Publicado em 04/04/2017 - geral - Da Redação
Vereadores querem instalar câmeras em escolas
Duas escolas municipais de Leopoldina já registraram ocorrências de arrombamento e furtos esse ano. Esses dois fatos provocaram uma discussão sobre o tema durante reuniões da Câmara Municipal de Leopoldina. Os vereadores Pastor Darci José Portella e Jacques Villela elaboraram uma indicação sugerindo ao Poder Executivo a instalação de câmeras de segurança ou adoção do sistema de vigias nos períodos diurnos e noturnos em todas as escolas municipais. Ao defenderem tais medidas, os vereadores lembraram que as escolas municipais não possuem o sistema de monitoramente através de câmeras e que aquelas localizadas na cidade utilizam o sistema de vigias e alarmes. (Atual)
Prefeitura estuda retorno da gestão plena da saúde
Embora de início não tenha mostrado interesse no retorno da gestão plena de saúde, que o Governo do Estado pretende devolver ao Município, o prefeito Humberto Souto, do PPS, pode mudar de ideia. A questão foi discutida em reunião que contou com a participação da secretária de Saúde, Dulce Pimenta, do Superintendente Regional de Saúde, Maquieden Durães Viriato e dos representantes dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Montes Claros. A ideia do Governo do Estado, expressa pelo titular da SRS, é de que o Município de Montes Claros assuma a gestão plena que inclui a intermediação da transferência de recursos financeiros provenientes do Ministério da Saúde, para os hospitais que atendem pelo SUS. (Jornal de Notícias - Montes Claros)
Cedet receberá área pública para construção de sede
A Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas realizou reunião com as famílias dos alunos atendidos pelo Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet). No encontro ocorrido semana passada, a secretária de Educação, Flávia Vivaldi, anunciou que a Prefeitura fará a doação de um terreno para a construção da sede própria do Cedet. Desde o início do ano, o Cedet passou a funcionar no prédio da Secretaria Municipal de Educação por conta de irregularidades na documentação do imóvel anteriormente utilizado, locado pela Prefeitura, e também dificuldades no pagamento. O Cedet é um espaço de educação especial para alunos dotados e talentosos criado pela Prefeitura, em 2009.. (Jornal da Cidade)
Casa da ópera recebe sete shows
A Casa da Ópera de Vila Rica, em Ouro Preto, através do projeto "Música na Casa da Ópera", traz uma série de shows com artistas expoentes e consagrados da música nacional. O teatro, inaugurado em 1770, receberá sete espetáculos a preços populares, de abril a junho deste ano. O projeto "Música na Casa da Ópera" é realizado pela Un Music e patrocinado pela Oi, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais. (O Espeto)
Regional de Saúde quer implantar SAMU
O Superintendente Regional de Saúde, Wagner Barbalho, realizou durante a semana passada, reunião nas câmaras municipais de Ipatinga, de Timóteo, de Coronel Fabriciano, Ipaba, Iapu e Santana do Paraíso, com o objetivo de mobilizar agentes políticos e comunidade sobre a importância da implantação do SAMU Regional no Território Vale do Aço, que contempla 35 municípios e uma população de 838.499 habitantes. Segundo Wagner, a equipe de mobilização é formada por representantes da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (Cisvales), do SAMU Municipal de Ipatinga e pela Deputada Estadual Rosângela Reis. (Classivale)
Observatório Social do Brasil será criado
A 28ª Subseção da OAB de Teófilo Otoni cedeu espaço em seu auditório na semana passada, para que fosse ministrada uma palestra com o tema "O que é o Observatório Social e como formalizar". A palestra foi ministrada pelo presidente nacional do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney da Nóbrega Ribas, que falou sobre o funcionamento do Observatório e quem pode fazer parte. O OSB é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos, que reúne pessoas de todos os segmentos da sociedade, desde as associações de bairros, igrejas, clubes de serviços, das entidades setoriais de uma comunidade, que se reúnem para trabalhar através de uma metodologia que já foi padronizada no Brasil, para contribuir para a eficiência da gestão pública. (Diário do Mucuri)
Serviços e construção geram empregos
Apesar das diversas notícias de fechamento de empresas ou demissões, os dois primeiros meses em Divinópolis apontam um saldo positivo de 81 vagas de emprego. Pelo menos é o que dizem os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. É o resultado de 4.026 contratações contra 3.945 desligamentos. A situação é melhor do que a apresentada nos dois primeiros meses de 2016, quando o saldo estava negativo em 159 vagas. Foram 3.788 admissões e 3.947 demissões no período. Em 2017, os setores com melhor desempenho na cidade são os serviços, com saldo positivo de 235 vagas criadas, e a construção civil, com 36. O comércio amarga o pior resultado, com 119 oportunidades cortadas, seguido da indústria, com 80 empregos a menos. (Jornal Agora)
Você está preparado?
Gilclér Regina
A expectativa da crise é pior que a própria crise, pois fabrica ela. Falando como profissional de empresas, a crise também é fabricada pela soberba de algumas empresas, do mau atendimento, da zona de conforto provocada por resultados anteriores muito bons e que por isto menosprezam o mercado de agora fazendo com que as coisas fiquem mais difíceis e não sabem o que fazer nem para onde ir.
Por outro lado, você anda ouvindo todos os dias pela mídia, pela conversa de esquina, que o país está em recessão e que vai ficar ainda pior.
O que você faz? Troca de carro? Reforma sua casa? Reforma seu guarda-roupa? Programa sua tão sonhada viagem de férias? Absolutamente não.
Neste momento você guarda o dinheiro na poupança, na aplicação financeira para esperar por dias piores e ter sua reserva técnica.
Não estou dizendo que "guardar" é ruim. A cultura da poupança é imprescindível para o seu crescimento e do país também. Como exemplo, que o diga o Japão.
Mas esta expectativa por dias piores, cada um administrando o seu ganho, juntando-se as ações de outras pessoas, cada qual falando de crise nas esquinas faz com que você seja um agente multiplicador deste pensamento, transformando-se você numa cota para a imediata instalação de uma crise.
E você? Está preparando sua equipe? Está reafirmando a cultura da crise ou está trabalhando outras oportunidades?
Será que você percebe que estas oportunidades entram em silêncio, pelo quintal? Você está preparado? Lembre-se, não existe mercado parado. Existe gente parada.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Gilclér Regina é Escritor e Palestrante Profissional
Uma pessoa simples que se transformou num dos mais reconhecidos Conferencistas do país, com atuações também no exterior.