Publicado em 21/12/2016 - geral - Da Redação
TSE determina nova eleição em Ervália
Os eleitores de Ervália precisarão voltar às urnas em 2017 para eleger o chefe do Executivo. A data para a nova eleição deve ser definida em até 40 dias pelo juiz eleitoral. O motivo é a manutenção do indeferimento do candidato mais votado, Edson Rezende, do Democratas (DEM). O recurso dele foi negado em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Candidato mais votado na cidade nas eleições deste ano, com 7.272 votos, ele concorreu por liminar por causa de um processo com base na Lei da Ficha Limpa.
Samu Centro Oeste depende de verba
O início das operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dos municípios do Centro Oeste de Minas depende apenas de um ato administrativo do Ministério da Saúde para entrar em operação externa, porque, internamente, o sistema já está pronto, possui pessoal capacitado para funcionar, dispõe de 24 ambulâncias (equipadas como UTI) para atender a região, com estrutura adequada para sediar o serviço central de regulação. Um encontro entre o prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), de Divinópolis, está agendado para esta quinta-feira com o ministro Ricardo Barros, da Saúde, em Brasília, para tratar do assunto.
TJ quer tratamento do esgoto de presídio em Caratinga
A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) deu prazo de um ano para que o Estado interrompa o despejo, sem o prévio tratamento licenciado pelo órgão ambiental competente, do esgoto sanitário oriundo do presídio de Caratinga nos corpos hídricos, sob pena de multa diária. Recente auto de infração descreve o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de pequeno porte do presídio, “sem autorização ambiental de funcionamento, não amparado por termo de ajustamento de conduta com órgão ou entidade ambiental competente, constatada a existência de poluição”.
Varginha faz audiência sobre água e esgoto
Nesta quinta-feira, 22, a Prefeitura de Varginha vai realizar audiência pública na sede do Propac II da Vila Barcelona. O objetivo é dar visibilidade e permitir a participação da população sobre o contrato de prestações de serviço com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa. O evento contará com a presença de dirigentes e técnicos da Prefeitura, da Copasa, da Câmara Municipal e de organizações locais, além de pessoas interessadas pelo tema. Após a elaboração do documento, o mesmo estará disponível para consulta pública na sede e no portal da prefeitura.
Valadares quita 13º dos servidores
A prefeitura de Governador Valadares depositou na terça-feira, 20, na conta dos quase 10 mil servidores públicos municipais, o pagamento integral do décimo terceiro salário. Cerca de R$ 17 milhões foram utilizados para bancar o benefício, dinheiro que não agradou apenas aos servidores, mas também aos comerciantes de uma forma geral, porque boa parte dele deve ir para as compras de Natal. O anúncio do pagamento pela prefeitura foi antecipado na última sexta-feira, durante entrevista coletiva da prefeita Elisa Costa (PT).
GM de Poços recebe pistolas eletrônicas
A Guarda Municipal de Poços de Caldas recebeu 10 pistolas eletrônicas para garantir ainda mais precisão e segurança nas atuações dos servidores. Na oportunidade foi iniciado o curso sobre o uso do equipamento. Na mesma solenidade, a corporação recebeu também uma novo veículo, 0 km. As pistolas eletrônicas estão inseridas dentro das prerrogativas da Lei n° 13.022, que regulamenta as Guardas Municipais de todo o país. Ao ser disparada, a pistola emite uma descarga elétrica que ao atingir o alvo, a pessoa fica paralisada de 7 a 8 segundos e sofre espasmos musculares o que tira a pessoa de combate, facilitando a imobilização.
JF registra mais de 1900 roubos até outubro
O ano de 2016 foi marcado pelo grande número de roubos e furtos em Juiz de Fora, chamados crimes contra o patrimônio. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), foram registrados 1902 roubos entre janeiro e outubro deste ano. A Delegacia Especializada de Repressão a Roubos (DERR) também realizou um levantamento relativo ao segundo semestre de 2016, compreendendo os meses de junho a dezembro. Nesse período, a delegacia realizou 103 prisões, sendo três latrocínios, que são casos de roubo seguido de morte. Os três casos já foram elucidados, resultando na prisão de seis autores.
Minas terá plantão contra a devastação
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) espera conseguir respostas mais rápidas para situações de devastação causadas pelas chuvas desta temporada com um plantão de 24 horas todos os dias da semana e que monitora o estado por meio de um radar meteorológico. Em caso de alerta, os recursos humanos e materiais poderão ser mobilizados por 6 secretarias de Estado e outros órgãos. A partir de decreto assinado na terça-feira, o Estado tem uma situação mais amparada para dar respostas à população atingida por esses eventos (chuvas), com monitoramento das ocorrências e todos os municípios mineiros.
ascom