Facebook da AGU chega a 200 mil curtidas

Publicado em 22/07/2015 - geral - Da Redação

Facebook da AGU chega a 200 mil curtidas

Para aproximar a Advocacia-Geral da União (AGU) do cidadão, a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) incrementou a atuação nas redes sociais em 2015. As ações deram resultado, e a página da AGU no Facebook chegou a 200 mil seguidores na terça-feira (21/07). 

O primeiro grande salto no número de curtidas da página ocorreu entre março e junho de 2014, quando houve um aumento de 400%: de 31,8 mil a 100 mil pessoas. Desde então, o número continuou crescendo de forma consistente até alcançar os atuais 200 mil seguidores.

A marca consolida uma nova fase das redes sociais da Advocacia-Geral, mais voltada para o diálogo e a interação com o cidadão. Com quase 300 mil seguidores no Facebook e Twitter, as redes sociais cumprem o seu papel em esclarecer o papel constitucional da AGU junto à população. 

Outros números importantes marcam essa nova fase. A média de pessoas alcançadas por postagem no Facebook teve crescimento superior a 250%: foi de 9,7 mil no segundo semestre de 2014 para 34,6 mil no primeiro deste ano. No mesmo período, a média de interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) diárias saltou de 304 para 1422, aumento de 360%.

Para chefe da Ascom da AGU, Adão Paulo Oliveira, o Facebook demonstra todo dia a sua relevância como ferramenta de comunicação ao permitir a criação de espaços de interação direta com o cidadão. "O investimento nas mídias sociais se revelou uma política acertada. A marca dos 200 mil seguidores merece destaque muito mais por seu caráter simbólico do que por sua importância quantitativa", afirma.

"A ideia é abrir espaço para o diálogo com a sociedade. As redes sociais representam um novo paradigma de comunicação. De uma forma geral, os órgãos públicos não podem mais apenas atuar como mero emissores de informação; precisam dialogar com o cidadão", complementa Filipe Marques, jornalista responsável pelas redes sociais da AGU.

Uma das grandes novidades das redes sociais da AGU foram as artes explicativas de termos e temas jurídicos. Além disso, com a inauguração do estúdio de TV, as redes sociais da AGU também passaram a contar com quatro novo programas: AGU Brasil, AGU Entrevista, AGU Notícias e, principalmente, o AGU Explica.

Com duração de no máximo dois minutos, o AGU Explica é um quadro que conta com a participação do procurador federal Gustavo Augusto para esclarecer, em uma linguagem simples e acessível e com recursos visuais como fundo interativo e infográficos, temas jurídicos e de interesse público relacionados à AGU. Como é um programa voltado para as redes sociais, o AGU Explica é dinâmico e incentiva a participação dos internautas. 

Fonte: Assessoria de Comunicação