Mudanças previstas na reforma administrativa do Estado começam a entrar em prática

Publicado em 30/08/2016 e atualizado em 30/08/2016 - geral - Da Redação

Mudanças previstas na reforma administrativa do Estado começam a entrar em prática

O Governo de Minas Gerais inicia nesta semana a implantação da Reforma Administrativa, Lei nº 22.257/2016, aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). As alterações foram publicadas na edição de sábado (27) do Diário Oficial do Estado.

Com o objetivo de potencializar o funcionamento da máquina pública, as mudanças incluem a substituição da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) pelas pastas de Segurança Pública e Administração Prisional. 

Além disso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Pública e Gestão Metropolitana (Sedru) passa agora a se chamar Secretaria de Estado de Cidades e Integração Regional. Já a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior teve o nome e funções alterados para Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. As pastas, no entanto, mantem os secretários no cargo.  

Foi extinta, também, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e criada a Secretaria de Estado Extraordinária De Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, que será liderada pelo secretário Luiz Fábio Cherem.

Com as mudanças, o Estado diminui os custos da administração pública. Apesar de a redução imediata não ser significativa do ponto de vista financeiro, ela traz um grande potencial de redução a médio e longo prazo. No entanto, o número de cargos a serem extintos com a reestruturação ainda está sendo apurado. 

FONTE: Hoje em Dia