Publicado em 03/01/2017 - geral - Da Redação
Uberaba mantém sexta posição no PIB
Uberaba se manteve na sexta posição no ranking da produção mineira em 2014. A cidade também conseguiu permanecer como o maior valor adicionado agropecuário de Minas Gerais em 2014, segundo a Fundação João Pinheiro. O maior PIB em Minas Gerais foi o da capital Belo Horizonte, seguida por Uberlândia. As duas cidades juntas concentraram 22,5% da produção mineira em 2014, com participações de 16,97% e 5,49%, respectivamente. Em seguida no ranking aparecem os municípios de Contagem (5,09%), Betim (4,26%) e Juiz de Fora (2,66%). No sexto lugar, Uberaba foi responsável por 2,25% do PIB estadual.
Produção de batata deve crescer 30,86%
A produção de batata, em Minas Gerais, vai manter o crescimento ao longo da década 2016/2026, devendo chegar a 30,86%. A maior variedade de cultivares voltadas para o consumo in natura, para a indústria, e mais resistentes às pragas, além do avanço das tecnologias, são fatores que sustentarão o incremento. Os dados são da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A produção de batatas tem avançado significativamente na região do Alto Paranaíba, onde estão concentradas grandes empresas processadoras e o relevo mais favorável à mecanização.
Minas registra 7 carros roubados por hora
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais (Sesp), 21.818 veículos foram roubados entre janeiro e novembro, superando em 10,2% os 19.800 levados nos 12 meses de 2015. Segundo as autoridades, a maioria dos roubos e furtos é para o desmanche e reaproveitamento de peças no mercado dos receptadores. Neste ano, deve ser regulamentada em Minas Gerais a lei 12.977/2014, que obriga a etiquetagem das peças com a sua origem, o que permitirá à polícia inibir a venda ilegal.
Crise faz custo de vida cair 2,75% em Montes Claros
O aumento do custo de vida no ano de 2016 em Montes Claros, sexta maior cidade de Minas Gerais e o principal município do Norte do Estado, foi inferior ao índice inflacionário registrado em 2015. É o que aponta levantamento do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), do Departamento de Economia da Unimontes. De acordo com a pesquisa, o custo de vida teve uma variação acumulada de 8,55% em 2016 contra 11,3% em 2015. O estudo apontou que houve redução dos preços de produtos e serviços em 2016, especialmente no valor dos aluguéis e na educação.
Aplicativo recebe denúncia sobre focos de dengue
Há dois meses Bom Despacho conta com mais uma ferramenta contra o mosquito da Aedes aegypti, que transmite dengue e outras doenças. O aplicativo "100 aedes" permite que moradores denunciem focos do mosquito através do celular com internet. Segundo o coordenador de vigilância epidemiológica do município, Fernando Clemente do Couto Junior, o aplicativo somará às demais ações contra a dengue na cidade. A ferramenta foi criada por quatro estudantes universitários do curso de sistemas de informação, em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Reservatórios fecham ano com nível satisfatório
O ano de 2016 foi marcado por períodos de chuvas intensas no Triângulo e Alto Paranaíba. Segundo a estação meteorológica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), março e janeiro foram os meses mais chuvosos do ano e superaram 2015. Isto refletiu no volume acumulado nos reservatórios da região no ano passado. Segundo o Organizador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a quantidade foi maior do que em 2015. O levantamento foi feito pelo órgão, que é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), de novembro de 2015 a novembro de 2016.
Presídio de Frutal enfrenta superlotação
O Presídio de Frutal, no Triângulo Mineiro, está passando por problemas de superlotação. Além do excesso de presos, parentes reclamam da qualidade da comida que é servida no local. Há um ano uma rebelião no presídio terminou com um detento foragido, que acabou recapturado em outra cidade. Na época, havia 247 presos no local e hoje são 230. Contudo, a capacidade do presídio é para 135 pessoas.
Aplicativo aproxima eleitor do vereador
O vereador Gustavo Bonafé (PSDB) disponibilizou um aplicativo de celular pelo qual a população pode enviar denúncias e reclamações, além de comprovar as ações promovidas por ele na Câmara Municipal e em Poços de Caldas. Disponível para download na Play Store, o aplicativo tem 22 MB de tamanho e é de fácil acesso. Depois de instalá-lo no celular, basta que o usuário faça um cadastro informando seus dados ou faça login através do Facebook. Entre as opções existentes, há a fiscalização da atuação e resultados do vereador, que mostrará a frequência com que comparece às sessões da Câmara, número de indicações e ofícios feitos, projetos e requerimentos.
Viçosa faz reforma administrativa
Foi sancionada no final de dezembro a Lei Municipal nº 2609/2016, que altera a estrutura administrativa da Prefeitura de Viçosa. A nova legislação criou, extinguiu e alterou a nomenclatura de diversas repartições da Administração Municipal. A matéria também dispõe sobre modificação de cargos e atribuições. A reforma manteve diversas pastas de apoio administrativo; a Secretaria de Governo foi a única extinta na reforma. A pasta dará lugar à Superintendência de Gestão Pública e Governança.
ascom
.