Publicado em 20/03/2015 e atualizado em 20/03/2015 - geral - Da Redação
Copasa envia pedido na sexta (20) para agência reguladora e só recomposição da inflação será de 8%. No próximo dia 10 de abril, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Arsae-MG) anunciará o reajuste anual da tarifa de água, pedido pela Copasa. E o consumidor pode esperar um valor bem acima da tarifa reajustada em 2014, que foi de 6,18%. O diretor geral da Arsae, Antonio Caram Filho, explicou que o cálculo para o reajuste tem como base índices da inflação dos últimos 12 meses. Hoje, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os índices estão em quase 8%.
Além disso, a metodologia incluiu reajustes na tarifa de energia elétrica, que chegam a 40%. A reportagem do O TEMPO procurou especialistas para calcular uma estimativa do reajuste, utilizando a metodologia da Arsae, mas os economistas não se arriscaram a fazer a conta. Para a definição do índice de reajuste, a agência aplica metodologia definida em 2011, que utiliza informações contábeis, gerenciais e de mercado da Copasa para apurar o efeito inflacionário nos diferentes tipos de custos do prestador.
O aumento pode servir como reposição das perdas financeiras da empresa, a partir da redução do consumo. Procurada para comentar as informações, a Copasa informou que enviará nesta sexta a proposta de reajuste anual para a Arsae. A agência reguladora terá então 30 dias para autorizar o aumento e o valor da tarifa.
Junto com esse aumento, que passa a valer em maio, virá ainda a sobretaxa da água, que está em fase de análise pela agência. Assim que aprovada, possivelmente em abril, essa tarifação extra incidirá sobre a conta mais alta, também em maio.
Já a sobretaxa, ainda em estudo, será aplicada para quem não economizar água. Atualmente, a meta da Copasa é reduzir o consumo da população em 30%. Uma fonte do governo de Minas indicou que a proposta é não deixar que o consumidor ultrapasse a média de gasto dos últimos 12 meses.
Caram ressaltou que a agência só definirá o valor da sobretarifa, após ser publicada no “Diário Oficial do Estado†a deliberação normativa aprovada esta semana, que garante ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) declarar formalmente o estado de escassez hídrica nos municípios que enfrentam forte situação de seca. “Já iniciamos o estudo técnico para avaliar a sobretarifa, mas nada vai ser definido antes de o documento ser publicadoâ€, concluiu o diretor da Arsae.
Datas
Publicação. O reajuste a ser divulgado em 10 de abril será publicado no “Diário Oficial do Estado†no dia seguinte, 11 de abril. No dia 13 de maio, o novo valor já passa a valer na conta de água.
fonte: ANGÉLICA DINIZ - ESPECIAL PARA O TEMPO