Governo federal atende reivindicações dos caminhoneiros

Publicado em 23/04/2015 - geral - Da Redação

Governo federal atende reivindicações dos caminhoneiros

O governo federal e lideranças dos caminhoneiros realizaram na quarta-feira (22/04) a quarta reunião da Mesa de Diálogo do Transporte Rodoviário de Cargas, criada em 25 de fevereiro. No encontro, o governo apresentou um balanço das conquistas e garantiu a continuidade do diálogo permanente com o setor.

O ministro Miguel Rossetto (Secretaria-Geral) defendeu que as medidas foram construídas em ambiente de diálogo e respeito. “São conquistas importantes que marcam uma nova relação entre o governo federal e o setor de transporte de cargas, em especial, os caminhoneiros. Queremos continuar esta construção de agenda positiva a partir de um diálogo permanente”.

 Sanção integral, sem vetos,  da Lei dos Caminhoneiros (Lei 13.103/2015);

  1. Isenção de pagamento de pedágio para o eixo suspenso de caminhões vazios;
  2. Aumento do valor da estadia de R$ 1,00 para R$ 1,38 por tonelada/hora, calculada sobre a capacidade total de carga do veículo;
  3. Responsabilidade do embarcador ou destinatário de fornecer documento hábil para comprovação do horário de chegada do caminhão;
  4. Tolerância de peso bruto total de 5% e de peso por eixo de 10%;
  5. Perdão das multas por excesso de peso expedidas nos últimos dois anos;
  6. Responsabilização do embarcador pelos prejuízos decorrentes do excesso de peso e transbordo da carga em excesso;
  7. Regulamentação do  exame toxicológico de larga janela de detecção
  8. Regulamentação do tempo de direção, parada e descanso dos motoristas profissionais;
  9. Regulamentação de Autorização Especial de Trânsito para caminhões boiadeiros, para circulação sem limite de horários;
  10. Estabelecimento das condições sanitárias, de segurança e de conforto nos pontos de parada.
  11. Isenção de tarifas do cartão frete que reduzem custos para os caminhoneiros, transferindo o encargo ao responsável pelo pagamento do frete;
  12. Responsabilização e multa para o embarcador pelo tempo de espera a que o caminhoneiro for submetido durante carga e descarga;
  13. Carência de um ano para pagamento das parcelas de financiamento dos programas Procaminhoneiro e Finame do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aprovada na Câmara e aguardando votação no Senado;
  14. Fórum permanente de diálogo coordenado pelo Ministério dos Transportes, com participação da ANTT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e entidades representativas de transportadores,  autônomos e embarcadores.

Na reunião, o governo federal propôs também estabelecer tabela referencial de custo de frete cumprindo compromisso firmado com os caminhoneiros, em 25 de fevereiro de 2015. A tabela estabelece parâmetros de referência de preço para a atividade de transporte de cargas.

Fonte: SG - Imprensa