Coluna Minas Gerais

Publicado em 24/04/2017 - geral - Da Redação

Coluna Minas Gerais

Trabalhador será comemorado com marcha
Dia do Trabalhador será celebrado com marcha, protestos e cultura em Uberaba. As atividades, que estão sendo organizadas pelo Fórum dos Trabalhadores de Uberaba, em parceria com outros movimentos, terão início domingo, 30 de abril, e continuarão no dia 1° de maio. As principais pautas serão as lutas contra as propostas de Reforma Trabalhista e da Previdência e a Lei da Terceirização. Conforme a programação divulgada no domingo, as atividades começam junto ao Movimento Sem Terra, na Praça Dr. Jorge Frange, com atrações culturais em preparo para o Dia do Trabalhador. Já no dia 1° de maio, a programação terá início às 8h30, em frente ao Parque Fernando Costa, local em que será a concentração da marcha até a praça. (Jornal da Manhã - Uberaba)
Pedro Leopoldo terá Rodeio Show em junho
Uma das maiores festas de peão do Brasil, o Pedro Leopoldo Rodeio Show chega à sua 14a edição nos dias 9, 10, 14, 16 e 17 de junho reunindo um time de atrações de peso do sertanejo e da cena eletrônica. No primiero dia da festa, sexta-feira (9), Marília Mendonça, a dupla Maiara e Maraísa e o cantor Danillo Bottrel tomam conta do palco principal. No sábado (10) é a vez de Jorge e Mateus, Matheus e Kauan e a super atração eletrônica, o DJ Alok. Na quarta-feira (14), Wesley Safadão e as irmãs Simone e Simaria prometem agitar o palco principal no Parque de Exposições Assis Chateaubriand. Quem também se apresenta é a dupla de DJs Felguk. A sexta-feira (16) será comandada por Gusttavo Lima e Aviões do Forró. Já no sábado (17), último dia do evento, Henrique e Juliano e Zé Neto e Cristiano fecham com chave de ouro a programação. (O Observador - Pedro Leopoldo)

Prefeito visita instalações da rede municipal
O prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo (PSDB) visitou diversas instalações e equipamentos que compõem a rede de atendimento da Secretaria Municipal de Promoção Social. Acompanhado da secretária da pasta, Luzia Martins, da diretora técnica, Valéria Castilho, e da coordenadora de Atenção Básica, Lívia Maria Andrade, ele conheceu de perto a estrutura e o funcionamento dos diversos serviços oferecidos na área de assistência social. A equipe de governo esteve nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) das regiões leste, oeste e central, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Banco de Alimentos, em dois abrigos que atendem pessoas em situação de rua e no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), da zona Leste e no Restaurante Popular. (Jornal da Cidade - Poços de Caldas)

Nota fiscal eletrônica terá mudanças
Implantada em 2010, a Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFSe) do município de Uberlândia vai passar por mudanças. A partir de 1º de maio, todas as notas emitidas deverão identificar o tomador e qualquer cancelamento de notas com valor superior a R$ 500 deve ser feita com anuência dele. O sistema envia um e-mail com um link de acesso ao sistema para que o cancelamento seja aceito ou rejeitado. "Aos poucos vamos implementando melhorias. Isso é um avanço tanto no controle tributário quanto na gestão", disse Leda Oliveira, diretora de fiscalização de rendas tributárias. Em breve, os procedimentos eletrônicos também serão implementados para a emissão de notas fiscais de serviços avulsas. Atualmente, o prestador tem de comparecer ao Centro Administrativo para emitir a nota avulsa. (Diário do Comércio)

Servidor poderá utilizar instalações municipais
Os vereadores de Coronel Fabriciano aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei que autoriza aos trabalhadores diretos e indiretos que prestam serviços à municipalidade o uso de instalações municipais durante as jornadas de trabalho, tais como local para a realização de suas refeições e lanches, fornecimento de água potável, instalação sanitária e abrigo nos momentos de chuvas e intempéries. A matéria é de autoriza do Poder Executivo e compreende como unidades prediais do Município: as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Educação, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Terminal Rodoviário, sede da Câmara (CMCF), prédio da Prefeitura (PMCF), sedes das Secretarias de Governança e todas as unidades prediais de posse e propriedade do Município. (Classivale)

Câmara de Barroso faz homenagens
A Câmara Municipal de Barroso realizou, na noite de quinta-feira, 20 de abril, sua segunda sessão solene do ano. Desta vez, em comemoração à Inconfidência Mineira, principal movimento político da história do Brasil, que teve como principal nome o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. A sessão contou com entrega de honrarias e também uma palestra, para um plenário repleto de convidados. No protocolo da sessão, foram homenageados os fotógrafos participantes da exposição "Resquícios da Inconfidência Mineira", na qual os barrosenses do grupo de Facebook "Olhares de Barroso" foram convidados a fotografar sobre o tema, cuja exposição permaneceu no hall do Palácio dos Três Poderes até domingo. (Primeira Página)

Alunos do Cefet Leopoldina constroem drone
Estudantes do Cefet, Unidade de Leopoldina, estão inscritos na Competição Fórmula Drone (Projeto Helidesign) - iniciativa educacional da SAE Brasil, voltada a estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio. O objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. As inscrições foram precedidas por um Programa de Treinamento e Capacitação de Professores, como previsto no Projeto, realizado de setembro e novembro do ano passado, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Projeto conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) e tem 12 equipes inscritas. (Leopoldinense)

DA GRANDE MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA

* Stefan Salej

Os feriados de Páscoa estendem-se em abril até dia 21, quando o Brasil inteiro comemora a Inconfidência Mineira, relembrando o herói nacional Tiradentes, ou Joaquim José da Silva Xavier, dentista que se rebelou, junto com outros inconfidentes mineiros, na capital da província rica em diamantes, ouro e outros metais, Ouro Preto, contra a colonização e a opressão portuguesa. E o castigo dos portugueses, que nós tanto amamos nos dias de hoje, foi dos mais cruéis da nossa historia: esquartejamento. Ou seja, os portugueses nas terras brasileiras não vieram para serem amáveis ou conciliadores, vieram mesmo para tirar o que podiam, sem dó ou piedade. E dizem os historiadores que a revolta começou com o exagero na cobrança de impostos pelos portugueses. Aliás, algo que acontecia também naquelas épocas nas colônias dos hoje Estados Unidos: o Rei George III da Inglaterra resolveu cobrar mais impostos do que a colônia podia pagar.

A festa da Inconfidência em Ouro Preto todo ano tem mais e mais aspectos de política do dia do que reverência à nossa historia. E, além do mais, dá a oportunidade ao Governador de Minas de distribuir medalhas e homenagens que, para os que as merecem, dão a satisfação da recompensa e, para os que não as merecem e ganham assim mesmo, dão a satisfação de que passaram no teste da aceitação pública e política. A Medalha de Minas sempre é uma honraria.

Mas, nesta festa faltou, e falta há anos, a grande homenagem e a Grande Medalha da Inconfidência (a maior honraria) ao cidadão contribuinte. No país que a tem maior carga tributaria do mundo e os maiores juros, devemos lembrar dos Inconfidentes. Naquela época, os exploradores sanguessugas eram os colonizadores portuguesas. E agora, numa situação fiscal impossível para o cidadão (nestes dias que estamos entregando as declarações de imposto de renda lembramos da defasagem em 80 % dos valores que a receita reconhece em relação ao valor atual da moeda) e para as empresas, somos explorados pelos sanguessugas de incompetência de gestão dos nossos políticos e seus gestores públicos.

E se adicionarmos a isso os escândalos de corrupção, a Lava Jato só é o mais visível, mas há muito mais, então o custo de gestão de nosso país e suas unidades federativas e municípios é absolutamente inaceitável.

Não é só inaceitável do ponto de vista político, mas é inaceitável do ponto de vista econômico. Não se pode ter nem justiça social, nem igualdade, nem competitvidade com o sistema fiscal que temos. E ninguém fala em reforma fiscal. Ninguém! A reforma da previdência do setor privado, sem reformar a do setor público e sem atingir os estados e municípios, é pimenta nos olhos do trabalhador . E se ela não for acompanhada pela reforma fiscal, aliás prometida há vinte anos, quando os empresários mineiros, sob liderança da FIEMG, saíram na rua junto com o então Presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, nada de fato muda neste país ! Tudo será só ajeitamento circunstancial para favorecer um estado ineficaz, que empurra toda a sociedade para o abismo da ineficiência, pobreza e desemprego.

Portanto, Excelência, Cidadão Contribuinte, a medalha que os Inconfidentes cunharam com sua fé em um Brasil justo, com seu sangue e suas vidas, é sua.

* STEFAN SALEJ, empresário , ex-presidente do Sebrae Minas e da Fiemg - Federação das Indústrias de Minas Gerais.