Publicado em 22/12/2016 e atualizado em 22/12/2016 - geral - Da Redação
Nova previsão para o Samu Oeste
O Ministério da Saúde se comprometeu a credenciar no início de 2017 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste (Samu Oeste) e definir o credenciamento, pelo Governo federal, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192) da Região Ampliada de Saúde (RAS) (Samu Sul), que já está em funcionamento há quase dois anos. O custeio do Samu, debatido anteontem em Brasília com o ministro Ricardo Barros, o Secretário de Saúde de Minas, Nalton Cruz, prefeitos, técnicos e parlamentares, deve ser tripartite, sendo governo federal responsável por 50% e os governos estadual e municipal por 25% cada. O Samu Oeste irá atender 54 municípios e uma população de aproximadamente 1.266.025 milhão de habitantes.
Fundação faz tombamento da Fazenda Cassu
O presidente da Fundação Cultural (FCU), Antônio Carlos Marques e o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, assinaram o decreto de tombamento municipal da sede da Fazenda Cassu, que agora passa a ser patrimônio histórico tombado de Uberaba. Segundo dados da Fundação Cultural, a fazenda é uma das primeiras propriedades criadoras de Zebu do século XIX na região do Triângulo Mineiro e está localizada na BR 050, saída para Uberlândia. As autoridades municipais, a decisão vai colocar o município no mapa turístico brasileiro.
Sucessão na Fiemg mobiliza associados
Os números divulgados sobre o processo sucessório na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) estão revelando uma divisão entre os associados. Ao contrário do que foi divulgado na última semana, o atual presidente Olavo Machado Jr., cujo grupo está no comando da instituição há 24 anos, não teria o apoio suficiente de sindicatos associados para pleitear o terceiro mandato consecutivo. Para ter o direito a se candidatar novamente, o atual presidente, que está no exercício de seu segundo mandato, teria que modificar o estatuto da entidade. Para tanto, necessitaria ter 92 votos dos 138 sindicatos associados.
Grupo da indústria reúne 103 votos
Dentro da Fiemg existe formado um grupo (Próindústria) que reúne hoje 103 representantes com direito a voto, que não concorda com esta manobra casuística. Este grupo respeita o mandato para qual o atual presidente foi eleito e que termina em maio de 2018. Contudo, entende o grupo que a tentativa de permanência no comando após esta data contraria frontalmente os princípios democráticos estabelecidos no estatuto da entidade, bem como, a vontade da maioria absoluta, que anseia pela necessária renovação, vital para que se tenha a legitimidade e a credibilidade para articular a retomada da indústria em meio a sua mais grave crise na história. O desrespeito à vontade desta maioria, se perpetrada pelos encastelados no poder, é que pode efetivamente desagregar a entidade.
Lojas têm horário especial no Vale do Aço
O comércio de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo funciona mais tarde até o dia 24. Conforme definido em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) entre patrões e empregados, desde ontem, 22, a abertura das lojas nas três cidades será das 9h às 21h, enquanto no sábado (24), das 9h às 18h. A CCT não abrange supermercados, açougues, casas de carnes e demais estabelecimentos do setor, bem como lojas de material de construção, autopeças e casas de noivas.
Centro Histórico de Grão Mogol é tombado
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) de Minas Gerais aprovou o tombamento do núcleo histórico de Grão Mongol, uma das cidades mais antigas do Norte do estado. A decisão do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural de Minas Gerais (Conep) foi tomada por por unanimidade, garantindo proteção para os bens do município, cuja primeira povoação surgiu no fim do século 18. Agora, já são 11 localidades mineiras com o tombamento estadual. O secretário de estado da Cultura e presidente do Conep, Angelo Oswaldo, destacou a importância do tombamento do núcleo histórico para os mineiros.
Araxá inaugura Central de Videomonitoramento
A Central de Videomonitoramento Urbano, instalada na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, foi inaugurada em Araxá, no Alto Paranaíba. O sistema é tem tecnologia de ponta e imagens em alta definição que a Administração Municipal disponibiliza para as polícias Militar e Civil, contribuindo com eficácia na prevenção e repressão da violência e da criminalidade. São 33 câmeras instaladas no Centro de Araxá e nas avenidas de acesso ao município. O videomonitoramento é operado por servidores municipais que receberam treinamento da Polícia Militar e têm apoio de um militar a cada turno.
Sistema MG 050 espera receber 340 mil veículos
O Sistema MG-050/BR-265/BR-491, principal rodovia ligando Belo Horizonte à divisão de São Paulo, através do Centro-oeste mineiro, deve receber cerca de 340 mil veículos durante as comemorações de Natal e Ano Novo. A AB Nascentes das Gerais, responsável pela administração e operação da via em parceria público privada com o Governo de Minas, lembra que o dia de maior movimento deve acontecer nesta sexta-feira, 23, quando quase 50 mil usuários devem passar pelo Sistema. No domingo, 1, a previsão é de um novo pico, com expectativa de 49 mil veículos. Em seus mais de 400 ks de extensão, a rodovia tem 6 praças de pedágio.
ascom