Laboratório do Hospital João XXIII mantém certificado de qualidade pelo segundo ano

Publicado em 02/12/2016 - geral - Da Redação

Laboratório do Hospital João XXIII mantém certificado de qualidade pelo segundo ano

Unidade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) tem reconhecimento pela qualidade da equipe e processos

O Laboratório de Patologia Clínica do Hospital João XXIII alcançou, pelo segundo ano, a manutenção da norma ISO 9001/2008. Com isso, houve renovação do certificado de qualidade conquistado em dezembro de 2014. A cada ano, são percebidos a melhora e o amadurecimento do sistema de gestão, além do comprometimento dos servidores e da busca contínua em melhorar os processos.

A farmacêutica Lívia de Vasconcelos, uma das profissionais da empresa DNV-GL, que realizou a auditoria, destacou o envolvimento dos servidores com o sistema de gestão, a experiência e o comprometimento em fazer um bom trabalho todos os dias. Em seguida, o diretor do HJXXIII, Paulo Tarcísio da Silva, parabenizou a equipe do Laboratório pela manutenção do certificado e destacou o respeito e a dedicação dos servidores com os usuários do SUS. “Um hospital certificado faz toda a diferença”, disse.

A conquista da certificação, de acordo com a coordenadora do Laboratório, Maria Auxiliadora Vianna, é fruto da colaboração de todos os servidores. “Nós formamos uma equipe que trabalha a favor da melhoria da assistência ao paciente, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas por uma instituição pública”, ressaltou, lembrando que, em 2017, outros desafios irão surgir.

Para a gerente de Apoio ao Diagnóstico e Terapêutico, Magda Keltke, a manutenção da certificação ISO 9001 pelo segundo ano consecutivo se deve a um esforço conjunto entre a equipe multiprofissional do Laboratório, Gerência de Apoio ao Diagnóstico e Terapêutico, Diretoria e Administração Central. “A partir desse avanço, estaremos buscando novas oportunidades de certificações dentro da instituição”, enfatizou.

Segundo Magda, o laboratório é precursor da certificação ISO 9001/2008 na Fundação, o que evidencia a qualidade da equipe e dos processos desenvolvidos. “Sendo qualidade e segurança do paciente premissas da atual gestão, a certificação é exemplo para todas as unidades assistenciais e reforça a busca pela excelência no trabalho prestado pela Fhemig”, finalizou.

FONTE: SEGOV