Publicado em 10/03/2015 - geral - Da Redação
Durante a celebração em Belo Horizonte, o engenheiro civil Jobson Andrade será empossado para a presidência do Crea-Minas Gestão 2015/2017. Na ocasião, os Inspetores e Dirigentes das 85 unidades do Conselho no estado também serão empossados, entre eles os representantes da cidade de Ipatinga.
Com a missão de defender os interesses sociais e humanos, promovendo a valorização profissional, o desenvolvimento sustentável e a excelência do exercício das atividades profissionais, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) comemora, em 2015, 80 anos de história. A cerimônia solene será realizada no dia 20 de março, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.
Na oportunidade, serão empossados para a gestão 2015/2017, o engenheiro civil Jobson Andrade, para a presidência do Crea-Minas, e o engenheiro civil Maurício Fernandes, para a Diretoria-Geral da Mútua-MG, a Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas. Os Inspetores e Dirigentes das 85 unidades do Conselho no estado também serão empossados no dia. Os representantes foram eleitos pelos profissionais registrados no Sistema em pleito realizado em novembro de 2014.
“Estar à frente de uma instituição tão importante como o Crea nos mostra o tamanho da responsabilidade e a confiança que nos foi depositada. São 80 anos de história, oito décadas de intensa atividade na engenharia mineira. E assumimos agora mais um mandato para continuar essa trajetória. Minha expectativa é de que após meus seis anos à frente do Crea-Minas, essa instituição tenha contribuído para aproximar o profissional de engenharia, com o seu saber, do Crea e da sociedade, e que esta tenha uma percepção maior da necessidade e da extrema importância do engenheiro em sua vida para qualquer coisa,” afirma o presidente do Crea-Minas Jobson Andrade.
Cada vez mais o Crea-Minas vem levantando debates sobre assuntos de interesse público para o desenvolvimento econômico sustentável. A criação de bons projetos também faz parte dessa história. Algumas destas ações foram a realização, entre 2012 e 2013, dos Encontros Regionais - Políticas Públicas e Corresponsabilidade Social, em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais. Em 2012 o conselho criou as Câmaras Temáticas, que incluem a de Mobilidade Urbana, Valorização do Profissional no Serviço Público e Rodovias Federais em Minas Gerais. Outro projeto visionário foi a Câmara de Mediação e Arbitragem (CMA), originada para a resolução de conflitos dentro da engenharia através de alternativas fora do âmbito judicial.
Sobre o Crea-Minas
O Crea-Minas é uma autarquia federal que regulamenta e fiscaliza o exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, tanto no nível superior quanto técnico. Sua principal função é defender a sociedade da prática ilegal das atividades fiscalizadas. O órgão possui registrados mais de 160 mil profissionais da área tecnológica atuando em todo o estado.
O Conselho é composto por Regionais, Inspetorias e Escritórios de Representação, que são unidades de atendimentos regionais e têm como objetivo aproximar o Conselho do profissional e da sociedade, tornando mais ágeis os processos e a prestação de serviços. As unidades estão localizadas estrategicamente em 85 cidades de Minas.
FONTE: ASCOM