Publicado em 03/10/2016 - geral - Da Redação
Entre os artigos que escrevo estão incluídos alguns temas sobre Gestão Empresarial. Crenças e Princípios é um deles. E tenho recebido algum retorno, sempre positivo, de jovens empreendedores e de estudantes de escolas técnicas. Isso é muito promissor; mostra que há um horizonte límpido e claro. Então, vamos lá:
Se alguém administra uma empresa de um dono só já tem uma ideia do que a empresa representa. Se é parte de uma de grande porte, é possível que certas crenças e princípios sejam inerentes à sua forma de atuar no mercado. A melhor forma de conhecer a fundo essas crenças e princípios é imaginando como alguém reagiria diante de dilemas difíceis.
Pense, portanto, nas situações descritas no questionário abaixo. É bem possível que você queira incluir no questionário as opções: Não Sei ou Outros. Não importa. O objetivo é você raciocinar e responder, se quiser, é claro. Você não só terá o meu retorno através do E-mail: papbotelho@uol.com.br como receber&aa cute;, de presente, um exemplar do meu livro “Moinhos de Vento”.
Questionário
Situação 1
Um cliente insatisfeito exige que a empresa devolva todo o dinheiro que pagou pelo produto. O produto não está com defeito, mas não pode ser revendido. O cliente insiste que o produto não funciona. – O que você faria?
Situação 2
Você precisa preencher uma posição-chave em sua empresa. – O que você faria?
Situação 3
Você é obrigado a demitir um de seus funcionários. – Que funcionário você demitiria?
Situação 4
Para alcançar sua meta de lucratividade no próximo trimestre, você precisa reduzir custos. – O que você faria?
Situação 5
Você descobre que um dos seus produtos não atende às especificações anunciadas. – O que você faria?
Observação
Essas questões estão baseadas no livro Planejamento Estratégico de Paul Tiffany e Steven Peterson da Home Planet Technologies.
- Bom retorno e Sucesso!
Paulo Augusto de Podestá Botelho é Consultor de Empresas e Escritor. www.paulobotelho.com.br