Publicado em 03/04/2017 - geral - Da Redação
Juiz-foranos cortam serviços essenciais
Quando a crise econômica chega, o consumidor é obrigado a reorganizar os gastos para fazer as contas caberem no orçamento. Os primeiros reajustes ocorrem no setor de serviços com o corte de despesas consideradas supérfluas. Porém, diante de um cenário nacional sem perspectivas de melhora, os juiz-foranos têm economizado até mesmo com serviços chamados essenciais, como é o caso de saúde, água e energia elétrica. O número de beneficiários de planos de saúde na cidade diminuiu gradativamente. Entre 2014 e 2016, foram mais de oito mil contratos encerrados, conforme dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No mesmo período, a Cemig observou queda de 6,1% no consumo médio mensal de energia elétrica. O uso de água também foi menor em 2014 e 2015, período da crise hídrica, e se manteve em patamar mais baixo ao longo do ano passado, segundo dados da Cesama (Tribuna de Minas - Juiz de Fora).
Inatel realiza coleta do lixo eletrônico
O Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações, localizado em Santa Rita do Sapucaí, realizou sábado, 1º de abril, uma campanha de recolhimento do lixo eletrônico. O projeto existe desde 2008 e nasceu da necessidade de fazer o descarte correto de materiais eletrônicos inutilizados e de reaproveitar os que ainda estiverem em bom estado. Uma tenda foi montada na Praça Cel. Justiniano, onde a população pôde levar objetos eletrônicos sem uso. Foram entregues monitores de computador, mouses, teclados, pilhas, impressoras, celulares, baterias, carregadores e outros aparelhos eletrônicos de pequeno porte. Os equipamentos em bom estado serão doados para escolas, entidades assistenciais e para o reaproveitamento de peças eletrônicas em feiras. A ação tem parceria da Prefeitura Municipal e do Hospital Ana Moreira Salles. (Gazeta do Vale)
Festival Estudantil de Teatro é lançado
Foi lançado no final da semana passada a 28º edição do Festival Estudantil de Teatro (Fet), em solenidade realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, que contou com a participação do ator e professor de teatro Giovanni Dias, além de representantes das escolas do município. Segundo o coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Mario Augusto Marques, neste ano o Fet terá novo formato. Serão ofertadas oficinas de concepção e criação de figurinos, cenografia e artes cênicas, por exemplo, ministradas pelo professor de teatro. (Jornal da Cidade - Poços de Caldas)
Câmara de Sete Lagoas demite servidor
Foi publicada no Diário Oficial do Legislativo a decisão do Processo Administrativo Disciplinar instaurado para apurar a conduta do servidor efetivo João Gualberto Gonçalves. Ele foi apontado como peça chave no esquema de desvio de dinheiro da Câmara Municipal descoberto em meados de 2015. O processo criado a partir do Ofício 551/2015 teve como base a falta "de natureza gravíssima" que "ocasionou prejuízo à Administração" cometida por João Gualberto Gonçalves. A Mesa Diretora da Câmara acatou o relatório da Comissão e aplicou a pena de demissão. Os fundamentos da decisão não foram informados. Outra investigação paralela está sendo realizada por um grupo especial do Ministério Público de Belo Horizonte. (Sete Dias)
APAE promove Leilão Beneficente
O Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis foi palco do 1º Leilão Beneficente promovido pela APAE de Leopoldina, com o objetivo de angariar recursos para manutenção da entidade, hoje presidida pelo empresário José do Carmo Fófano Vieira. De acordo com o presidente, atualmente as despesas da instituição são maiores do que a receita, tendo um déficit mensal de R$ 8.000,00. Ele explicou ainda que a intenção é equilibrar as contas da APAE. O evento teve a participação de autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo de Leopoldina, além de representantes de diversos segmentos da sociedade. Leopoldinense)
Programação de abril e maio traz oficinas
A programação dos meses de abril e maio do Projeto Cultura & Cidadania de Barroso traz duas oficinas gratuitas para promover a capacitação de públicos distintos. A primeira é a Oficina CataCoisa, para construção de objetos com diversos materiais. Voltada para mulheres com idade acima de 60 anos, a oficina tem como objetivo capacitar esta geração com mais criatividade, agregando valor aos materiais utilizados, que são recicláveis. As inscrições poderão ser feitas até o dia 05 de abril na Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso - ACIB.
Polícia Civil realiza projeto voltado as escolas
A 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Araxá, chefiada pelo delegadoVitor Hugo Heisler, promoveu, durante a semana passada, palestras nas escolas visando a conscientização de alunos e professores sobre os perigos, malefícios e implicações legais do consumo e comercialização de drogas. Além disso, foram abordados temas como `bullying` e outras condutas que passam despercebidas no cotidiano dos adolescentes e podem constituir os mais diversos tipos de crime. O responsável pelas palestras, o Delegado de Polícia Dr. Vinicius Ramalho Lima, explicou que os encontros continuarão no decorrer do mês de Abril e se colocou à disposição da Secretaria de Educação e dos diretores de outras escolas para promover o debate com os alunos e professores. (Diário de Araxá)
ascom