EDUCAÇÃO X ENSINO: Uma visão odontológica

Publicado em 13/04/2016 - geral - Da Redação

EDUCAÇÃO X ENSINO: Uma visão odontológica

O professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, José Sérgio de Carvalho, diz que o verbo ENSINAR tem a intenção de promover uma aprendizagem no outro. “Essa aprendizagem pode ser a transmissão de uma informação ou pode ser o desenvolvimento de uma competência como ler e escrever. Eu posso ensinar alguém a ler e escrever, mas também posso ensinar alguém a roubar e matar”. Já o professor Armindo Moreira, autor do livro Professor não é Educador, afirma que: “Não é papel do professor educar uma criança. A EDUCAÇÃO é papel dos pais”.

Hoje existe uma acomodação muito grande a respeito da competência da EDUCAÇÃO dos filhos, sendo esta demasiadamente delegada a qualquer outro profissional que tenha a responsabilidade de ENSINAR, tecnicamente, o certo e errado, mas não deve ser o EDUCADOR de seus filhos.

O velho ditado: “EDUCAÇÃO vem de berço” não poderia estar mais atual, pois os pais devem entender que os bons costumes, os bons hábitos, as boas maneiras, as noções básicas de bom comportamento, boa higiene, boa aparência podem ser ENSINADOS por qualquer profissional como professores, médicos, estilistas, fisioterapeutas, sanitaristas, dentistas e tantos outros; porém, para que este conhecimento passe a fazer parte da personalidade daquela criança é necessário EDUCAÇÃO no dia a dia, é necessário que os pais dêem exemplos saudáveis e rotineiros para que essas crianças possam APRENDER realmente.

No consultório odontológico nos deparamos com isto diariamente. Crianças com sérias carências de bons hábitos alimentares e de higiene oral. Na grande maioria das vezes elas foram ENSINADAS a comer corretamente e se higienizarem adequadamente após as refeições por dentistas particulares e públicos, e até mesmo pela mídia e internet (grande fonte de informação atualmente). No entanto, por falta de bons exemplos em casa, os bons ENSINAMENTOS são perdidos simplesmente por não se tornarem hábitos, pois raramente os pais praticam ou exigem de seus filhos essas práticas, demonstrando a falta de EDUCAÇÃO no lar.

A boa EDUCAÇÃO vem dos pais que devem lembrar que são os principais responsáveis por quem aquela criança será para o resto de sua vida, independente do quanto elas forem ENSINADAS.

Dr. Flávio Vieira Pedro - CRO 38723 / Dentista Especialista em Ortodontia