vice-reitor do Unis, Jeferson Vinhas Ferreira. O diretor de Operação Sul da Copasa, Frederico Delfino, informou que o início efetivo do aterro sanitário será no dia 1º de julho. (Gazeta de Varginha)
Arcos inicia atividades do SAMU
A Prefeitura de Arcos através da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nesta quarta-feira, 07, na base descentralizada do Samu, as atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 182. Através deste serviço a população contará com uma ambulância e uma equipe de resgate formada por um condutor socorrista e uma técnica de enfermagem. Além de duas ambulâncias que estarão disponíveis em Formiga e que atuarão de forma conjunta. A partir da atuação deste serviço todos os resgates de urgência e emergência passarão a ser de responsabilidade do Samu e não mais do Hospital Municipal São José, portanto a população deverá ligar diretamente para o número 192. (Correio Centro Oeste - Arcos)
Projeto prevê alterações no Plano de Carreira
O presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Antônio de Oliveira (PSDB), apresentou, nessa terça-feira, 06, durante a sessão ordinária, um Projeto de Lei prevendo alterações da Lei Complementar nº 062, de 30 de setembro de 2009, que dispõe sobre o Plano de Carreira dos Servidores da Câmara Municipal de Araguari. A proposta é que sejam criados onze novos cargos de provimento efetivo para complementar o quadro de servidores do Legislativo. Dentre as alterações propostas no Plano de Carreira, estão o estabelecimento de um horário de funcionamento; criação de cargos de provimento efetivo de carreira; extinção de cargos de comissão de confiança; adequações nas estruturas de cargo de provimento efetivo; dentre outras. (Gazeta do Triângulo - Araguari)
Aminas desiste de assumir HNSA
De acordo com informações extraoficiais, a Associação Mineira de Assistência à Saúde (Aminas), que foi apontada para assumir o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA) de Caratinga, desistiu da proposta feita à mesa interventora nomeada pelo Governo do Estado. A decisão, inclusive, já teria sido protocolada na 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caratinga. O presidente da Aminas Joel Tristão Júnior não revelou o motivo da renúncia à gestão. Com a desistência, Flávia Eugênia de Souza Rocha, de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que também manifestou interesse em assumir o gerenciamento do HNSA e teve a segunda proposta mais bem avaliada pela comissão, já está no município desde segunda-feira, 05, providenciando as documentações necessárias para assumir o hospital. (Diário de Caratinga)
Disputa tucana em Minas Gerais
Com a derrocada do senador Aécio Neves, afastado das atividades parlamentares e abandonado até pelos seus pares no Senado, que não vão poupá-lo no Conselho de Ética da Casa, o PSDB passou a viver uma guerra em Minas sobre quem assumirá o controle da legenda. Oficialmente, o presidente do partido no Estado é o deputado federal Domingos Sávio. Porém, como o partido ficou nas mãos de Aécio nas últimas décadas, a maior parte das lideranças tucanas sinaliza o desejo de ver o senador Antonio Anastasia, principal afilhado político de Aécio, no comando das ações. Anastasia descarta ser o candidato ao governo de Minas, mas já participa de encontros para definir o possível nome do PSDB para a disputa. Um dos nomes ventilados é o do tucano Fuad Noman, secretário de Finanças da Prefeitura de Belo Horizonte. (Folha da Manhã - Passos)
Fabriciano entre as cidades mais violentas
O município de Coronel Fabriciano está entre as quatro cidades mais violentas do estado de Minas Gerais, e passou à frente até de Governador Valadares que, por muitos anos, figurou no topo da lista das cidades do interior onde mais se matava no estado. É o que revelam os números do Atlas da Violência 2017, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O estudo refere-se a dados do ano de 2015. Naquele ano, Coronel Fabriciano foi a cidade da região com o maior registro de assassinatos consolidados, 48, conforme reportagem do Diário do Aço, publicado à época. A sequência desse estudo, em 2016, mostrou que Coronel Fabriciano permaneceu também em 2016 como a cidade onde mais se matou no Vale do Aço, com 47 homicídios, um a menos em relação a 2015. Já este ano, a cidade já conta 10 homicídios, contra 19 no mesmo período do ano passado. (Diário do Aço - Ipatinga)
Skank confirmada em Festa Ladainhense
O prefeito de Ladainha Walid Nedir divulgou oficialmente nessa semana, o show da renomada Banda Skank para a Festa Cultural do Ladainhense Ausente 2017, que será realizada entre os dias 05 e 09 de julho próximo. O show da banda pop rock será em praça pública, gratuito, no sábado, 08, e deverá atrair uma multidão na praça de eventos da cidade. Como sempre vem ocorrendo nos últimos anos, a tradicional festa do Ladainhense Ausente ocorre num clima de muita tranquilidade e segurança, conta com o apoio das Polícias Militar e Civil, e seguranças particulares, e excelente estrutura. (Diário Tribuna - Teófilo Otoni)