Publicado em 28/03/2017 - geral - Da Redação
Sindcomércio consolida parceria com a UFVJM
A diretoria do Sindcomércio de Teófilo Otoni se reuniu com o reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Gilciano Saraiva Nogueira, para discutir projetos envolvendo a iniciativa privada e a universidade. Na oportunidade, o presidente do Sindcomércio, Iesser Lauar, acompanhado do diretor Valdivino Silva, apresentou ideias de fomento ao desenvolvimento da UFVJM, dando especial atenção a um plano de expansão do campus universitário para os próximos 50 anos. (Diario Tribuna de Mucuri - Teófilo Otoni)
Gilmar Machado é alvo de denúncia por PCC
O ex-prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT), o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Reinaldo Centoducatte, além de mais quatro pessoas da universidade e do Executivo são alvo de uma denúncia do Ministério Público Federal por improbidade administrativa. A ação conta que a prefeitura e a instituição firmaram contrato irregular para a realização do Plano de Cargos e Carreiras, o PCC. O MPF concluiu que a UFES recebeu mais de R$ 700 mil para realizar a consultoria que, segundo o ministério, foi disfarçada de projeto de extensão, pois o que ocorreu foi uma prestação de serviços por parte dos professores e servidores contratados. (Gazeta de Uberlândia)
Biblioteca propõe troca de multa por alimentos
A Biblioteca Municipal Professor Alencar de Assis, de São Sebastião do Paraíso pretende concluir nesta semana uma campanha iniciada em 1º março de 2017, através de uma atividade solidária que visa recuperar cerca de 130 livros que foram emprestados e não devolvidos pelos associados. A iniciativa consiste em transformar a multa em uma troca de alimentos que será posteriormente repassada para entidades sociais do município. A bibliotecária Daniela Lopes Rodrigues Domingues afirma que os funcionários da biblioteca já criaram uma tabela e estão convocando os leitores em atraso. (Jornal do Sudoeste - S. Sebastião do Paraíso)
Igreja Matriz de Congonhas é restaurada
Testemunha do barroco mineiro e rico exemplar do Patrimônio Cultural brasileiro, a cidade de Congonhas teve outra de suas igrejas restaurada pelo PAC Cidades Históricas. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição será reaberta após os trabalhos de valorização e conservação dos elementos artísticos, que incluem obras de Aleijadinho e Manuel Francisco Lisboa. A Igreja Matriz é a terceira obra do PAC Cidades Históricas concluída em Congonhas. A entrega à comunidade será nesta quinta-feira, 30, às 10h, com a presença da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa. (Diário do Aço - Ipatinga)
Reunião marca integração entre empresa e poder público -
Na quarta-22, na Casa de Hóspedes da Cenibra, em Belo Oriente, foi realizado um encontro com os novos prefeitos dos municípios de atuação da empresa. Na ocasião, o Diretor-Presidente Naohiro Doi reforçou a importância da soma de esforços entre sociedade civil, poder público e iniciativa privada para transformar a realidade das comunidades de forma sustentável. O objetivo do encontro foi apresentar aos prefeitos a estrutura da empresa, fluxos, contatos e potencial de parceria com o governo municipal. Após breve discurso do Diretor-Presidente, foi promovido um momento de bate-papo entre a equipe Cenibra e prefeitos encerrando o encontro com um almoço. (Jornal Classivale - Ipatinga)
Companhias de comédia se unem para apresentação
As duas principais companhias de comédia de Divinópolis, a Cia Tumate Cru e Os Teatráveis, juntaram forças para realizar a maior noite de comédia da região, o Divinópolis Comedy Night - A noite da divina comédia. Algumas das atrações são Comédia Stand-up, Personagens, Imitações, Improviso, entre outros. O espetáculo será no dia 6 de abril, às 20h e conta com Hamilton Costa, Christofer Costa, Diego Matias, Kleber Foguinho, Ailton Costa, Paulo Araújo e Stevan Gaipo no elenco. A duração da apresentação é de aproximadamente 1h40min. Os ingressos são limitados, apenas 100 estão disponíveis nos postos de venda. Os postos de vendas são na Brasil Radical do Shopping Pátio Divinópolis e no Ponto do Cartão por R$10,00 cada. (Portal Centro Oeste - Divinópolis))
Eleitores já podem fazer o cadastro biométrico
Os eleitores de Varginha já podem fazer o recadastramento biométrico. Segundo a Justiça Eleitoral, esse procedimento ainda não é obrigatório, mas agilizará a implementação do novo processo de votação. O voto biométrico consiste no uso das impressões digitais, além da fotografia do eleitor, para validar o voto. Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, comprovante de endereço e, se possuir, título de eleitor juntamente com CPF. Além de Varginha outras 9 cidades também estão realizando o cadastro biométrico, são elas: Campo Belo, Aguanil, Cristais, Santana do Jacaré, Campos Gerais, Campo do Meio, Extrema, Toledo, Carmo da Cachoeira. (Varginha Online - Varginha))
Vereador de Sabará lança projeto inédito
Aos 31 anos, o vereador Professor Costela (PTC) Hellison Lopes, é o parlamentar mais jovem da Câmara de Sabará. Logo no início do mandato, em fevereiro, lançou um projeto inédito na cidade, o Gabinete Itinerante. O projeto tem o objetivo de levar a Câmara Municipal a todas as localidades do município. Pelo menos uma vez por semana, o gabinete móvel percorre bairros da cidade e o vereador acolhe, pessoalmente, as demandas e sugestões da população. A agenda é divulgada antes pelas redes sociais e todas as solicitações recebem encaminhamento. (Folha de Sabará)
Quanto vale sua equipe?
Gilclér Regina
Uma pergunta que tenho feito sempre em minhas reflexões e conversas com empresários é: Quanto vale o seu funcionário? Quanto vale sua equipe de colaboradores no trabalho? Como medir isso? Tudo o que vem até você é atraído pela maneira como você pensa e pelas imagens que você guarda em sua mente. São coisas que os babilônios já sabiam assim como também Platão, Shakespeare, Newton, Beethoven, Einstein...
Todo esse comportamento da mente é transformado em atitudes diárias do ser humano que faz sucesso, notadamente no trabalho que é desenvolvido dentro das empresas. Uma empresa começa quebrar cinco anos antes e a razão disso é centrada, em geral, nestas atitudes de liderança. Existem dois tipos de atitudes que fazem um negócio quebrar.
A primeira são pessoas que não sabem delegar, que tem que se meter em tudo e se irritam até com a posição do cafezinho na sala... Opinam até em qual marca de sabonete se deve ou não comprar! Aliás, estes enfartam cedo. Não existe comprometimento com a equipe.
A segunda é sobre aquele despreocupado por completo, aquele que faz de conta que é míope e "não enxerga" muitas coisas... Prefere não despedir para não queimar sua imagem, vai relevando os erros daqueles que sempre chegam atrasados ou dos que fazem interurbanos com o telefone da empresa...
Ou ainda fazem "vista grossa" para aqueles que ficam horas na Internet conversando com amigos e visitando sites inúteis... A própria equipe começa a pensar que se nem o "chefe" se preocupa, muito menos eles devem se preocupar...
Na primeira situação o resultado é desastroso, causando um constante mal estar, um ambiente carregado. Na segunda, sentem o desleixo daquele que deveria ser o exemplo, sentem-se inseguros e não apostam no futuro da empresa nem de suas carreiras por lá.
Para você criar um valor para sua equipe é preciso eliminar essas duas situações, a do centralizador e a do despreocupado... Só assim, com uma visão centrada no hoje e no futuro se pode construir o sucesso com uma equipe que também é sucesso e acima de tudo comprometida.
Não há sucesso sem comprometimento, seja o da empresa ou do funcionário... Afinal, estão todos no mesmo barco!
Nos tempos atuais vivemos uma sociedade transformadora e é preciso apostar no negócio, nas tecnologias, mas acima de tudo, nas pessoas e saber que elas devem fazer a diferença, focadas e comprometidas com o trabalho e não apenas envolvidas... Devem ter metas, objetivos, ideais e propósitos naquilo que estão fazendo.
O erro primário que as empresas costumam cometer é não perguntar o que motiva. Nos planos de incentivo oferecem bens materiais para quem gostaria de uma viagem e oferecem uma viagem para quem têm carência de bens materiais em casa. Atropelam-se por não fazer uma coisa básica, a lição de casa: perguntar o que motiva!
Trabalhar a motivação é perceber que as coisas que não vemos são muito mais poderosas do que as que vemos. O que está embaixo do solo gera o que está acima dele. É o invisível que produz o visível. É este invisível que temos que trabalhar, ou seja, entender o que motiva verdadeiramente as pessoas e o caminho mais fácil ainda é o diálogo e a forma prática de ajustar a equipe é o treinamento.
O ser humano é 90% adaptação e esta só irá acontecer se ele estiver 100% motivado. Não basta estar no lugar certo, na hora certa. Você tem que ser a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa. Essa sutil diferença encontra-se na lei de causa e efeito onde tudo é resultado seja dinheiro, riqueza, saúde, doença e até o peso corporal das pessoas.
Motivar para fazer é a estratégia. Você se esquece daquilo que ouve, se lembra daquilo que vê, mas entende aquilo que faz. O sucesso é de quem faz, isto é, de quem coloca suas ideias em prática.
A motivação do ser humano é justamente aquela que o faz buscar um melhor sentido da vida, melhores condições para sua família, para seu bem estar e isso está intimamente ligado a sua condição profissional.
O reflexo na equipe é imediato. As pessoas tem uma auto estima acima da média, sentem-se com mais saúde, grande motivação para viver, um enorme prazer pelos resultados e um gosto indescritível pela missão cumprida.
Quanto vale sua equipe? Vale refletir porque esse valor está intimamente ligado ao seu sucesso ou seu fracasso!
Pense nisso e um forte abraço e esteja com Deus!
Gilclér Regina é Escritor e Palestrante Profissional
Uma pessoa simples que se transformou num dos mais reconhecidos Conferencistas do país, com atuações também no exterior.
(PALESTRAS) www.gilclerregina.com.br/contato