Publicado em 16/07/2019 - geral - Da Redação
O
prazo para empresas de telecomunicação cadastrarem os clientes que não desejam
receber esse tipo de telefonema vence nesta terça-feira (16).
As principais empresas do setor de telecomunicações têm até esta terça-feira,16 de julho, para lançar uma lista nacional e única de consumidores que não querem receber chamadas de telemarketing com o objetivo de oferecer serviços de telefonia, TV por assinatura e internet. A determinação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A
medida vale para as empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM
e Vivo. Essas empresas também deverão, no mesmo prazo, criar e divulgar
amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar seu desejo
de não receber as ligações indesejadas.
A
lista de “não perturbe” deve ser única e o meio de acesso a ela, ou seja, onde
o consumidor poderá registrar seu número, também deverá ser único, fácil e
amplamente divulgado pelas prestadoras.
O
consumidor que tiver seu número nessa lista deixará de receber ligações de
telemarketing apenas das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky,
TIM e Vivo.
Robôs
estão na mira
A
lista nacional bloqueia também as ligações realizadas por robôs. Com o
telemarketing automatizado, as operadoras passaram a usar um discador que
recebe uma lista de telefones para fazer as ligações. Essas chamadas são,
então, passadas para atendentes ou o consumidor ouve uma gravação ao atender.
Casos
de ligações mudas ou que caem ao atender costumam ocorrer por falhas no sistema
ou porque não há atendentes para o robô passar a ligação. Esse sistema também
faz com que as ligações sejam repetidas para o mesmo consumidor no decorrer do
dia.
Esse
é um dos motivos que levaram ao aumento no número de queixas relativas às
chamadas de telemarketing. De 2016 até maio deste ano, já são 83.829
reclamações.
Além
disso, o Conselho Diretor da Anatel determinou às suas áreas técnicas que
estudem medidas para combater os incômodos gerados por ligações mudas e
realizadas por robôs, mesmo as que tenham por objetivo vender serviços de
empresas de setores não regulados pela Anatel.
Segundo
a agência reguladora, estudos de mercado estimam que pelo menos um terço das
ligações indesejadas no país sejam realizadas com o objetivo de vender serviços
de telecomunicações, que só podem prestados por empresas reguladas pela
agência. A implementação da lista nacional de “não perturbe” regula apenas as
chamadas feitas pelas empresas de telecomunicação, e não se estende a chamadas
realizadas por companhias de outros setores.
A
Anatel informou que acompanhará a implantação do sistema para garantir que o
bloqueio seja realizado o mais rápido possível a partir da inclusão do número
do consumidor na lista.
As
prestadoras que descumprirem a regra podem ser advertidas ou penalizadas com
multa no valor de R$ 50 milhões.
Revisão
de regras foi antecipada
A
agência decidiu acelerar a mudança das regras sobre ligações de telemarketing
no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Telecomunicações, que já
prevê desde 2014 que o consumidor tem direito de não receber mensagens por SMS
de cunho publicitário em seu celular sem consentimento prévio.
A
revisão do regulamento, que estava prevista na Agenda Regulatória com Consulta
Pública programada para o segundo semestre deste ano, foi antecipada. E o
Conselho Diretor da Anatel determinou que os temas relativos a telemarketing
fossem tratados prioritariamente, antes da revisão do regulamento como um todo.
Em
março, as prestadoras se comprometeram a implementar, até setembro, um código
de conduta e mecanismos de autorregulação das práticas de telemarketing. A
implementação da ferramenta de bloqueio foi um dos mecanismos apresentados
pelas teles à agência.
Por
meio de nota, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel
Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), que representa as empresas que fazem parte
da medida, informou que a iniciativa de criar uma lista nacional surgiu do
diálogo entre as prestadoras e a agência reguladora com o objetivo de criar uma
proposta mais ampla de autorregulação de telemarketing para o setor de
telecomunicações.
“Isso
demonstra o comprometimento das operadoras em desenvolver iniciativas para
aprimorar a utilização desta ferramenta no Brasil. As operadoras receberam da
Anatel no dia 13 de junho a diretriz alinhada com as tratativas em andamento e
já estão trabalhando em conjunto para o atendimento ao prazo.”
Estados
já têm lista de “não perturbe”
Nos
estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Maranhão,
Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina,
Ceará e Alagoas já existem leis que preveem o cadastro de telefones para
bloqueio de ligações de telemarketing – não restritas às empresas de
telecomunicação. O Procon de cada estado tem um site próprio para o consumidor
cadastrar seu celular.
Fonte: G1