Publicado em 08/03/2020 - geral - Da Redação
Cemig orienta consumidores a procurarem a empresa para negociar débitos
A falta de pagamento da conta de luz pode implicar na suspensão do
fornecimento de energia. Buscando evitar esse transtorno para os clientes, a
Cemig orienta sobre as condições em que a interrupção pode acontecer e, caso
ocorra, como proceder para o restabelecimento do serviço. A companhia também
oferece negociação aos consumidores que se encontram em situação de
inadimplência e realiza campanhas de negociação de débitos com condições e
facilidades diferenciadas.
Antes do corte, a Cemig entra em contato com o
cliente por meio de diversas formas de comunicação, visando evitar que o
fornecimento de energia seja interrompido. Os clientes são alertados sobre o
atraso nas faturas via e-mail, SMS, cartas. A informação também vem em destaque
na fatura, no campo “reaviso de contas vencidas/débitos anteriores”. Ao
receber a conta, o cliente deve verificar esse campo,
que é destacado em amarelo no formulário, para identificar possíveis
notificações de débitos pendentes. Observar essa informação na conta de luz
pode evitar suspensão do fornecimento de energia e custos adicionais com a
religação.
Para garantir o recebimento desses comunicados, é
fundamental que o cliente mantenha seu cadastro e contatos atualizados junto à
empresa. “Por isso, recomendamos aos nossos clientes que cadastrem seu e-mail
ou telefone para receber mensagens sobre inadimplência, por meio dos canais
digitais, como o aplicativo Cemig Atende e o site www.cemig.com.br, ou em uma agência ou posto de atendimento Cemig Fácil”, informa
Wellington Cancian, gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig.
Fornecimento de energia suspenso
Caso a conta não seja quitada até 15 dias após a
notificação, a unidade consumidora passa à condição de corte e pode ter o
fornecimento de energia suspenso a qualquer momento.
“O pagamento da conta de energia, mesmo que realizado após seu
vencimento, evita a suspensão do fornecimento. É importante ressaltar que o
agendamento bancário não caracteriza a efetividade do pagamento e, portanto,
não é comprovante”, explica Cancian.
Facilidades de negociação e pagamentos
Uma opção que pode evitar a situação de
inadimplência é a adesão ao débito automático em conta da fatura. O cliente
pode realizar o cadastro para débito em seu banco de preferência, utilizando o
código disponível na própria fatura. O procedimento é simples e precisa ser
realizado uma única vez. Clientes dos bancos Santander e Itaú podem realizar o
cadastro diretamente nos canais de atendimento Cemig.
Para ter o serviço de volta após quitar os débitos existentes, basta o
consumidor entrar em contato com a Cemig para informar a quitação da dívida e
solicitar a religação da energia. Caso queira negociar o débito, o cliente deve
se dirigir a uma agência ou posto de atendimento Cemig Fácil. Feita a
negociação da dívida à vista ou pagamento da entrada, em caso de parcelamento,
a energia pode ser religada.
A perda ou extravio da conta é uma causa recorrente para a não quitação das contas de energia. Para reduzir esse risco, a Cemig disponibiliza, ainda, o envio da conta por e-mail. A adesão é fácil e gratuita, basta que o cliente comunique à empresa essa opção.
ASCOM