MUZAMBINHENSE AUSENTE: Edinho Moraes é destaque profissional em propaganda e marketing

Publicado em 09/02/2020 - geral - Da Redação

MUZAMBINHENSE AUSENTE: Edinho Moraes é destaque profissional em propaganda e marketing

O muzambinhense Helder de Melo Moraes fez carreira profissional nas áreas de administração e Marketing. Hoje, reside em Campinas/SP, trabalhando naquela região do estado de São Paulo. Porém, não esquece e continua valorizando suas raízes em Muzambinho. Conheça um pouco mais do ilustre profissional e sua visão sobre a área de comunicação.

ORIGEM FAMILIAR

Edinho Moraes, como é carinhosamente conhecido, é filho de Tenente Moraes, que residiu em Muzambinho e depois foi transferido para Passos/MG, onde participou da fundação do Batalhão da Polícia Militar. Na sequência, já aposentado, retornou a Muzambinho como delegado. Hoje, desfruta do seio familiar, com saúde, aos 94 anos de idade. Sua mãe é Níbia de Melo Moraes, filha de João Toquevile, antigo farmacêutico do Distrito de Juréia (Monte Belo). É irmão de Zito Moraes, que atualmente trabalha em Nova Resende. O muzambinhense residiu na cidade até a juventude, quando buscou novos horizontes através dos estudos e atualmente reside em Campinas/SP.


DOCES LEMBRANÇAS

Questionado a respeito, Edinho Moraes confessa o sentimento de felicidade pela oportunidade que teve, principalmente pelas amizades sinceras que conquistou em Muzambinho. Os reencontros acontecem de forma natural, como se tivesse passado apenas um dia da última conversa. Também destacou o relevo da cidade e a “poesia mineira” que Muzambinho tem na sua origem.

Sobre os grandes marcos da sua juventude na terra natal, Edinho citou o futebol como “um grande acontecimento” na sua vida por conta da união entre esporte e relacionamento humano. Lembrou os treinamentos na time de futebol de José Sales, além dos Jogos Azul e Vermelho. Mas destacou ainda a convivência no Colégio Estadual e o Festival da Música Inédita, devido à sua importância cultural e divulgação do nome de Muzambinho. Como um dos realizadores do festival, tem a participação em seu coração e currículo. Por fim, confessou a emoção ao lembrar do Rio Chico Pedro, numa época em que a juventude da cidade frequentava o local.


FORMAÇÃO ACADÊMICA

Edinho é formado nos cursos superiores de Publicidade e Propaganda, além de Relações Públicas. Depois, fez pós-graduação em Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo/SP, uma das mais renomadas do país. Na sequência, passou a cursar o Mestrado pela Casper Líbero, faculdade de comunicação muito conhecida. Nesta ocasião, cursou parte do Mestrado pela Universidade da Flórida (E.U.A.). Por fim, fez diversos outros cursos extras de importância técnica.

Na sua vida profissional, o muzambinhense trabalhou muito tempo na área comercial de uma empresa multinacional de embalagens, bem como em agência de propaganda. Em Muzambinho, trabalhou durante um período na antiga Rádio Rural, apresentando um programa chamado “Edinho Show” e outro chamado “Você faz o sucesso”. 

Atualmente, Edinho é professor universitário na graduação e pós-graduação em Campinas/SP e região através do Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG) e Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). 


CELEIRO DE TALENTOS

Muzambinho se destaca pelos muitos talentos na área da comunicação de uma forma geral. Basta lembrar nomes como o de Edinho Moraes, Milton Neves, Marcos Vinícius Salomão, Wellington de Oliveira, Alexandre Lemos, os irmãos Lelo e Ike Carvalho, entre muitos outros. Para Edinho Moraes, este fato se deve aos excelentes professores da cidade em época passada nos ensinos básico e médio. Na época, o ensino de Muzambinho era um expoente no Sul de Minas, desde o período do antigo Colégio Lyceu. Depois, merecem destaque também as professoras Ana Zerbini, Regina Benassi, além de José Sales de Magalhães, e outros que na área de língua portuguesa faziam muito a diferença junto aos alunos, exigindo leitura e interpretação de texto. Ao mesmo tempo, também destacou como fatores importantes a projeção dos muzambinhenses Milton Neves e Wellington de Oliveira.


LIBERDADE DE IMPRENSA

Edinho Moraes destacou a liberdade de imprensa como a única maneira de conhecimento da opinião do povo, sendo esta condição de extrema importância. Porém, questiona o uso indevido da liberdade de imprensa. Ou seja, com o objetivo de ofender de forma individual as outras pessoas. Valoriza sim o uso de instrumentos na investigação da criminalidade, buscando a concretização da justiça.


REDE SOCIAIS E FAKE NEWS

O profissional comentou que a Internet é uma grande coisa para a humanidade. Mas usada de forma errada é como “o uso do avião jogando bombas nas cidades”. Ou seja, a Internet mau usada e as Fake News enganam o povo, prejudicam as famílias e acabam com as relações sociais.

Quanto ao uso das redes sociais nas campanhas eleitorais para prefeitos e vereadores, o muzambinhense acredita que a prática pode favorecer o eleitor e o político. É um instrumento gratuito, que servirá de divulgação dos planos eleitorais para conhecimento do eleitoral.

Edinho revelou que nos Estados Unidos a previsão é que a Internet nas campanhas eleitorais ultrapasse a televisão. Ou seja, haverá mais eleitores influenciados ou conectados pela política via Internet em comparação com a televisão. 

A propaganda de produtos e empresas também cresce na Internet. Em 2018, por exemplo, o investimento brasileiro em publicidade e propaganda foi de R$ 16 bilhões em todos os meios, segundo o Conselho Executivo de Normal Padrão. Deste total, 61% em televisão, 14% em Internet, 7,6% em mídia externa e 5% em rádio.


A FOLHA REGIONAL

“É um trabalho incontestável e irreparável. A Folha Regional presta um serviço para a cidade e região como jamais foi visto em termos de comunicação. Quero dizer muito obrigado pelo trabalho de vocês em prol da população, principalmente pelo papel social informativo”, disse o conceituado muzambinhense Edinho Moraes.