Publicado em 28/02/2020 - geral - Da Redação
Somente
em Belo Horizonte, a companhia investiu aproximadamente meio milhão de reais
em manutenção e vistoria da rede elétrica
Minas Gerais teve, mais uma vez, um dos carnavais mais animados do Brasil e levou milhões de pessoas às ruas. E a Cemig, mesmo diante da grandeza do evento, registrou um dado animador: nenhum acidente com a população relacionado à rede elétrica ocorreu na área de concessão da companhia durante a festa.
A boa notícia é resultado de uma série ações em toda a sua área de concessão, que vai desde serviços de manutenção preventiva no sistema elétrico a uma campanha de mídia sobre segurança veiculada em TV, rádio, cinema e internet.
João José Magalhães Soares, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho
da Cemig, avalia que o resultado só foi possível porque a população abraçou a
ideia e adotou os procedimentos amplamente divulgados pela companhia e
compartilhado pela imprensa e redes sociais, inclusive na campanha
publicitária. “ A empresa fez a sua parte, com a manutenção preventiva e
divulgando as práticas seguras em relação à rede elétrica em diversos canais.
Mas é muito importante reconhecer a parceria dos foliões, organizadores de
blocos e trios elétricos, além das autoridades, que adotaram essas práticas e
fizeram deste carnaval uma festa com segurança e responsabilidade”, afirma João
José.
Manutenção preventiva
Entre os serviços realizados, a Cemig atuou na manutenção nas redes de distribuição, conferiu conexões e condição dos cabos de energia em diversos locais nas cidades que promoveram a principal festa popular do Brasil.
Os locais também receberam outras ações preventivas na rede elétrica para garantir a segurança dos foliões, como a poda de árvores, a substituição de equipamentos e correções nos circuitos, como substituição de postes e tensionamento dos cabos, inclusive das empresas de compartilhamento da infraestrutura, tais como fiações de tv a cabo, internet e telefonia.
Em
todo o estado, a Cemig investiu cerca de R$1 milhão em obras de manutenção
para evitar acidentes com a população. Somente em Belo Horizonte, cujo público
previsto neste ano é de cinco milhões de pessoas, a companhia investiu
aproximadamente R$ 750 mil em manutenção e vistoria da rede elétrica. Além
disso, desde o segundo semestre do ano passado, a Cemig realizou reuniões
com a Belotur e o Corpo de Bombeiros para garantir a segurança da população.
Na capital mineira, a empresa realizou mais de 530 inspeções em locais onde foram realizados os eventos carnavalescos e pré-carnavalescos. Também foram refeitas cerca de 30 inspeções após a mudança de percurso ou alteração nas dimensões dos trios elétricos.
Campanha de segurança
Para reforçar a informação e divulgar de forma mais ampla, a Cemig lançou uma campanha com o tema “Segurança com a rede elétrica no carnaval”, que está sendo veiculada, até o próximo domingo (1/3), na TV aberta (Região Metropolitana de Belo Horizonte), nas rádios e redes sociais em todo o estado.
Na campanha, um jingle interpretado pela cantora Alice Caymmi, juntamente com o Bloco Baianas Ozadas, chama a atenção para os cuidados com a rede e como se divertir com segurança. “A música é daquelas grudentas mesmo, que fica gravada na cabeça de quem ouve a primeira vez, exatamente para o dar o recado direto: com energia elétrica não se brinca! ”, afirma Elieser Francisco Correia, gerente de Comunicação e Marketing da Cemig.
Ainda, segundo ele, a escolha de
um dos blocos mais conhecidos do carnaval de BH, o Baianas Ozadas, para
interpretar o jingle junto da cantora “ foi a forma encontrada de representar a
cultura de segurança com a eletricidade, que é um assunto muito sério, em
sintonia com o carnaval, que é a maior festa popular do Brasil”, completa.
Ascom