Jovens de Fortaleza de Minas se preparam para o mercado de trabalho

Publicado em 04/03/2016 - geral - Da Redação

Jovens de Fortaleza de Minas se preparam para o mercado de trabalho

Realizado pelo CMDCA em parceria com a Votorantim Metais, projeto oferece cursos variados para adolescentes do município

Jovens de 14 a 17 anos de Fortaleza de Minas estão tendo a oportunidade de investir em sua qualificação profissional por meio do projeto “Novos Horizontes para Crianças e Adolescentes”, inaugurado este ano. Realizada pelo o Conselho da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Fortaleza de Minas, em parceria com a Votorantim Metais e a ONG Obras Sociais São Domingos Sávio, a iniciativa oferece cursos gratuitos para 60 jovens com o objetivo de qualificação para o mercado de trabalho.

Estão sendo promovidas capacitações em programas de computador, instalações elétricas, solda elétrica, eletricidade de automóveis, rotinas administrativas e confeitaria. As aulas são ministradas por professores da ONG Obras Sociais São Domingos Sávio, na sede dessa instituição, em Itaú de Minas, às sextas-feiras (de 13h às 16h) e aos sábados (das 7h30 às 11h30). Foram formadas duas turmas de 30 jovens cada: a primeira iniciou no dia 3 fevereiro e a segunda está prevista para o começo de agosto. O transporte é gratuito para os alunos.

Ao final de cada curso, os alunos recebem um certificado e são cadastrados em um banco de empregos que atende os municípios de Fortaleza de Minas e Itaú de Minas. De acordo com José Balduíno da Silva Júnior, presidente do CMDCA, o projeto foi pensado para ser uma alternativa de capacitação e inserção no mercado de trabalho para jovens da região, que ficavam ociosos depois de terminar o Ensino Médio. “Escolhemos os cursos de acordo com a carência de profissionais em Fortaleza de Minas. O apoio da Votorantim Metais foi fundamental para a viabilidade dessa iniciativa. Temos um ótimo convívio com a empresa, que nos auxilia também com suas orientações e consultorias”, ressalta. O projeto irá manter, ainda, duas atividades remanescentes de uma antiga iniciativa realizada em Fortaleza de Minas: karatê e futsal. Estão previstas, ainda, para este ano aulas de violão.

Os beneficiários do projeto têm aulas com outros jovens da região, permitindo a troca de experiências e realidades entre eles. “Quando conversei com o CMDCA, percebi que a finalidade do projeto de Fortaleza de Minas e da nossa instituição era a mesma. Trabalhamos o empoderamento e a promoção de autonomia na busca de trabalho, enfatizando principalmente o empreendedorismo nos nossos alunos”, explica Vanilda Barbosa, assistente social da ONG Obras Sociais São Domingos Sávio.

A entidade trabalha com diversos projetos voltados para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos, em formação socioeducativa, cultural e profissional. Entre os programas, destaca-se o CHAME (Centro de Habilitação de Menores), que abriga o projeto Novos Horizontes para Crianças e Adolescentes. “Além da capacitação profissional, trabalhamos com a formação humana. Os cursos desenvolvem também a convivência, a diversidade, o trabalho em equipe, entre outros”, completa Vanilda.

De acordo com Fernando Braghini, gerente da Unidade Fortaleza de Minas da Votorantim Metais, a empresa tem o compromisso de investir em iniciativas que promovam a capacitação de jovens e fomentam a cadeia produtiva local. “Nos orgulhamos em fazer parte de um projeto que dá a oportunidade a adolescentes da região de entrar no mercado de trabalho. Reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento de Fortaleza de Minas”, ressalta.

 Fonte: Ideia Comunicação