Luiz Gonzaga “Mineiro”: Informação local e comunitária é transformadora

Publicado em 17/04/2020 - geral - Da Redação

Luiz Gonzaga “Mineiro”: Informação local e comunitária é transformadora

Natural de Nova Resende, o jornalista Luiz Gonzaga “Mineiro” tem uma carreira de sucesso em grandes meios de comunicação no Brasil. Foi diretor geral de jornalismo do SBT e TV Record, trabalhou na consultoria política de políticos de influência nacional. Trabalhou em televisão durante 38 anos. No momento, passa com a família em Nova Resende este período de isolamento social devido à pandemia do COVID-19.

Mineiro afirmou que a humanidade está vivendo um momento novo e completamente diferente, que está mudando o comportamento das pessoas. Por mais que seja um momento sem perspectivas e de segurança, entende ser necessário confiar cegamente na ciência e na capacidade de descobrir soluções. Por fim, confia que após passado este momento, todos melhorem como pessoas.

O jornalista manifestou que o povo está muito acostumado a seguir todas as orientações que são estabelecidas pela economia e política. Mas chegou o momento no qual o eixo de comando mudou, passando a ser determinado pela ciência. Com isso, ocorre um impacto coletivo de reação, havendo conflito de comando e posições. Porém, ressalta a necessidade de obedecer as determinações da área da saúde, seguindo o isolamento de forma coerente, inteligente e dentro das possibilidades. O interior também deve se organizar para utilizar os meios de ajuda disponibilizados pelo governo federal.

Mineiro também criticou o uso das redes sociais, que para ele estão prestando desserviço. É preciso organizar e agir com responsabilidade. Afirmou que as próprias grandes redes de televisão praticam um certo exagero de cobertura e ao mesmo tempo uma retenção de informação. Assim, defende o equilíbrio neste tipo de trabalho.


IMPRENSA DO INTERIOR

Com sua vasta experiência e profissionalismo, Mineiro relatou que a informação local e comunitária é “transformadora”. Até porque é preciso mudar primeiro o micro universo. Neste contexto, hoje as pessoas sabem o que acontece em todas as partes do mundo, mas não sabem o que acontece na própria aldeia. Observa ainda que o jornalismo deve ser informativo e essencialmente prestador de serviço. Ou seja, as informações devem ser práticas e objetivas.

Mineiro foi além: “A grande mídia não considera o universo no qual vivemos. Considera apenas o universo de vendas. Vende produtos, conceitos e distribui informação segundo as conveniências dos grandes grupos”. Para o jornalismo, é preciso “interfacear globalmente e atuar tribalmente”. Neste sentido, elogiou a atuação do jornal A Folha Regional há 30 anos em todo Sul e Sudoeste de Minas.