OPINIÃO - Vamos cuidar do meio ambiente

Publicado em 11/06/2016 - geral - Da Redação

OPINIÃO - Vamos cuidar do meio ambiente

Neste ano de 2016, Angola foi escolhida pela Organização das Nações Unidas o país sede das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. Tal destaque foi consequência do sucesso na implantação do combate ao comércio ilegal de animais silvestres e das ações eficazes para a conservação dos elefantes.
O Brasil também sofre problemas que envolvem além da fauna, a flora, o solo, as águas e o ar, e constituem demandas importantes na luta em favor do meio ambiente. Na paisagem urbana brasileira, por exemplo, já não são tão numerosos o Flamboyant, originário da Ilha de Madagascar, e o Tamarindo, da Savana, entre outros.
Uma das questões mais complexas é a elevação da temperatura da Terra. As gerações futuras poderão nem ouvir falar das bem definidas quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Muitas vezes, vivenbciamos a mistura das quatro estações num só dia!
Infelizmente, a mão do homem está presente em tudo que traz prejuízos à natureza. De acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão da ONU, apenas 10 das alterações climáticas no mundo têm causas naturais, ou seja, 90% são decorrentes da ação do homem, com graves consequências para a humanidade.
Os problemas são de ordem social e política, exigindo a contribuição de cada um. No âmbito legislativo, criei a Lei 4393/04, que obriga as construtoras a instalarem em prédios residenciais, e grandes centros comerciais, caixas d´água para captação das águas de chuva para uso em descargas, lavagem de automóveis e calçadas, rega de plantas etc, ajudando a preservar este bem tão precioso; e a Lei 6635/13, que regulamenta o descarte do lixo hospitalar, definindo forma de coleta, transferências e os processos de desinfecção e tratamento desses resíduos, minimizando a degradação ambiental e dando maior segurança às pessoas que lidam com esse tipo de material.
Além disso, fui o relator da comissão que criou o Código Ambiental do Estado do Rio de Janeiro, atualizando e consolidando, em 238 artigos, toda a legislação vigente sobre o tema, informando acerca da estrutura normativa ambiental do nosso estado.
É necessário que o Poder Público aja rapidamente, de forma sustentável, e com o apoio de todos os cidadãos, potencializando diferentes ações, desde as escolas, de modo a influenciar reflexões acerca do papel fundamental da natureza sobre nossas vidas.
Na Bíblia, os justos são comparados às palmeiras que florescem no deserto (Salmos 96:12) e a uma árvore planta junto a ribeiros de águas e que dá frutos na estação própria (Salmo 1:3). Jesus exaltou a beleza dos lírios dos campos em Mateus 6:28, e valorizou entre outras a videira e a oliveira.
Não nos esqueçamos que, nos primórdios da civilização, o Criador ordenou que nossos pais lavrassem e guardassem o jardim do Éden (Gênesis 2:15). Obedeçamos e cuidemos do lugar onde vivemos.

Por: Samuel Malafaia, pastor, engenheiro e Deputado Estadual do Rio de Janeiro