Documentário revela a história do rio São Francisco

Publicado em 23/03/2015 - geral - Da Redação

Documentário revela a história do rio São Francisco

“Remeiros do São Francisco” traz ao público registros históricos da navegação no Velho Chico. Lançamento será no dia 27 de março, em Belo Horizonte.

A história da navegação no rio São Francisco e a importância da sua preservação poderão ser conhecidos, pela primeira vez, no documentário “Remeiros do São Francisco”, filme inicial da trilogia “Navegantes do Velho Chico”. A obra será lançada em Belo Horizonte no dia 27 de março, às 19h30, no auditório do CREA Cultural. O filme é uma produção do diretor Dêniston Diamantino, que há mais de 30 anos se dedica à pesquisa e produção de documentários sobre meio ambiente e cultura popular no vale do São Francisco.

O documentário vem sendo produzido desde 1988. Ao longo dos mais de 25 anos, o diretor colheu depoimentos, registros e relatos jamais vistos na história do São Francisco. “Naquela época tive a chance de conhecer alguns remeiros e comecei a fazer as gravações. Pouquíssimas pessoas conhecem ou já ouviram falar dos remeiros e de suas barcas, apenas os mais velhos ainda se recordam. Muitos não sabem nem que já houve navegação no São Francisco. É uma história fascinante, com tristezas, sofrimentos, mas também muitas alegrias e cantorias”, explica o diretor. 

O objetivo, então, segundo Diamantino, é resgatar a história e mostrar como, um dia, foi intensa a navegação no Velho Chico.  “Em um tempo muito mais precário e de tecnologia rudimentar, as barcas de vara transportavam até 50 toneladas de mercadorias. A navegação foi fundamental para consolidar as cidades do Vale, e, se tivesse sido preservada, teríamos um rio muito mais saudável, que poderia oferecer a sua população trabalho, renda, intercâmbio cultural, como acontece em vários rios no mundo”, destaca.

O documentário foi gravado em várias cidades de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, com trilha sonora original, desenvolvida pelo músico Rodrigo Freitas a partir do canto original dos remeiros. Os principais personagens são os próprios remeiros, que relatam seus conhecimentos e lembranças. A obra tem participação do antropólogo e escritor Zanoni Alves e traz fotografias históricas da década de 1940, do francês Marcel Gautherot e da americana Genevieve Naylor, entre outras.

“Remeiros do São Francisco” faz parte da trilogia “Navegantes do Velho Chico”, que terá, na sequência, documentários sobre os vapores e rebocadores. “Vivemos num país sem memória ou quase sem ela. Precisamos valorizar nossas raízes, saber de onde viemos, quem fomos, como formamos a nossa identidade. A navegação é uma passagem importante da nossa história”, ressalta. O documentário também será lançado nas cidades de Montes Claros, Manga e Januária, no norte de Minas.

Sobre o diretor

Dêniston Diamantino é um documentarista apaixonado por meio ambiente, folclore e cultura popular no vale do São Francisco. Ao longo dos 30 anos, já são 15 documentários produzidos, entre eles “O Rio São Francisco”,O Velho do Rio”, “Cerrado – O Pai das Águas”, “Xingó” e “Carinhanha – Um Rio do Grande Sertão”. Em suas obras, o diretor busca trazer ao público um contato com a realidade do Brasil interiorano, destacando as riquezas culturais, tradições, expressões e crenças do povo, bem como as ameaças ao meio ambiente e a necessidade de preservação.

As obras, com temas muitas vezes inéditos, já receberam vários prêmios de melhor documentário e melhor fotografia em festivais de vídeos e cinema. 

 

Lançamento do documentário “Remeiros do São Francisco”

27 de março, às 19h30

Auditório do CREA Cultural - Av. Álvares Cabral, 1600 - Santo Agostinho.

Belo Horizonte / MG

Entrada gratuita – Vagas limitadas

Apoio: CREA Cultural

Realização: Opará Videos (www.oparavideos.com.br)

Informações: karla.diamantino@gmail.com

 

Sinopse

Filme inicial da trilogia “Navegantes do Velho Chico”, REMEIROS nos apresenta o primeiro grande transporte de cargas praticado em séculos passados no São Francisco.

Numa viagem imaginária em 1928, a bordo da barca “Surubim Rey”, os remeiros revelam o sofrimento do árduo trabalho nas barcas, as curiosidades, superstições, cantigas, devoções, histórias trágicas e lembranças memoráveis na carreira grande do rio. Caminhando nas coxias das barcas, com varas ao peito, eles impulsionavam as embarcações comercializando porto a porto, rio acima e rio abaixo, toneladas de mercadorias.

O documentário resgata, com depoimentos, imagens e fotografias históricas do São Francisco, esse importante capítulo pouco conhecido da história brasileira.

 FONTE: Assessoria de Imprensa / Karla Lamounier