Publicado em 31/01/2017 - geral - Da Redação
COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
Prefeito de Cachoeira de Pajeú preside Cisnorje
Em assembleia realizada no final de semana, os municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Nordeste e Jequitinhonha (Cisnorje-Samu) elegeram a nova diretoria par ao biênio 2017/2018. O prefeito de Cachoeira de Pajeú, Humberto Tolentino Pereira, "Gilão" (PT), da chapa 1, venceu por 22 votos contra 19 da chapa 2, encabeçada pelo prefeito de Bandeira, Antonio Rodrigues dos Santos (PRB). Também foi aprovado o orçamento do Consórcio, que continua estimado em R$ 31 milhões.
UFU inicia aulas de reposição da greve
A reposição das aulas da graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) começaram ontem em todos os campi da instituição. Após 50 dias de paralisação dos servidores, que foi de 24 de outubro a 15 de dezembro do ano passado, professores e alunos retornam hoje à Universidade para finalizar o ano letivo de 2016. A reposição segue até dia 13 de março. O calendário de aulas para 2017 ainda será definido pelo Conselho de Graduação (Congrad), em reunião agendada para 17 de fevereiro. De acordo com informações do ex vice-reitor, Eduardo Nunes Guimarães, , os alunos que continuaram com aulas durante o período de greve e os alunos que vão ingressar na UFU neste ano também só poderão iniciar o ano letivo de 2017 após março.
Cidades do Centro-Oeste com vagas sobrando
Algumas vagas oferecidas ao longo de todo o ano de 2016 pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine) em Divinópolis, Pará de Minas e Nova Serrana não foram preenchidas. Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) mostra que os baixos salários oferecidos favorecem o desinteresse pelos cargos. O posto da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Divinópolis ofereceu 1.194 vagas de emprego em 2016, das quais 154 não foram preenchidas. Já Nova Serrana acumulou saldo de 791 ofertas ao longo do ano. Dessas, 216 ficaram sem virar contrato.
Decreto garante respeito ao nome social em MG
O diário oficial Minas Gerais do último sábado divulgou decreto do governador Fernando Pimentel garantindo que, em todos os segmentos da administração pública estadual, travestis e transexuais poderão utilizar o nome social e terão reconhecida a sua identidade de gênero. O nome social refere-se à forma como a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida. E, de acordo com o coordenador Especial de Políticas de Diversidade Sexual da Sedpac, Douglas Miranda, o reconhecimento do nome social vai, justamente, contribuir e fazer com que essas pessoas tenham mais cidadania.
Sete Lagoas extingue cargos na administração
A Prefeitura de Sete Lagoas divulgou Lei extinguindo os cargos de Função de Assessoramento Superior - FAS, criadas pela Lei Delegada Nº 02 de 29 de maio de 2013. A lei consiste na extinção de 35 cargos de Função de Assessoramento Superior e altera a estrutura administrativa do Gabinete do Prefeito e das Secretarias Municipais.
Inventor do requeijão morre em Poços
O inventor da fórmula do requeijão cremoso de copo, o empresário Moacyr de Carvalho Dias, morreu domingo, 29, em Poços de Caldas . "Xixo", como era conhecido, estava com 96 anos, e a causa da morte foi uma insuficiência renal. O ex-administrador de fazendas e dos Laticínios Poços de Caldas, atualmente, era proprietário do Criadouro Poços de Caldas, maior criadouro de animais silvestres do Brasil. Localizado em Poços de Caldas, o espaço abriga cerca de 4 mil aves de mais de 300 espécies diferentes. No início da década de 1950, o requeijão era produzido com creme de leite e era vendido em tabletes de 200 gramas, assim como a manteiga. Entre 1955 e 1956, Moacyr Carvalho Dias, teve a ideia de colocar o produto em copo.
Tecnologia de Caratinga atrai prefeituras
Classificado como um dos 20 melhores do Brasil, ganhador do Prêmio Fundação Banco do Brasil 2013 e detentor de vários outros títulos, o "Projeto Fossas Sépticas Econômicas e Quintais Agroecológicos de Caratinga", tem sido procurado por prefeitos da região, que têm interesse em buscar informações sobre a tecnologia, para aplicá-la em seus municípios. Reconhecido pela sua eficiência, o objetivo do projeto é proporcionar o tratamento de esgoto de forma econômica, ecológica, incentivando o uso sustentável dos Recursos Naturais, adequando o uso da água na irrigação de hortifrutigranjeiros, que compõe a alimentação humana, proveniente da agricultura familiar. O projeto ainda traz introdução do plantio de mudas frutíferas, iniciando um quintal agroecológico em torno do local de instalação das fossas.
CDL alerta comerciantes de Muriaé
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Muriaé tomou conhecimento que uma determinada empresa tem visitado os estabelecimentos comerciais com informações enganosas a respeito dos produtos e procedimentos oferecidos pela entidade. Um alerta foi emitido aos associados: "São vendedores de proteção de crédito que oferecem consultas, só que eles falam que os valores são mais baratos que da CDL e que são melhores, o que não procede", disse o presidente da CDL Muriaé, Leandro Latini da Veiga.